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O Projeto

O presente projeto foi selecionado entre um conjunto de propostas no âmbito da Ação Educativa: Estudo de caso sobre A União Europeia – Cultura e Cidadania, de acordo com carta-convite dirigida ao Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD). Tem por objetivo aferir os conhecimentos de jovens do Ensino Secundário da via científico humanística e da via profissional sobre diversas dimensões da cidadania europeia – o processo de construção da União Europeia, a sua arquitetura institucional, as suas competências e os respetivos processos de decisão, bem como o exercício da Cidadania Europeia. Pretende também promover momentos formativos com conteúdos e atividades educativas que permitam aos jovens aprofundar tais conhecimentos e adquirir novos sentidos de cidadania europeia.

O projeto, que será desenvolvido entre Janeiro e Junho de 2013, é consubstanciado num conjunto de tarefas – mais específicas ou mais transversais - que atravessam três fases: 1) Estudo de diagnóstico; 2) Ação formativa; 3) Avaliação de impacto.

Está previsto o contacto com, pelo menos, 800 alunos/as do Ensino Secundário regular e/ou profissional, pelo que foi considerado o desenvolvimento do projeto, sempre que possível, junto de escolas do Ensino Secundário, sediadas nas capitais de distrito de Portugal Continental e nas capitais regionais dos Açores e da Madeira que, preferentemente, tenham turmas dos dois tipos de ensino.

Destinando-se particularmente a pessoas jovens do 10º ano, o projeto pretende também envolver a restante comunidade educativa. Assim, a Ação Formativa assumirá um caráter celebratório – A cidadania europeia na escola – e decorrerá no período de um ou dois dias letivos. Envolvendo atividades de construção colaborativa de conhecimento em sala de aula, atividades interativas recorrendo à pesquisa orientada e à utilização de jogos educacionais online sobre a União Europeia, a ação resultará na realização dum trabalho em grupo sobre os temas em estudo. A formação dos/as alunos/as culminará com um momento de exercício de voto sobre o melhor trabalho realizado, o qual será em seguida apresentado à comunidade e partilhado com professores, alunos/as, encarregados de educação, membros das autarquias locais, do Conselho Geral de Agrupamento, do Conselho Municipal de Educação e outros membros da comunidade educativa, convidados a vir à escola para esse fim.

A aplicação de um questionário diagnóstico, anterior ao trabalho de formação, e uma segunda aplicação do mesmo questionário pós-formação, permitirão, respetivamente, a avaliação a priori dos conhecimentos jovens e a avaliação do impacto da formação.

Todos os dados recolhidos serão objeto de análise estatística e será feita a disseminação de resultados do estudo por vários meios, sendo garantido o animato, a confidencialidade e a proteção dos mesmos, ao abrigo da  Lei nº 67/98.
 
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