Apresentação

Formação inicial de profissionais de ajuda e identidades dos formadores: um estudo sobre o ensino e a enfermagem

O Projecto ‘Formação Inicial de Profissionais de Ajuda e Identidade dos Formadores: um estudo sobre o ensino e a enfermagem’ (PTDC/CPE-CED/113015/2009) é um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, sob a responsabilidade do Centro de Investigação e Intervenção Educativas, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. O FIPAIF conta com a parceria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O projecto teve início em Março de 2011 e terá a duração de 24 meses.

As profissões de ajuda são parte importante do mundo em geral e do mundo das profissões, detendo traços específicos – atraem pessoas particulares e colocam desafios especiais aos profissionais e aos seus formadores. O ensino e a enfermagem, enquanto profissões de ajuda, partilham então características concretas: a relação entre o conhecimento profissional e o desenvolvimento humano, e o carácter complexo da actividade profissional. A importância social assumida por estas duas áreas de conhecimento fez com que estas profissões tenham sido colocadas num movimento de profissionalização, com a integração da formação destes profissionais no Ensino Superior.

O Projecto FIPAIF visa identificar conceitos, dispositivos, procedimentos e práticas que poderão contribuir para a melhoria da formação inicial de professores/as e enfermeiros/as e a construção das suas identidades profissionais com vista a desenvolver e mudar positivamente os seus futuros contextos de trabalho.


OBJECTIVO GERAL

  • Identificar factores da formação inicial de professores e enfermeiros enquanto profissionais de ajuda, que contribuam para uma maior profissionalização da formação


OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  • produzir conhecimentos sobre as identidades dos formadores enquanto identidades situadas
  • construir conhecimento sobre o ensino e a enfermagem como profissões de ajuda
  • fazer propostas de modalidades de formação e de formas de organização da formação que potencializem o carácter profissional dos profissionais e da profissão


ABORDAGEM METODOLÓGICA

Este projecto é um estudo multi-casos que recorrerá a diversos métodos e técnicas de recolha e análise de dados: análise de documentos, entrevistas, grupos focais e questionários.
 
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