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Selene Vicente +351 226 079 757 svicente@fpce.up.pt

Interesses de investigação

Desenvolvimento, avaliação e perturbações da linguagem

Organização lexical e reconhecimento de palavras Avaliação e reabilitação neuropsicológica

Selene Vicente é Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, FPCEUP. Integra a equipa do Laboratório de Fala, e é membro do Grupo de Investigação em Linguagem do Centro de Psicologia e do Centro de Ciências Cognitivas da Universidade do Porto. Entusiasta da pesquisa experimental em vários tópicos da Psicologia da Linguagem, os interesses têm-se orientado preferencialmente para a exploração desenvolvimental da intrincada relação entre organização lexical e processamento de palavras. Mais recentemente, seduzida pela Neuropsicologia, iniciou projetos de investigação no âmbito da Avaliação Neuropsicológica e da Neuropsicologia Cognitiva. É atualmente responsável pela supervisão científica da valência de Neuropsicologia do Serviço de Consultas da FPCEUP.

 

Formação Académica

Doutoramento em Psicologia, 2003, Universidade do Porto (Processamento de palavras faladas)

Mestrado em Psicologia, 1994, Universidade do Porto

Pós-Graduação em Psicoterapia, 1987, Universidade do Porto

Licenciatura em Psicologia, 1986, Universidade do Porto

 

Situação Profissional

Professor Auxiliar com nomeação definitiva, Universidade do Porto, desde 2004 (Assistente, 1994-2003)

 

Cursos lecionados

Práticas Laboratoriais em Psicologia da Linguagem

Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem Oral e Comunicação

Avaliação Neuropsicológica


Publicações representativas

Cameirão, M., & Vicente, S. (in press). Age-of-Acquisition norms for a set of 1749 Portuguese words. Behavior Research Methods.

 

Vicente, S. G., Ramos, A. O., Teixeira, P. P., Silva, S. T., Moita, S. P., Leão, T. D., & Castro, S. L. (2008). O gato e o tigre: História infantil adaptada ao sistema pictográfico de comunicação SPC. [The cat and the tiger: A story adapted to the Picture Communication Symbols System PCS]. In F. Viana, E. Coquet & M. Martins (Coord.), Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: investigação e prática docente - Vol VI (pp.219-226) (cd.rom) .Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho.

   

Sucena, A., Castro, S. L., Vicente, S. G., & Sousa, I. (2008). Programa de treino de consciência fonológica em idade pré-escolar [Phonological training program for prescholers]. In F. Viana, E. Coquet & M. Martins (Coord.), Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: investigação e prática docente - Vol VI (pp. 76-80). (cd rom). Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho.

   

Vicente, S. G., Gonzaga, L. O., & Lima, C. F. (2006). Efeitos da frequência, densidade de vizinhança e frequência de vizinhança no reconhecimento de palavras faladas em Português Europeu [Frequency, neighborhood density and neighborhood frequency effects in spoken word recognition in European Portuguese]. In N. R. Santos, M. L. Lima, M. M. Melo, A. A. Candeias, M. L. Grácio, & A. A. Calado (Orgs.), Proceedings of the VI National Symposium of Investigation in Psychology [CD, ISBN 978-972-98136-9-6]. Évora: Universidade de Évora.

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Vicente, S. G., Castro, S. L., Santos, A., Barbosa, A., Borges, A., & Gomes, I. (2006). Prova de avaliação da articulação de sons em contexto de frase para o Português Europeu [Articulatory Test for the European Portuguese: Sounds in Sentences]. In N. R. Santos, M. L. Lima, M. M. Melo, A. A. Candeias, M. L. Grácio, & A. A. Calado (Orgs.), Proceedings of the VI National Symposium of Investigation in Psychology [CD, ISBN 978-972-98136-9-6]. Évora: Universidade de Évora.

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Vicente, S., Castro, S. L., & Walley, A. C. (2003). A developmental analysis of similarity neighborhoods in European Portuguese. Journal of Portuguese Linguistics, 2, 115-133.

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Vicente, S., Castro, S. L., & Morais, J. (1999). The effect of the uniqueness point in the shadowing of words spoken in European Portuguese. In M. G. Pinto, J. Veloso & B. Maia (Eds.), Proceedings of the 5th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics (pp. 233-237). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

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Castro, S. L., Vicente, S., Morais, J., Kolinsky, R., & Cluytens, M. (1994). Segmental representation of Portuguese in 5- and 6-year olds: Evidence from dichotic listening. In I. Faria & M. J. Freitas (Eds.). Studies on the acquisition of Portuguese (pp. 1-16). Lisboa: Colibri.

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Abstracts [selecção]

Filipe, M. G., & Vicente, S. G. (2010). Avaliação da competência prosódica de segmentação em crianças e adultos [Abstract]. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 303.

   

Martins, S. G. & Vicente, S. G. (2010). Desenvolvimento da competência prosódica foco [Abstract]. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 110.

   

Meireles, L. & Vicente, S. (2009). Age-of-acquisition and neighborhood density effects on written word recognition in Portuguese [Abstract]. XVI ESCOP 2009 Conference, 100

   

Vicente, S. G., Castro, S. L., & Walley, A. (2008). Neighborhood density and the special role of age-of-acquisition in spoken word recognition in Portuguese [Abstract]. International Journal of Psychology, 43, p.701.

   

Cameirão, M., & Vicente, S. G. (2008). AOA norms for a large set of Portuguese nouns and their relation with other psycholinguistic variables [Abstract]. International Journal of Psychology, 43, p.445.

   

Vicente, S. G., & Castro, S. L. (2007). Neighborhood density effects on spoken word recognition by European Portuguese seven grade students [Abstract]. In J. Grainger, F. Xavier-Alario, B. Burle, & N. Janssen (Eds.), Proceedings of the 15th Meeting of the European Society for Cognitive Psychology (p. 77). Marseille: Université de Provence.

   

Vicente, S. G., Mesquita, E. M., Gonçalves, J. L., Costa, A. S., & Castro, S. L. (2006). Frigorífico, figorífico, firalico ou fiufiu? [Articulatory errors in children]. [Abstract]. Proceedings of the XXV International Congress of the Associación Española de Logopedia Foniatria y Audiología, AELFA (p. 799). Granada: Universidade de Granada.

   

Vicente, S. (2004a). Age-of-Acquisition effects in spoken word recognition by adolescents and adults [Abstract]. Proceedings of the IX Conference of the European Association for Research on Adolescence, EARA, 101.

   

Vicente, S. (2004b). Estimativas de Idade-de-Aquisição por adolescentes e jovens adultos [Age-of-Acquisition estimates by adolescents and adults]. [Abstract]. Actas do II Congresso Hispano-Português de Psicologia, 207.

   

Vicente, S., Castro, S. L., & Walley, A. C. (2003). Age-of-Acquisition and neighborhood density effects on spoken word recognition by European Portuguese children and adults [Abstract]. Proceedings of the XIII ESCOP Conference, 516.