cabeçalho FPCEUP CIIE english version FPCEUP english version FPCEUP CIIE english version FPCEUP english version FPCEUP CIIE english version FPCEUP english version FPCEUPCIIE english version
menu português página inicial Notícias equipa contactos publicações assédio sexual e observadores o projeto atividades o seminário objectivos temas submissão de propostas inscrição o projecto contactos  

ATIVIDADES

Encontro Internacional do Projeto Bystanders - 4 e 5 de Julho, FPCEUP

O Encontro Internacional do Projeto Bystanders decorreu nos passados dias 4 e 5 de julho de 2017, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Todas as equipas dos quatro países estiverem presentes: Maria José Magalhães, Ana Guerreiro, Cátia Pontedeira, Raquel Felgueiras, Vera Silva, Liz Kelly, Nicola Sharp-Jeffs, Fiona Vera Grey, Marceline Naudi, Aleksander Dimitrijevic, Barbara Stelnaszek, Maja Ladi?, Anita Jerina, Tjaša Hrovat.


Da esquerda para a direita; linha de trás: Maja Ladi?, Anita Jerina, Aleksander Dimitrijevic, Tjaša Hrovat, Liz Kelly, Fiona Vera Grey, Nicola Sharp-Jeffs. Linha da frente: Raquel Felgueiras, Barbara Stelnaszek, Cátia Pontedeira, Ana Guerreiro, Marceline Naudi, Maria José Magalhães.

A investigadora Sue Jackson da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia, esteve também presente numa parte deste Encontro.

No primeiro dia, foram discutidos os artigos elaborados sobre as realidades sociais e legais relativas ao Assédio Sexual em cada país e foram analisados os principais resultados dos grupos de discussão focalizada realizados com jovens. Decorrente desta análise, procedeu-se à elaboração do programa piloto de intervenção. Foi interessante compreender como os/as estudantes dos diversos países partilham conceções e ideias sobre o assédio sexual, havendo também algumas ideias específicas de cada país. A partir da revisão da literatura ficou claro para a toda a equipa internacional que não têm sido desenvolvidos programas de intervenção com bystanders de assédio sexual, pelo que este projeto é pioneiro, inovador e criativo.

No segundo dia, a equipa discutiu os principais resultados obtidos das entrevistas com docentes e funcionários/as das escolas, reunindo ideias para a implementação de políticas educativas locais.


Equipa Internacional a trabalhar.

O Encontro Internacional foi bastante produtivo com muito bom ambiente de trabalho em equipa e partilha de ideias. A equipa ficou muito satisfeita com os resultados do Encontro já que se conseguiu chegar ao design dos programas de intervenção.   

Com o fabuloso resultado conseguido, a equipa teve também tempo de convívio, com um jantar na praia de Matosinhos.


Da esquerda para a direita: Fiona Vera Grey, Nicola Sharp-Jeffs, Liz Kelly, Marceline Naudi, Maria José Magalhães and Aleksander Dimitrijevic.

 

A equipa do projeto nacional reuniu pela primeira vez nos dias 8 e 9 de dezembro com toda a equipa internacional, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

 

FPCEUP english version