cabeçalho FPCEUPCIIE english version
menu português projeto amor, medo e poder outras apresentaçoes femicide across europe projeto ceinav publicações Bystanders o seminário objectivos temas submissão de propostas inscrição o projecto contactos  

VIOLÊNCIA DE GÉNERO E EDUCAÇÃO

A violência de género, incluindo a violência doméstica, nas relações de intimidade, o assédio, a violação, violência entre casais do mesmo sexo, a perseguição e o abuso sexual, tem vindo a ocupar um lugar central na agenda política internacional e nacional, impulsionando a promoção de políticas públicas.

Na sequência do ativismo e da pesquisa dos movimentos feministas e de mulheres, hoje, existe a clareza acerca da responsabilidade do Estado na proteção, segurança e ressarcimento das vítimas, assim como na responsabilização dos perpetradores.

Neste campo, a educação desempenha um papel crucial na prevenção, englobando aqui, a prevenção primária, secundária e terciária.

Este site pretende dar conta da investigação e intervenção que, no âmbito da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Unviersidade do Porto (FPCEUP) e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), se vai fazendo, incluindo os projetos nacionais e internacionais: Projects CEINAV — “Cultural Encounters in Interventions Against Violence”, financiado pela HERA; a COST “Femicide Across Europe”; e o Project “Love, Fear and Power: Pathways to a non-violent life”, financiado pela FCT-CIG.

 

II European Conference on Domestic Violence

O II European Conference on Domestic Violence decorre na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto entre 6 e 9 de setembro de 2017.

Depois do sucesso da I Conferência Europeia de Violência Doméstica, esta segunda edição resulta de uma colaboração entre a FPCEUP, a UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, e a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Call for Abstracts até 15 de dezembro de 2016.

[ mais informações ]

Clique AQUI para se registar no evento.

 

FPCEUP english version