O prazo da inscrição final foi prolongado até 24 de junho.

A Observação de aulas por pares multidisciplinares foi experimentada por 62 professores dos Agrupamentos das escolas associadas ao OBVIE, no presente ano letivo. Venha conhecer os resultados e os relatos da experiência no II Seminário dos Observatórios de Educação e Formação, que decorre em 27 de junho de 2015, na FPCEUP.

A autoavaliação de escolas foi o objeto de uma investigação formação realizada em 7 Agrupamentos das escolas associadas ao OBVIE, no presente ano letivo. Venha conhecer os resultados e os relatos da experiência no II Seminário dos Observatórios de Educação e Formação, que decorre em 27 de junho de 2015, na FPCEUP.


APRESENTAÇÃO

O II Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação – «Observatórios entre a Escola e a Sociedade», é um evento organizado pela equipa do Observatório da Vida nas Escolas da FPCEUP/CIIE que pretende seguir a mesma lógica de reflexão, partilha e problematização do trabalho dos Observatórios que se procurou na primeira edição de 2014. Nesta segunda edição, pretende-se, em particular, dar a conhecer a atividade de observatórios que abordam diretamente a realidade educativa ou que têm sobre ela um olhar externo, mas significativo. Partilhar e debater a forma como os observatórios interagem com outras instituições socioeducativas e partilhar estratégias de comunicação e disseminação utilizadas pelos Observatórios, são os outros dois objetivos deste evento.

Quando se reflete sobre os modos como a Sociedade interpela a Escola, seja qual for o nível de escolaridade que se tenha em mente, constata-se a relação estreita que a formação, a avaliação e o abandono escolar estabelecem entre si no enunciado e na explicitação desse interpelar. Em última instância, quando a sociedade interpela as instituições educativas (desde o jardim de infância à universidade) é para querer saber quem é que esta deixa para trás ou como inclui todos, o que remete a interpelação para a avaliação das escolas e para a formação dos profissionais que nelas dão corpo à ação educativa. Os Observatórios de Educação e Formação estudam as refrações emergentes desse prisma, isto é, os fenómenos sociais que se constroem a partir de um qualquer ponto definido por aqueles três eixos.

Foi esta ideia de prisma que refrata os sentidos que as ações educativas sofrem que inspirou a abordagem temática deste II Seminário dos Observatórios de Educação e Formação.

A um nível estratégico, este II Seminário possibilita ainda o reforço das parcerias que o OBVIE tem vindo a estabelecer com escolas do ensino básico e secundário da região norte, pois nele culminam muitos dos trabalhos de investigação, intervenção e formação que o OBVIE tem dinamizado durante o presente ano com professores, nas áreas temáticas deste II Seminário. Adicionalmente, afigura-se como um espaço de alavancagem de parcerias a observatórios nacionais e internacionais, permitindo o encontro de pontos de interesse comuns que possam impulsionar projetos e outras iniciativas conjuntas.


OBJETIVOS

São objetivos deste II Seminário:
- Contribuir para visibilizar a atividade de Observatórios que abordam diretamente a realidade educativa ou que têm sobre ela um olhar externo, mas significativo.
- Ampliar o debate sobre o papel dos observatórios na promoção de práticas de melhoria e de investigação educacional.
- Partilhar estratégias de comunicação e disseminação utilizadas pelos Observatórios.

 

DESTINATÁRIOS

- Membros de Observatórios de Educação e Formação: observatórios de qualidade em escolas, observatórios académicos e institucionais que produzam conhecimento e intervenção com interesse educativo e/ou formativo.
- Investigadores que trabalham diretamente com escolas, professores e formadores.
- Professores, Educadores, Formadores, Dirigentes escolares, nomeadamente das Escolas associadas ao Observatório da Vida das Escolas.
- Membros do poder local e regional (autarquias, direções regionais) em funções ligadas às escolas.