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SOBRE

:. APRESENTAÇÃO

O quadro estratégico europeu de “Educação e Formação 2020” ambiciona sistemas de educação e formação que providenciem os meios a todos os cidadãos para realizarem todo o seu potencial, e assegurar a prosperidade económica sustentável e à empregabilidade. Os Observatórios de Educação e Formação (OEF) podem contribuir para diversas dimensões destas metas. O rumo que tomam depende do seu contexto – autoridade local, universidade, escola, estrutura governamental – e da sua relação com os fenómenos observados, o que confina as suas metas (Rees & Power, 2007). Mas o crescimento exponencial de serviços baseados na web tem complexificado a natureza dos Observatórios multiplicando fundamentos, metodologias, produtos e públicos-alvo. Atualmente, é possível aceder a informação proveniente de organismos oficiais e de universidades, mas também de associações privadas, parcerias público-privadas e indivíduos com agendas variadas.

A visibilidade crescente dos Observatórios em Educação e Formação reflete a sua participação aumentada na elaboração de políticas públicas (OCDE, 2007) ao mesmo tempo que constitui uma forma multidisciplinar de prospeção de fenómenos sociais, de diversos pontos de vista da sociedade civil, muitas vezes focando questões controversas (Ball, 2010). Esta situação acarreta desafios crescentes relacionados com questões de fiabilidade e de validade das evidências reunidas (Andrews, 2007) aquando da sua utilização em políticas educacionais. Deste modo, as metas, metodologias de investigação, estratégias de comunicação, impactes sociais e políticos dos observatórios precisam de ser analisados de forma cruzada e debatidos numa arena internacional, como caminho para melhorar a fiabilidade das evidências recolhidas e potenciar a sua capacidade para impulsionar os objetivos estratégicos do quadro “Educação e Formação 2020”.


:. OBJETIVOS

- Partilhar dinâmicas de trabalho dos Observatórios.
- Reflectir sobre a filosofia dos Observatórios.
- Problematizar metodologias de recolha de dados e evidências produzidas.
- Partilhar estratégias de comunicação e disseminação utilizadas pelos Observatórios.
- Problematizar efeitos dos Observatórios nos seus públicos.


:. DESTINATÁRIOS

- Membros de Observatórios de Educação e Formação: observatórios de qualidade em escolas, observatórios académicos e institucionais focados em questões de Educação e Formação.
- Investigadores que trabalham directamente com escolas, professores e formadores.
- Professores, Educadores, Formadores, Dirigentes escolares.
- Membros do poder local e regional (autarquias, direcções regionais) em funções ligadas às escolas.

   
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