Ensino Superior – Inovação e qualidade na docência

O VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, subordinado ao tema geral Ensino Superior – Inovação e qualidade na docência, vai realizar-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto , de 24 a 27 de Junho de 2012. Trata-se de uma organização conjunta da FPCEUP e da Associação IberoAmericana de Didáctica Universitária (AIDU), que tem levado a efeito estes eventos de dois em dois anos, no universo iberoamericano.

A disseminação do Ensino Superior como condição de sucesso das políticas de desenvolvimento é uma realidade em construção em todos os países da Ibero-América. Se em alguns países a questão fundamental é ainda o acesso, tal facto não pode esconder a necessidade de garantir o sucesso dos alunos no Ensino Superior, independentemente das suas condições económicas de base, a todos os que lá acedem, não apenas porque isso é uma condição de justiça social, mas também porque essa é uma condição de eficácia, qualidade e até de sobrevivência das instituições de ensino superior. Pensamos que a inovação da docência se joga nesse contexto.

O VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, que se organiza em Portugal pela primeira vez, tem como seu primeiro objectivo pensar esse desafio da inovação pedagógica como factor da qualidade e credibilidade das Instituições Universitárias, a partir das condições objectivas que a tornam possível nesta fase pós Bolonha.

São objectivos do Congresso:

  • Permitir a reflexão e o debate acerca da promoção da inovação docente como condição da excelência universitária e  face aos desafios que se colocam às universidades no século XXI.
  • Favorecer a troca de experiencias de ensino e aprendizagem entre os profissionais de diversas especialidades, comprometidos com a melhoria da inovação e da qualidade da docência.
  • Fomentar o desenvolvimento de redes e comunidades de aprendizagem capazes de criar sinergias entre as estruturas e os agentes educativos em países latinoamericanos e europeus.
  • Analisar o impacto do processo de Bolonha na Inovação e na qualidade da Docência.
  • Fazer do Congresso um espaço de debate e avanço do conhecimento pedagógico disponível, alargado a todas as áreas de saber Universitário.

O evento terá duas línguas oficiais, o português e o espanhol.

Datas importantes

 

Junho de 2011

 

15/12/2011

 

 

29/02/2012

 

15/03/2012

 

30/04/2012

 

30/04/2012

 

9/06/2012

 

 

Anúncio do Colóquio

 

Data limite de submissão de propostas de comunicação; posters; fóruns de discussão; simpósios auto organizados.

 

Data de comunicação aos proponentes  sobre o resultado das propostas

 

Data limite de inscrição com taxa reduzida

 

Data limite de inscrição sem taxa reduzida

 

Data final de envio dos textos

 

Data de publicação do programa incluindo as comunicações livres