1. Conferências

[Participação sob convite]


2. Mesas redondas

  • Mesa Redonda 1: de decisores institucionais
  • Mesa Redonda 2: de investigadores e estudantes

[Participação sob convite]


3. Grupos de discussão

Os Grupos de Discussão são espaços de discussão livre, onde um coordenador (convidado pela Comissão Organizadora) lança um tema que pode ser discutido pelos participantes do Congresso. Não é necessária a aprovação prévia de trabalho para a participação nesta modalidade.

2 sessões em dias consecutivos

  • Na 1ª sessão: inicia-se a discussão tendo como ponto de partida o documento elaborado pelos coordenadores.
  • Na 2ª sessão: produzem-se as conclusões sobre a discussão do tema

Coordenadores: participação sob convite


4. Comunicações

Os participantes que assim o desejarem poderão submeter à apreciação da Comissão Científica resumos de comunicações que pretendam apresentar no Congresso (cf. regras de resumo e de apresentação do texto).
Os proponentes dos resumos seleccionados deverão fazer chegar o texto integral das comunicações à Comissão Organizadora até dia 30 de Abril de 2012, 18h00 (hora de Lisboa).


5. Simpósios Auto-Organizados

Os participantes que assim o desejarem poderão submeter à apreciação da Comissão Científica propostas de Simpósios Auto-Organizados, mediante a apresentação de um resumo especial que contenha os resumos das participações (até um máximo de 6) a incluir no simpósio. Para além disso os simpósios deverão agrupar, pelo menos, investigadores oriundos de três instituições e de dois países diferentes (cf. regras de resumo especial e de apresentação do texto).
Os proponentes dos Simpósios Auto-Organizados seleccionados deverão fazer chegar o texto integral das comunicações que o integram, incluindo o documento enquadrador, à Comissão Organizadora até dia 30 de Abril de 2012, 18h00 (hora de Lisboa).


6. Posters

Os participantes que assim o desejarem poderão submeter à apreciação da Comissão Científica resumos de posters que pretendam apresentar no Congresso (cf. regras de resumo e de apresentação do texto).
Os proponentes dos resumos dos posters seleccionados deverão fazer chegar o texto integral dos posters à Comissão Organizadora até dia 30 de Abril de 2012, 18h00 (hora de Lisboa).
Os proponentes dos resumos dos posters seleccionados deverão fazer chegar o seu poster, devidamente impresso, à Comissão Organizadora até dia 19 de Junho de 2012.


7. Fóruns temáticos

Com os fóruns temáticos pretende-se que o/a coordenador/a do fórum debata o tema com os autores, a partir dos textos enviados.
Os resumos seleccionados serão publicados na página do Congresso. Os proponentes dos resumos seleccionados deverão estar presentes nas respectivas sessões. Esses resumos serão discutidos por/com o/a coordenador/a do fórum (não serão apresentados pelo proponente).
Os proponentes dos resumos seleccionados poderão, se assim o desejarem, fazer chegar o texto integral à Comissão Organizadora até dia 30 de Abril de 2012, 18h00 (hora de Lisboa), para efeitos da sua publicação integral nas actas.

 

Notas Gerais:

Cada autor só poderá ser primeiro proponente até um máximo de dois trabalhos e só poderá apresentar até um máximo de dois trabalhos, seja qual for a sua modalidade (comunicação, participação em simpósios auto-organizados, poster ou participação em fórum). A regra é aplicável, igualmente, a segundas autorias.

Pelo menos um dos autores de cada trabalho seleccionado, seja qual for a sua modalidade (comunicação, participação em simpósio auto-organizado, poster ou participação em fórum) deverá estar inscrito formalmente no Congresso, para que o respectivo trabalho possa ser apresentado, discutido e publicado.


Regras detalhadas (PDF)