Instruções aos autores

A colaboração na revista está aberta a docentes/investigadores que tenham reflexão desenvolvida na área em que a revista trabalha, nomeadamente no âmbito dos núcleos de investigação do CIIE, sendo todos os artigos submetidos a uma avaliação, por especialistas da área, no sentido de verificar:

- a sua qualidade científica
- a adequação do seu conteúdo aos objectivos da revista.
 

Instruções aos autores

  1. Normas de submissão
    1. O artigo deve ser enviado em suporte digital ou através de endereço electrónico (ciie_edicoes@fpce.up.pt);
    2. O artigo deve incluir um resumo com o máximo de dez linhas, traduzido em inglês e francês;
    3. Deve incluir também palavras-chave, igualmente traduzidas em inglês e francês;
    4. Do artigo deve constar a indicação da morada e do e-mail do(s) auto(res) (para correspondência).

  2. Mancha de texto
    1. Cada artigo deverá conter entre 6000 e 8000 palavras;
    2. O texto deve ser processado em espaçamento "1,5 linhas";
    3. A fonte utilizada deverá ser Times New Roman, corpo 11;
    4. As margens devem estar configuradas de acordo com o seguinte:
      margem superior – 3 cm;
      restantes margens – 2,5 cm.

  3. Representações gráficas (quadros, gráficos, fotos, desenhos)
    1. Não podem ultrapassar a mancha de texto prevista no anterior;
    2. Deverão ser identificadas através de legenda devidamente referenciada;
    3. Devem ser enviadas em formato .jpeg ou .dps com resolução de 200/300 dpi.

  4. Referências bibliográficas
    A revista Educação, Sociedade & Culturas adapta as normas da APA (ver http://www.apastyle.org).
    As referências bibliográficas devem constar no final do artigo, sendo organizadas por ordem alfabética e devendo seguir as seguintes orientações genéricas:

    1. Livro
        - Apelido, Nome (Ano). Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo. Cidade: Editora.
        - Exemplo: Coulon, Alain (1993). Ethnométhodologie et éducation. Paris: PUF.

    2. Capítulo de livro
        - Apelido, Nome A, & Apelido, Nome B (Ano). Título do capítulo. In Nome Apelido & Nome Apelido (Orgs.[ou Eds. ou Coords. ou Dirs.]), Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo (paginação do capítulo). Cidade: Editora.

        - Exemplo: Rossan, Sheila (1987). Identity and its development in adulthood. In Terry Honess & Krysia Yardley (Eds.), Self and identity: Perspectives across the lifespan (pp. 304-319). London: Routledge & Kegan Paul.
        - Nota: Neste caso usar pp. antes dos números das páginas.


    3. Artigo
        - Apelido, Nome A, & Apelido, Nome B (Ano). Título do artigo. Título da Revista Com Iniciais Maiúsculas, volume(número), paginação do artigo.

        - Exemplo: Magalhães, António M., & Stoer, Stephen R. (2003). Performance, citizenship and the knowledge society: A new mandate for european education policy. Globalisation, Societies and Education, 1(1), 41-66.


    4. Tese de Doutoramento ou Mestrado
        - Apelido, Nome A (Ano). Título da tese em itálico. Designação do título académico, Estabelecimento de Ensino, Cidade, País.

        - Exemplo: Correia, José Alberto (1997). Interaction entre l'institution et l'innovation dans la titularisation en exercice au Portugal. Tese de Doutoramento, U.E.R. des Sciences Sociales et Psychologiques, Université de Bordeaux II, Bordéus, França.


    5. Comunicação não publicada
        - Apelido, Nome (Ano, Mês). Título da comunicação em itálico. Designação do congresso. Instituição, Cidade, País.

        - Exemplo: Mesa, Lourdes Montero (1987, Setembro). Las practicas de enseñanza en la formación inicial del profesorado: Sentido curricular y profesional. Comunicação apresentada no Symposium Nacional sobre Práticas Escolares. Universidade de Santiago, Santiago de Compostela, Espanha.


    6. Comunicação publicada
        - Utiliza-se o formato dos capítulos de livro:
        Stoer, Stephen R. (1998). Reflexões críticas sobre a Licenciatura em Ciências da Educação da FPCE-UP. In José Alberto Correia et al. (Orgs.), Ciências da Educação: Profissões e espaços sociais. Actas do 1º Congresso das Licenciaturas em Ciências da Educação (pp. 281-292). Porto: FPCEUP.

        - No caso de ser uma publicação frequente os procedimentos são os usados em relação a artigos:
        Canário, Rui (2005). O impacte social das ciências da educação. O Estado da Arte em Ciências da Educação: Actas do VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, VI, 13-28.


    7. Documento electrónico (periódico)
        - Apelido, Nome A, Apelido, Nome B, & Apelido, Nome C (Ano). Título do artigo. Título do periódico em itálico, número em itálico, paginação do artigo. Retirado em mês dia, ano de fonte de [endereço completo da página Web].

        - Exemplo: Dale, Roger (2004). Globalização e educação: Demonstrando a existência de uma «Cultura Educacional Mundial Comum» ou localizando uma «Agenda Globalmente Estruturada para a Educação»?. Educação & Sociedade, vol.25, nº 87. Retirado em Outubro 14, 2005 de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000200007&lng=en&nrm=iso.


    8. Documento electrónico
        - Apelido, Nome A (Ano). Título do documento em itálico. Retirado em Mês dia, ano de fonte de [endereço completo da página Web].
        - Exemplo: Direcção de Serviços de Avaliação do Sistema Educativo. (Coord.) (s/d). Educação para os Direitos Humanos. Retirado em Junho 7, 2005 de http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/biblioteca/educ-dh/educ-dtos-humanos.doc.
     

                                 Download das instruções em PDF