Conceitos essenciais
Contextualização curricular / do saber: conjunto de orientações e práticas didático-pedagógicas que visam promover o sucesso educativo dos alunos e potenciar a melhoria dos seus resultados e da aprendizagem escolar através da adaptação dos conteúdos curriculares de modo a aproximá-los dos saberes dos alunos e dos contextos onde se desenrolam os processos de ensino-aprendizagem, tornando-os mais familiares e, assim, mais significativos e compreensíveis.
Educação local: diz respeito a práticas pedagógicas que visam desenvolver o processo de ensino-aprendizagem tendo por base os locais onde a educação escolar se desenvolve, de acordo com as características sociais, económicas, culturais, bem como as tradições, condições e necessidades locais (Smith, 2005; Ault, 2008).
Autonomia dos professores: entendida no sentido de uma «maior autonomia e responsabilidade atribuídas aos professores nas decisões curriculares… perante novos desafios e novos dilemas, tendo em conta, por um lado, as múltiplas esferas em que se repartem as atividades que têm de cumprir e, por outro, as exigências com a qualidade da educação a instituir […] (e onde) os professores… são encarados como agentes criativos geradores de ações inovadoras e promotoras do sucesso da educação. Ou, dito de outro modo, são encarados como agentes promotores de mudança» (Leite e Fernandes, 2010:199).
Voz dos alunos: assenta no pressuposto da participação ativa dos alunos na organização e desenvolvimento do seu próprio processo de ensino-aprendizagem, no papel de co-autores. Baseia-se na crença de que os alunos, ao participarem ativamente na definição e desenvolvimento da sua educação escolar, ganham maior motivação face à mesma, bem como oferecem inputs úteis à construção de um processo educativo mais eficaz (Noyes, 2005).
Multiculturalismo: fenómeno que se desenvolveu com a efetivação da “escola de massas” e que assenta no reconhecimento da existência de diferentes culturas e tradições culturais nas escolas. O multiculturalismo implica, pois, a adoção de práticas de diferenciação e atenção e respeito à diversidade cultural (Leite, 2002; 2003).
Territorialização: conceito intimamente associado à valorização do local. É um processo de descentralização das políticas que prevê práticas adaptadas aos territórios onde se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem. Assenta na ideia de autonomia e emerge da importância reatribuída aos locais como espaços e motores de desenvolvimento das sociedades, numa dinâmica complementar entre o local e o central (Pacheco, 2000; Leite, 2005).
Recontextualização: processo pelo qual um discurso, ou uma prática, é trabalhado e adaptado em cada contexto e em cada situação a fim de ganhar sentido e significado nesse contexto. No caso da educação, trata-se da adaptação dos conteúdos e discursos centrais tendo em conta o contexto de cada escola (Bernstein, 1990). |