Conclusões
Tarefa 2
O processo de revisão de literatura (Tarefa 2) realizado no âmbito do Projeto “Contextualizar o Saber para a Melhoria dos Resultados dos Alunos” permitiu alcançar algumas conclusões relativas à definição e interpretação do conceito de “Contextualização do saber/Contextualização curricular”.
Foi possível perceber que o conceito em questão se encontra ainda em desenvolvimento, sendo ainda vago nos discursos, apresentando, no entanto, traços característicos que a literatura revela. Estes traços permitem identificar focos discursivos e práticos no que concerne à “Contextualização do saber/Contextualização curricular”, como os que a seguir se apresentam.
Estes focos correspondem a fatores que na literatura apresentam ligações à contextualização do saber, na medida em que motivam a adoção de práticas e estratégias por parte dos professores, visando a melhoria das aprendizagens dos alunos e o sucesso educativo. As dimensões listadas não são estanques ou totalmente independentes sendo que todas se interligam e entrecruzam, correspondendo antes aos enfoques apresentados nos textos analisados na Tarefa 2. Isto é, a maioria dos textos apresentam referências e inferências a todas as dimensões listadas, mas focando mais detalhadamente determinados aspetos, que juntos compõem a Contextualização do Saber, nas suas intencionalidades, objetivos e concretização.
[ Tabela Dimensões ]
O processo de revisão de literatura permitiu ainda a construção de um mapeamento dos discursos por relação com o conceito de “Contextualização do saber / Contextualização curricular”:
[ Mapeamento da Contextualização curricular ]
Tarefa 3
O processo de análise de políticas educativas e curriculares (Tarefa 3), realizado no âmbito do Projeto “Contextualizar o Saber para a Melhoria dos Resultados dos Alunos”, permitiu alcançar algumas conclusões relativas ao lugar ocupado pela “Contextualização do saber/Contextualização curricular” nos discursos políticos e legais, bem como em programas nacionais, e nas recomendações e programas europeus.
Concluiu-se que a “Contextualização do saber / Contextualização curricular” está presente nas diretrizes educativas e curriculares nacionais e europeias de um modo geral e implícito, tendo sido encontradas referências explícitas a traços característicos da “Contextualização do saber / Contextualização curricular”.
O processo resultou na construção de um mapeamento dos discursos político-legais que o esquema traduz:
[ Mapeamento da Tarefa 3 ]
[ Cronologia do estado de realização ] |