Publicações e Resultados

Artigos Publicados

- Mouraz, A., Fernandes, P., Morgado, J. “Contextualisation curriculaire: des discours aux pratiques”, La Recherche en Éducation, Nº 7, pp. 31-44, 2012.

- Leite, C., “A articulação curricular como sentido orientador dos projetos curriculares”, Educação Unisinos, Vol. 16, Nº 1, pp. 87-92, 2012.

- Fernandes, P., Leite, C., Mouraz, A., Figueiredo, C., “Curricular Contextualization: Tracking Meanings of a Concept”, The Asia-Pacific Educational Researcher, 2012, DOI: 10.1007/s40299-012-0041-1 [publicado on-line]


Artigos Aceites para publicação

- A. Mouraz, C. Leite, P. Fernandes, “Teacher’s Role in Curriculum Design in Portuguese Schools”, Teachers and Teaching: Theory and Practice, Vol. 19, Nº 4, Agosto 2013.


Artigos submetidos

- Mouraz, A., Leite, C., Fernandes, P., “Curricular studies and their relationship with the educational political agenda”.


Outras Publicações

Organização do número 22, do volume 8, da Revista Interacções, intitulado Contextualização curricular: princípios e práticas, contando com artigos da autoria dos elementos da equipa do projeto, bem como com artigos de autores convidados (http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/index (separador ACTUAL)):

  1. Contextualização curricular: princípios e práticas
    Autores: Carlinda Leite, Preciosa Fernandes, Ana Mouraz
  2. Territorio, cultura y contextualización curricular
    Autor: Miguel Beraza Zabalza
  3. Discursos políticos sobre educação em Portugal: existe lugar para a contextualização curricular?
    Autores: José Carlos Morgado, Bruno Mendes
  4. A gestão curricular como um desafio epistemológico: a diferenciação educativa em debate
    Autores: Ariana Cosme, Rui Trindade
  5. Práticas curriculares no ensino da matemática: perceções de alunos do 9.º ano de escolaridade e sua relação com a contextualização curricular
    Autores: Carlinda Leite, Fátima Delgado
  6. A contextualização curricular nas disciplinas de expressão no ensino básico
    Autor: Ana Mouraz
  7. Exames nacionais e contextualização no ensino da história
    Autores: Manuela Esteves, Ângela Rodrigues
  8. Contextualização curricular – subsídios para novas significações
    Autores: Preciosa Fernandes, Carla Figueiredo
  9. Curriculum for excellence: transformational change or business as usual?
    Autor: Mark Priestley
  10. O papel do contexto nas tarefas matemáticas
    Autores: João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma