Apresentação Conceitos principais Programas de intervenção Desenvolvimento da Literacia em idade pré-escolar Desenvolvimento da Literacia ao longo do 1º ciclo Principais resultados Produtos Links Equipa (contactos) Financiamento
 

Proposta de Animação

Contributos para o Desenvolvimento da Literacia. A Aprendizagem da Leitura e da Escrita ao longo do 1º Ciclo do Ensino Básico

Na continuidade do projecto anterior, este projecto pretende contribuir para a compreensão dos processos de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita de um grupo de crianças, ao longo do 1º ciclo do ensino básico, na escola de uma comunidade em desvantagem social e compreender a relação entre a participação das crianças no Clube de Leitura  e a aquisição da leitura e da escrita ao longo do 1ºciclo.

Ao longo dos quatro primeiros anos de escolaridade, as crianças desenvolvem, para além de competências relacionadas com a descodificação da leitura,  outras áreas essenciais na aprendizagem da leitura e da escrita, mais concretamente, a compreensão de textos lidos e a organização de textos escritos (nas suas vertentes de codificação, estruturação de frases e organização de ideias). Vários estudos têm apontado para o facto das maiores dificuldades a nível da leitura surgirem no final do 1º ciclo, na compreensão e interpretação de textos escritos.
Surge, então, a necessidade de sabermos de que forma vão evoluir estas crianças nos diferentes aspectos que caracterizam o desenvolvimento da leitura e da escrita. Essa necessidade é também fundamentada por estudos realizados em Portugal sobre o nível de literacia da população escolar portuguesa. O estudo internacional Reading Literacy, que avalia um total de 28 países, coloca Portugal na 24ª posição com valores médios muito abaixo da média internacional (Sim-Sim & Ramalho, 1993 in Sim-Sim, 1997). Referindo-se a esse mesmo estudo, Sim-Sim (1997), salienta o nível baixo de compreensão da leitura das crianças no final do 4º ano de escolaridade.

Este estudo mostra também que melhores desempenhos de leitura reflectem um maior acesso a livros (dentro e fora da escola) e a frequência de escolas com melhores recursos bibliográficos.

Assim, a necessidade de saber, por um lado, de que forma vão evoluir as crianças que participaram nas duas fases do nosso projecto e, por outro lado, quais os factores que concorrem para essa evolução, leva-nos a propor um novo projecto cujos objectivos passamos a apresentar.

(Clique nos itens abaixo)

Objectivos

População-Alvo

Áreas avaliadas


.: © Copyright Serviço de Informática FPCE-UP. Optimização: 800x600 pixeis de resolução :.