Proposta de Animação
Contributos para o Desenvolvimento da Literacia. A Aprendizagem da Leitura e da Escrita ao longo do 1º Ciclo do Ensino Básico
Na continuidade do projecto anterior, este projecto pretende contribuir para a compreensão dos processos de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita de um grupo de crianças, ao longo do 1º ciclo do ensino básico, na escola de uma comunidade em desvantagem social e compreender a relação entre a participação das crianças no Clube de Leitura e a aquisição da leitura e da escrita ao longo do 1ºciclo.
Ao longo dos quatro primeiros anos de escolaridade, as crianças desenvolvem, para além de competências relacionadas com a descodificação da leitura, outras áreas essenciais na aprendizagem da leitura e da escrita, mais concretamente, a compreensão de textos lidos e a organização de textos escritos (nas suas vertentes de codificação, estruturação de frases e organização de ideias). Vários estudos têm apontado para o facto das maiores dificuldades a nível da leitura surgirem no final do 1º ciclo, na compreensão e interpretação de textos escritos.
Surge, então, a necessidade de sabermos de que forma vão evoluir estas crianças nos diferentes aspectos que caracterizam o desenvolvimento da leitura e da escrita. Essa necessidade é também fundamentada por estudos realizados em Portugal sobre o nível de literacia da população escolar portuguesa. O estudo internacional Reading Literacy, que avalia um total de 28 países, coloca Portugal na 24ª posição com valores médios muito abaixo da média internacional (Sim-Sim & Ramalho, 1993 in Sim-Sim, 1997). Referindo-se a esse mesmo estudo, Sim-Sim (1997), salienta o nível baixo de compreensão da leitura das crianças no final do 4º ano de escolaridade.
|