Apresentação Conceitos principais Programas de intervenção Desenvolvimento da Literacia em idade pré-escolar Desenvolvimento da Literacia ao longo do 1º ciclo Principais resultados Produtos Links Equipa (contactos) Financiamento
 

Principais resultados

As análises sobre os resultados de avaliação da aprendizagem da leitura/escrita e do desenvolvimento da literacia ao longo dos quatro anos de escolaridade apontam para diferenças consistentes entre o grupo com uma maior intensidade de participação no programa (ou seja, simultaneamente no jardim de infância e com a família) e o grupo sem qualquer participação. Os efeitos positivos, para além de se manterem ao longo dos anos, revelando uma relação positiva e estável, ocorrem ao nível das várias áreas avaliadas, seja ao nível da linguagem oral, seja ao nível da leitura e da escrita. Parece assim existir uma relação entre a participação da família no programa de intervenção Clube de Leitura e o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita
No entanto, é importante referir que a relação positiva encontrada no nosso estudo deve ser compreendida no contexto das múltiplas variáveis que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Vários factores terão concorrido para estes resultados e não é nosso propósito afirmar que estes se devem unicamente ao programa de actividades implementado. Consideramos, paralelamente à importância do jardim de infância, que as famílias oferecem um contributo único para o desenvolvimento destas competências nos seus filhos. Temos consciência que os resultados também podem reflectir características específicas das famílias que participaram nos programas.
Apesar de estarmos conscientes de uma possível insuficiência de informação acerca das famílias, a consistência nos resultados obtidos indica que um programa de duração restrita, como foi o caso do Clube de Leitura, implementado quando as crianças frequentavam o último ano de educação pré-escolar, parecer ter sido suficiente para introduzir mudanças com impacto positivo no desenvolvimento da literacia das crianças envolvidas.

Em conclusão, os resultados do nosso estudo parecem indicar que, para desenvolver eficazmente programas de literacia que contribuam para o domínio da linguagem oral e escrita das crianças, será de privilegiar uma abordagem que fomente a colaboração dos agentes educativos mais significativos nas vidas das crianças (educadores de infância, professores e família), abarcando os principais contextos nos quais os processos de desenvolvimento e de aprendizagem ocorrem (Leal, Cadima, Silva, P. & Gamelas, 2005; Leal, Gamelas, Cadima, & Silva, 2005).

.: © Copyright Serviço de Informática FPCE-UP. Optimização: 800x600 pixeis de resolução :.