MENTAL HEALTH INVENTORY: UM ESTUDO DE
ADAPTAÇÃO
José Luis Pais Ribeiro (jlpr@psi.up.pt)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da
Educação- U.Porto
RESUMO-O objectivo do presente trabalho é
estudar a adaptação do Mental Health Inventory (MHI) e a sua versão reduzida de
5 itens (MHI-5) a uma população Portuguesa jovem e saudável. Uma amostra de
conveniência constituída por 609 estudantes saudáveis, 53% do sexo feminino,
com idades entre os 16 e 30 anos. O MHI é um questionário de auto-resposta, com
tipo de resposta ordinal de cinco ou seis posições, desenvolvido no âmbito do
Health Insurante Study pela Rand Corporation, para investigação epidemiológica,
visando avaliar a Saúde Mental numa perspectiva que incluía tanto dimensões
positivas como negativas. Inclui 38 itens que se agrupam em cinco dimensões,
três negativas e duas positivas. Estas, por sua vez podem ser agrupadas em duas
dimensões, uma negativa e outra positiva O MHI-5 é uma versão reduzida de cinco
itens que se propõe avaliar o mesmo construto. Foi inspeccionada a fidelidade
através do Alfa de Cronbach, e a validade concorrente contra medidas de
auto-referência e medidas de saúde. Os resultados mostraram que a nível de
consistência interna se situam dominantemente na casa dos Alfa=0,80, e que as
correlações com as medidas critério exibem associação estatisticamente
significativa no sentido esperado. O MHI-5 exprime os mesmos resultados que a versão
longa e tem uma correlação de r=0,95. O estudo mostra que a versão Portuguesa
exibe características idênticas à versão original e que versão de cinco itens é
um bom substituto para ser utilizado em investigação e em rastreio.
Palavras chave- Avaliação; saúde mental; validação de questionário
MENTAL HEALTH INVENTORY: ADAPTATIUON STUDY TO
THE PORTUGUESE POPULATION
ABSTRACT- The objective of the present study is to describe the characteristics
of the Portuguese version of the Mental Health Inventory (MHI) and of the short
form of five items (MHI-5). A convenience sample includes 609 healthy students,
53% female, aged between 16 and 30 years. MHI is a self-report questionnaire,
with 38 items and a Likert type response with five or six positions. It was developed
for the Health Insurance Study by Rand Corporation, for epidemiological
research, and adopts both a positive and negative point of view in the
evaluation of mental health. It includes five dimensions; three negative and
two positive. The MHI-5 is a brief version of the 38 item questionnaire for the
purpose of evaluating the same content of the larger version. We inspected the
reliability with Cronbach Alpha and the criterion validity with self-referent
measures (like self-efficacy and self concept) and with health measures.
Results show reliability measures above .80, and moderate correlation with
criteria measures. The MHI-5 shows the same pattern as that of the longer
format and the correlation between the long and short form is of r=.95. Results
are similar to those of the original version.
Key words- Assessment;
mental health; questionnaire validation
Ao longo da história da Psicologia a Saúde
Mental tem tido tendência para ser conceptualizada numa perspectiva da
psicopatologica inerente ao modelo biomédico que dominou a psicologia. Na
década de 70 apareceram críticas firmes ao modelo biomédico (Engel, 1977),
verificando-se uma reorientação deste modelo. Surgiram propostas claras de
acção diferentes das vigentes até então (Lalonde, 1974; Richmond, 1979), num
movimento que ficou conhecido por Segunda Revolução da Saúde (cf, Ribeiro,
1994). Uma das características mais marcantes desta reorientação na maneira de
pensar o sistema de saúde consistiu em passar a considerar a Saúde como objecto
epistemológico das ciências médicas, tendo aquela uma relação ortogonal com as
Doenças.
No âmbito da Saúde Mental, as técnicas de
avaliação em voga na época visavam detectar falhas funcionais, ou entidades
psicopatológicas. Fazer a diferenciação entre indivíduos funcionais e
indivíduos disfuncionais seria o foco da intervenção psicológica. Fazer a
diferenciação entre indivíduos sem psicopatologia, ou seja diferenciar
indivíduos saudáveis de outros mais saudáveis não tinha, aparentemente,
importância para a Psicologia, quando, de facto a esmagadora maioria da
população não sofre de patologia mental (Veit & Ware, 1983).
A Segunda Revolução da Saúde emergiu em
consequência, entre outras, de uma evidência: as principais causas de
mortalidade e morbilidade estavam associadas ao comportamento humano,
considerado este numa perspectiva abrangente que incluía para além da acção
propriamente dita, antecedentes, concomitantes, e consequentes da acção tais
como, expectativas, crenças, motivações, atitudes, atribuições, variáveis de
referência pessoal (auto-eficácia, auto-conceito, auto-estima, etc), locus de
controlo, etc. Nesta associação, e no caso da morbilidade, estas variáveis
podem ser quer variáveis dependentes quer independentes das doenças. Pode ainda
assumir uma relação mediacional ou moderadora entre outras variáveis
psicológicas.
Veit e Ware (1983) explicavam que,
inicialmente, as medidas de avaliação em Saúde Mental possuíam, características
muito heterogéneas, que incluíam medidas de sintomas psicossomáticos e físicos,
estado funcional, outros problemas de saúde ou preocupações, hábitos de saúde a
par de construtos psicológicos mais evidentes como sintomas de ansiedade e
depressão. Posteriormente as medidas de saúde mental passaram a focar quase
exclusivamente sintomas como a ansiedade e a depressão que, em geral, eram a
evidência mais expressiva de distress psicológico. Ora, de facto, como explicam
estes autores, uma substancial parte da população raramente ou nunca refere o
sofrimento de qualquer sintoma de distress psicológico. Então, para melhorar a
precisão das medidas torna-se necessário expandir a definição de saúde mental
para incluir características de bem-estar psicológico, tais como, bem-estar,
alegria, prazer de viver, felicidade.
A importância crescente do sistema de saúde
pública, com o foco nos cuidados de saúde primários, na prevenção das doenças e
na promoção da saúde, chamou a atenção para a necessidade de regressar às
medidas que diferenciassem as pessoas no nível de saúde mental, (ao invés de
avaliarem exclusivamente psicopatologia), dado que a esmagadora maioria das
pessoas que frequentam os cuidados de saúde primários não têm doença mental.
A investigação,
aliás, tem evidenciado a existência de uma dimensão positiva (bem estar
psicológico, estado de saúde mental positivo) e outra negativa (distress
psicológico, estado de saúde mental negativo).
Ware, Manning, Duan, Wells e Newhouse (1984)
num estudo com base na população do Rand Corporation's Health Insurance Study
que abrangeu 4444 pessoas de seis zonas em seis estados dos Estados Unidos da
América, mostraram que o Mental Health Inventory (MHI) predizia se as pessoas
iriam procurar apoio dos serviços de saúde mental, e a intensidade dos serviços
recebidos. o que evidenciava a validade do MHI como medida de saúde mental. Ao
mesmo tempo mostrava que as despesas com a saúde mental na população com menor
saúde mental eram mais de três vezes superiores que no grupo com melhor saúde
mental.
Este tipo de medidas são tão mais importantes
quando o objectivo é avaliar a saúde no seu todo, quer no âmbito de estudos
epidemiológicos (de uma epidemiologia da saúde), quer na avaliação dos
resultados de saúde que decorrem dos tratamentos tanto nos indivíduos
portadores de doenças crónicas como nas doenças agudas.
Torna-se, então, necessário regressar ao
passado e desenvolver técnicas de avaliação psicológica capazes de diferenciar
indivíduos não doentes, que não possuam quadros psicopatológicos ou
disfuncionais. O Mental Health Inventory (MHI) (Brook et al., 1979) é uma
dessas técnicas (ver em anexo).
Como explica Veit e Ware (1983), o MHI começou
a ser desenvolvido em 1975 como uma medida destinada a avaliar o distress
psicológico e o bem-estar na população em geral e não somente nas pessoas com
doença mental. Foi um dos instrumentos desenvolvido para o Rand Health
Insurance Experiment, um trabalho de campo desenhado para avaliar a saúde da
populção em geral, concebida esta conforme a definição fundadora de 1948 da
Organização Mundial de Saúde (WHO, 1948). O MHI foca sintomas psicológicos de
humor e ansiedade e de perda de controlo sobre os sentimentos, pensamentos e
comportamentos. O MHI foi entretanto reduzido passando a versão reduzida a
integrar questionários de avaliação de saúde ou de qualidade de vida.
A investigação tem demonstrado a sua utilidade
com diferentes populações. Por exemplo, Ostroff, Woolverton, Berry, e Lesko,
(1996) num estudo comunitário com adolescentes (N = 953), confirmaram a
validade e fidelidade do MHI, recomendando que este questionário seja utilizado
em estudos de comparação da saúde mental em população não psiquiátrica.
Weinstein,
Berwick, Goldman, Murphy,et-al (1989) comparando três técnicas próprias para
rastreio psiquiátrico, o General Health Questionnaire, o MHI e o Somatic
Symptom Inventory em 364 sujeitos, e comparando os resultados com o Diagnostic
Interview Schedule confirmaram que o MHI era o melhor teste para detectar a
probabilidade da existência de perturbação mental.
O presente artigo propõe-se: a) apresentar o
MHI; b) defender a sua utilidade no domínio da Psicologia; c) inspeccionar e
discutir as propriedades métricas dos itens e do questionário após tradução; d)
propor uma versão adaptada do MHI; e) propor uma versão adaptada do MHI-5;
MÉTODO
Participantes
A população do estudo é constituída por
estudantes entre o 11º ano de escolaridade e o último ano da universidade
frequentando escolas da cidade do Porto. Os participantes constituem uma
amostra de conveniência com 609 estudantes saudáveis, 53% do sexo feminino,
pertencentes a três escolas secundárias de zonas diferentes da cidade do Porto,
e a nove escolas da Universidade do Porto, com idades entre os 16 e 30 anos, M
=19,88 anos. Os estudantes do 11º ano de escolaridade eram considerados
pré-universitários
Material
O MHI é um questionário de auto-resposta.
Inclui 38 itens, seleccionados de outros questionários já existentes. Foram
incluídos itens para medir tanto o Distress psicológico como o Bem Estar
psicológico.
Os 38 itens
distribuem-se por cinco escalas, (Ansiedade com 10 itens, Depressão, com cinco
itens, Perda de Controlo Emocional/ Comportamental, com nove itens, Afecto
Positivo, com 11 itens, Laços Emocionais, com três itens), e, por sua vez,
estas cinco sub-escalas agrupam-se em duas grandes sub-escalas ou dimensões que
medem respectivamente o Distress Psicológico e o Bem-Estar Psicológico (o
Distress Psicológico resulta da soma das sub-escalas de Ansiedade, Depressão, e
Perda de Controlo Emocional/Comportamental, enquanto a de Bem-Estar Psicológico
resulta da soma das sub escalas Afecto Geral Positivo e Laços Emocionais). A
resposta a cada item é dada numa escala ordinal de cinco ou seis posições. A
nota total resulta da soma dos valores brutos dos itens que compõem cada escala
referida acima. Parte dos itens são cotados de modo invertido (conforme se
indica no quadro 1). Valores mais elevados correspondem a melhor saúde mental.
Procedimento
A maioria dos instrumentos de avaliação
psicológica utilizados em Portugal foram criados originalmente em língua
inglesa, consistindo em traduções simples da versão original. É muito pouco
provável que instrumentos construídos num idioma, destinados a uma cultura ou
nação, possam ser traduzidos literalmente sem que se alterem as propriedades
métricas. Esta questão tem sido objecto de discussão e é relativamente
consensual (Bullinger et al., 1993; Hays, Anderson & Revicki, 1993; Guyat,
1993; Revicki & Kaplan, 1993, Ribeiro, 1999).
A tradução é o primeiro passo quando se
pretende adaptar uma técnica de avaliação psicológica. Este passo varia
consoante os objectivos do estudo a que se destina a técnica de avaliação, e
que se podem dividir em dois grandes grupos: a) se o estudo visa a comparação
entre os resultados em culturas e/ou idiomas diferentes; b) se visa comparar
grupos de pessoas da mesma cultura.
No primeiro caso a metodologia de tradução
utilizada tende a ser a sugerida por Brislin, Lonner & Thorndike (1973) ou
uma das inúmeras variantes. Neste caso, uma vez todos os passos satisfeitos,
fica-se apto a comparar os resultados de grupos étnicos e linguísticos
diferentes. Trata-se, no entanto, de um procedimento complexo em que, por
exemplo, a última acção (comparar as respostas teste-reteste em que as pessoas
preenchem a primeira forma do teste no idioma original e a segunda forma na
versão traduzida) é muito difícil de realizar a não ser nos Estados Unidos da
América, por exemplo com a população hispânica que é bilingue) ou em países de
forte imigração em que os imigrantes tendem a conservar as suas raízes étnicas,
e dominam a língua natal e a de residência.
No segundo caso, quando se pretende comparar
grupos de pessoas da mesma cultura o processo de adaptação é muito similar ao
processo de construção original, e o objectivo principal não é o de manter uma
versão exactamente com o mesmo formato e conteúdo semântico, antes, visa
garantir a validade do construto original, o que implicará, quase de certeza, a
alteração do formato e conteúdo semântico. Guyatt (1993) salienta a importância
e as vantagens desta última abordagem, enquanto critica a primeira.
No presente estudo aceitou-se a estrutura
original da escala e inspeccionou-se a consistência interna de cada uma das
sub-escalas, do agrupamento das sub-escalas em duas grandes dimensões –positiva
e negativa- e da totalidade da escala.
O quadro 1, mostra os resultados por item e
por dimensão ou sub-escala, assim como a consistência Interna (Alfa de
Cronbach) de cada dimensão.
Como as dimensões referidas se podem juntar
para formar duas dimensões, uma com características negativas, o Distress
Psicológico, outra com características positivas o Bem-Estar Psicológico. Os
resultados destas duas dimensões, assim como o da escala global são
apresentados no final do quadro.1.
Quadro 1 - média,
desvio padrão e limites, por item e por dimensão, assim como a consistência
Interna (Alfa de Cronbach) de cada dimensão (entre parêntesis apresenta-se o
valor da escala original em inglês dos EUA)
Escalas/itens |
sub-escala |
M |
DP |
limites |
a |
Ansiedade (A) |
|
|
|
|
0,91 (0,90) |
11- pessoa muito nervosa(MHI-5) |
A |
4,10 |
1,02 |
1-6 |
|
3- nervoso ou apreensivo por coisas que
aconteceram |
A |
3,63 |
1,07 |
1-6 |
|
13-tenso e irritado |
A |
4,17 |
0,86 |
1-6 |
|
15- as mãos a tremer quando fazia algo |
A |
4,78 |
1,14 |
1-6 |
|
25- incomodado devido ao nervoso |
A |
4,13 |
1,19 |
1-6 |
|
29- cansado inquieto e impaciente |
A |
3,71 |
1,02 |
1-6 |
|
32- confuso ou perturbado |
A |
3,98 |
1,14 |
1-6 |
|
33- ansioso ou preocupado |
A |
3,74 |
1,22 |
1-6 |
|
35- Dificuldade em se manter calmo |
A |
4,15 |
1,11 |
1-6 |
|
22- Relaxar sem dificuldade a |
A |
3,37 |
1,27 |
1-6 |
|
Depressão(D) |
|
|
|
|
0,85 (0,86) |
9- deprimido |
D |
3,79 |
0,83 |
1-5 |
|
27- triste e em baixo (MHI-5) |
D |
4,55 |
1,21 |
1-6 |
|
30- rabugento e de mau humor |
D |
4,25 |
0,90 |
1-6 |
|
36- espiritualmente em baixo |
D |
4,29 |
1,10 |
1-6 |
|
38- debaixo de grande pressão ou stress
a |
D |
3,73 |
1,36 |
1-6 |
|
Perda de controlo emocional/ comportamental(PC) |
|
|
|
|
0,87 0,83) |
8- preocupado por perder a cabeça |
PC |
4,59 |
1,31 |
1-6 |
|
14- controlo de comportamento, pensamentos,
sentimentos |
PC |
4,05 |
1,10 |
1-6 |
|
18- sentiu emocionalmente estável |
PC |
3,67 |
1,34 |
1-6 |
|
20- sentiu como se fosse chorar |
PC |
4,52 |
1,24 |
1-6 |
|
21- seria melhor que não existisse |
PC |
5,33 |
1,07 |
1-6 |
|
24- tudo acontece ao contrário do desejado |
PC |
3,95 |
1,17 |
1-6 |
|
19- triste e em baixo (MHI-5) |
PC |
4,19 |
1,00 |
1-6 |
|
28- pensar em acabar com a vida |
PC |
4,80 |
0,63 |
1-5 |
|
16- sem futuro |
PC |
4,82 |
1,19 |
1-6 |
|
Afecto positivo (AP) |
|
|
|
|
0,91 (0,92) |
1- Feliz e satisfeito |
AP |
3,60 |
0,92 |
1-6 |
|
4- Futuro promissor |
AP |
3,53 |
1,11 |
1-6 |
|
12- esperar ter um dia interessante |
AP |
3,76 |
1,14 |
1-6 |
|
6- relaxado e sem tensão |
AP |
3,27 |
0,98 |
1-6 |
|
7- prazer no que faz |
AP |
3,88 |
0,96 |
1-6 |
|
5- dia a dia interessante |
AP |
3,68 |
1,09 |
1-6 |
|
17- calmo e em paz (MHI-5) |
AP |
3,35 |
1,10 |
1-6 |
|
26- vida é uma aventura maravilhosa |
AP |
2,88 |
1,27 |
1-6 |
|
31- alegre, animado e bem disposto |
AP |
3,63 |
1,01 |
1-6 |
|
34- pessoa feliz (MHI-5) |
AP |
3,64 |
1,23 |
1-6 |
|
37- acordou fresco e repousado |
AP |
3,33 |
1,12 |
1-6 |
|
Laços emocionais (LE) |
|
|
|
|
0,72 (0,81) |
2- Sentiu-se só |
LE |
4,54 |
0,96 |
1-6 |
|
10- Sentiu-se amado e querido |
LE |
4,03 |
1,34 |
1-6 |
|
23- relações amorosas satisfatórias |
LE |
3,24 |
1,74 |
1-6 |
|
Distress Psicológico(Ansiedade,
Depressão e perda de controlo
emocional/ comportamental |
|
|
|
|
0,95 (0,94) |
Bem Estar Psicológico(Afecto Positivo e
Laços Emocionais) |
|
|
|
|
0,91 (0,92) |
Escala Total |
|
|
|
|
0,96 (0,96) |
a na versão original estes itens foram excluídos das sub-escalas com base
na carga e distribuição factorial
Fidelidade
O quadro 1 mostra a
fidelidade avaliada através da consistência interna de cada uma das dimensões e
da escala total. Os valores são satisfatórios a elevados e comparáveis à escala
original.
Validade dos
itens,
A inspecção da
validade dos itens foi feita de três maneiras: a) inspecção da correlação de
cada item com a escala total (consistência interna do item); b) inspecção da
correlação de cada item com a sub-escala ou dimensão a que pertence (validade
convergente). Nos dois casos considerou-se uma correlação adequada um valor
superior a 0,40; c) a correlação do item com a sub-escala a que pertence deverá
ser superior em 10 pontos à da correlação com as sub-escalas a que não pertence
(validade discriminante). Tanto na correlação do item com a escala total, como
com a sub-escala a que pertence o valor encontrado reporta-se à correlação do item
corrigida para sobreposição
A correlação entre
cada item e a soma dos itens da escala a que pertence, excluindo esse item,
varia entre os seguintes valores para cada uma das dimensões ou sub-escalas:
Ansiedade, entre 0,49 e 0,79; Depressão entre 0,55 e 0,76; Perda de Controlo
Emocional e Comportamental, entre 0,43 e 0,73; afecto positivo entre 0,57 e
0,77; Laços Emocionais entre 0,44 e 0,65; Distress Psicológico entre 0,44 e
0,81, Bem Estar Psicológico entre, 0,58 e 0,83; Escala Total, entre 0,42 e 0,82
conforme se pode ver no quadro 2
Quadro 2– correlação entre cada item e a
escala a que pertence, corrigida para sobreposição
Escalas/itens |
HIET |
HIE BEST |
HIE DIST |
HIEA |
HIED |
HIE PC |
HIE AP |
HIE LE |
ANSIEDADE |
|
|
|
|
|
|
|
|
11- muito nervosa (MHI-5) |
0,68 |
0,50 |
0,73 |
0,76 |
0,65 |
0,57 |
0,51 |
0,30 |
3- nervoso ou apreensivo por coisas que aconteceram |
0,67 |
0,49 |
0,71 |
0,70 |
0,64 |
0,57 |
0,53 |
0,28 |
13- tenso e irritado |
0,72 |
0,56 |
0,75 |
0,72 |
0,70 |
0,63 |
0,58 |
0,35 |
15- as mãos a tremer quando fazia algo |
0,45 |
0,27 |
0,53 |
0,49 |
0,41 |
0,43 |
0.25 |
0,22 |
25- incomodado devido ao nervoso |
0,67 |
0,49 |
0,72 |
0,73 |
0,60 |
0,59 |
0,50 |
0,31 |
29- cansado inquieto e impaciente |
0,67 |
0,53 |
0,70 |
0,67 |
0,64 |
0,58 |
0,54 |
0,33 |
32- confuso ou perturbado |
0,75 |
0,63 |
0,76 |
0,63 |
0,69 |
0,73 |
0,61 |
0,50 |
33- ansioso ou preocupado |
0,62 |
0,46 |
0,67 |
0,63 |
0.59 |
0,55 |
0,46 |
0,32 |
35- dificuldade em se manter calmo |
0,73 |
0,53 |
0,78 |
0,79 |
0,67 |
0,66 |
0,55 |
0,32 |
22- relaxar sem dificuldade * |
0,70 |
0,63 |
0,68 |
0,65 |
0,59 |
0,57 |
0,65 |
0,38 |
DEPRESSÃO |
|
|
|
|
|
|
|
|
9- deprimido |
0,65 |
0,54 |
0,67 |
0,55 |
0,62 |
0,66 |
0,52 |
0,41 |
27- triste e em baixo (MHI-5) |
0,78 |
0,67 |
0,78 |
0,65 |
0,72 |
0,75 |
0,66 |
0,50 |
30- rabugento e de mau humor |
0,67 |
0,53 |
0,69 |
0,64 |
0,62 |
0,61 |
0,54 |
0,34 |
36- espiritualmente em baixo |
0,81 |
0,70 |
0,80 |
0,69 |
0,77 |
0,76 |
0,69 |
0,51 |
38- debaixo de grande pressão ou stress |
0,64 |
0,47 |
0,68 |
0,68 |
0,55 |
0,52 |
0,50 |
0,26 |
PERDA DE CONTROL EM/COMP |
|
|
|
|
|
|
|
|
8- preocupado por perder a cabeça * |
0,60 |
0,45 |
0,64 |
0,55 |
0,53 |
0,57 |
0,44 |
0,34 |
14- controlo de comportamento, pensamentos, sentimentos * |
0,66 |
0,54 |
0,68 |
0,58 |
0,58 |
0,65 |
0,54 |
0,36 |
18- sentiu emocionalmente estável * |
0,77 |
0,74 |
0,72 |
0,62 |
0,64 |
0,67 |
0,69 |
0,65 |
20- sentiu como se fosse chorar |
0,65 |
0,48 |
0,69 |
0,60 |
0,62 |
0,62 |
0,47 |
0,34 |
21- seria melhor que não existisse |
0,52 |
0,39 |
0,55 |
0,44 |
0,45 |
0,54 |
0,35 |
0,37 |
24- tudo acontece ao contrário do desejado |
0,71 |
0,64 |
0,70 |
0,58 |
0,67 |
0,64 |
0,62 |
0,50 |
19- triste e em baixo (MHI-5) |
0,82 |
0,74 |
0,81 |
0,69 |
0,78 |
0,76 |
0,71 |
0,58 |
28- pensar em acabar com a vida |
0,42 |
0,34 |
0,44 |
0,33 |
0,40 |
0,43 |
0,32 |
0,29 |
16- sem futuro |
0,67 |
0,59 |
0,67 |
0,55 |
0,61 |
0,63 |
0,57 |
0,43 |
AFECTO POSITIVO |
|
|
|
|
|
|
|
|
1- feliz e satisfeito * |
0,72 |
0,77 |
0,63 |
0,66 |
0,63 |
0,51 |
0,69 |
0,61 |
4- futuro promissor * |
0,55 |
0,64 |
0,44 |
0,37 |
0,40 |
0,47 |
0,60 |
0,36 |
12- esperar ter um dia interessante* |
0,48 |
0,60 |
0,37 |
0,33 |
0,37 |
0,35 |
0,57 |
0,29 |
6- relaxado e sem tensão * |
0,67 |
0,62 |
0,65 |
0,67 |
0,59 |
0,54 |
0,61 |
0,28 |
7- prazer no que faz * |
0,65 |
0,73 |
0,56 |
0,48 |
0,54 |
0,56 |
0,69 |
0,43 |
5- dia a dia interessante * |
0,61 |
0,71 |
0,50 |
0,41 |
0,47 |
0,54 |
0,69 |
0,38 |
17- calmo e em paz * (MHI-5) |
0,77 |
0,75 |
0,72 |
0,72 |
0,64 |
0,64 |
0,71 |
0,47 |
26- vida é uma aventura maravilhosa * |
0,60 |
0,74 |
0,46 |
0,39 |
0,45 |
0,47 |
0,67 |
0,45 |
31- alegre, animado e bem disposto * |
0,80 |
0,80 |
0,73 |
0,68 |
0,70 |
0,68 |
0,77 |
0,49 |
34- pessoa feliz * (MHI-5) |
0,79 |
0,83 |
0,70 |
0,59 |
0,68 |
0,71 |
0,76 |
0,62 |
37- acordou fresco e repousado * |
0,60 |
0,63 |
0,53 |
0,50 |
0,52 |
0,47 |
0,60 |
0,31 |
LAÇOS EMOCIONAIS |
|
|
|
|
|
|
|
|
2- sentiu-se só |
0,61 |
0,58 |
0,58 |
0,49 |
0,57 |
0,60 |
0,48 |
0,44 |
10- sentiu-se amado e querido * |
0,56 |
0,68 |
0,44 |
0,33 |
0,40 |
0,50 |
0,53 |
0,65 |
23- relações amorosas satisfatórias * |
0,50 |
0,60 |
0,39 |
0,31 |
0,33 |
0,45 |
0,43 |
0,59 |
*- Itens com cotação invertida
A bold encontra-se a correlação dos itens com a dimensão a que pertencem, corrigida para sobreposição
HIEET- Escala Total; HIEBEST- Bem estar; HIEDIST- distress; HIEA- Ansiedade; HIED- Depressão; HIEPC-Perda de controlo emocional/ comportamental; HIEAP- afecto positivo; HIELE- Laços emocionais
Se considerar-mos a validade convergente e a validade
discriminante ou divergente verifica-se que vários itens das cinco sub escalas
(Ansiedade; Depressão; Perda de Controlo Emocional/ Comportamental; Afecto
Positivo; Laços Emocionais) não exibem validade convergente com a escala a que
supostamente pertencem, e que tal ocorre principalmente na sub-escala Depressão
e a seguir na Perda de Controlo Emocional/ Comportamental. Em termos de
validade discriminante ou divergente são poucos os itens que satisfazem o valor
discriminativo (somente 9 itens satisfazem o critério de discriminação).
Se em vez de considerar-mos as cinco dimensões,
agrupar-mos estas em duas grandes dimensões (Bem-Estar Positivo e Distress) os
valores da validade convergente e discriminante têm uma estrutura mais adequada
do ponto de vista psicométrico. Nesta divisão somente um item da dimensão
Distress e dois da dimensão Bem-Estar Positivo não apresentam magnitude mais
elevada com a escala a que pertencem. Quanto à validade discriminante somente
quatro itens da escala de distress não satisfazem a diferença de 10 pontos. Da
escala de Bem-Estar Positivo somente dois itens não satisfazem o critério de
discriminação.
A escala de Bem-Estar Positivo tem somente 14 dos 38
itens ou seja cerca de um terço dos itens da escala.
O MHI-5
Com base no presente inventário desenvolveu-se
uma versão reduzida de cinco itens, conhecida por MHI-5. Trata-se de uma versão
rápida que, tanto é utilizada isoladamente, como teste de rastreio (screening),
como é incluída em outras escalas tal como o SF-36 (Ware & Sherbourne 1992).
Inclui os itens 11,17,19,27 e 34, do MHI: três itens pertencem à escala de
Distress e dois à escala de Bem-Estar Positivo. Inúmeras investigações têm
mostrado que o MHI-5 é um teste de rastreio útil na avaliação da saúde mental.
Holmes (1998) num
estudo com doentes seropositivos em ambulatório concluem que o MHI-5, é a
melhor medida para os clínicos gerais detectarem a emergência de perturbação
psiquiátrica nestes doentes.
McCabe, Thomas, Brazier, e Coleman, (1996)
comparando o General Health Questionnaire de 12 itens, com o MHI-5, em 3000
participantes de ambos os com idades entre os 16 e os 64 anos, confirmaram a
validade, fidelidade e a sensibilidade de ambos os instrumentos na
caracterização da saúde mental da população estudada, afirmando que o MHI-5 é
mais adequado para a investigação.
Berwick, Murphy,
Goldman, Ware, J., et-al (1991) compararam a capacidade de rastreio de 3
técnicas: o MHI-5, o General Health Questionnaire de 30 itens, e o Somatic
Symptom Inventory de 28 itens, em 213 participantes utilizando como variável
critério o Diagnostic Interview Schedule, comprovando as qualidades do MHI-5.
O MHI-5, aliás, foi desenvolvido para o questionário de avaliação de saúde utilizado no Medical Outcomes Study, tanto para o SF-20 como com o SF-36. É constituído por cinco itens que representam quatro dimensões de saúde mental (ansiedade, depressão, perda de controlo emocional-comportamental, e bem-estar psicológico) (Ware, Sherbourne & Davies, 1992). Estes cinco itens têm, no estudo original, uma correlação de r=0,95 e de r=0,92, com a nota total da versão de 38 itens desenvolvida para o Health Insurance Experiment. A adaptação portuguesa mostra uma correlação de r=0,95 entre o MHI-5 e a versão de 38 itens.
Correlação entre dimensões do MHI
A inspecção das correlações entre o MHI e as suas
dimensões (Escala Total; Ansiedade; Depressão; Perda de Controlo Emocional/
Comportamental; Afecto Positivo; Laços
Emocionais) às quais se pode juntar as duas dimensões que resultam da fusão das
cinco dimensões (Bem Estar Positivo e Distress) mostram os resultados do quadro
3
Quadro 3 -
Correlação entre dimensões do MHI
|
HIEA |
HIED |
HIEPC |
HIEAP |
HIELE |
HIEDIST |
HIEBESTAR |
HIETT |
HIED |
0,87 |
|
|
|
|
|
|
|
HIEPC |
0,79 |
0,83 |
|
|
|
|
|
|
HIEAP |
0,69 |
0,74 |
0,75 |
|
|
|
|
|
HIELE |
0,45 |
0,50 |
0,61 |
0,59 |
|
|
|
|
HIEDIST |
0,94 |
0,92 |
0,93 |
0,77 |
0,55 |
|
|
|
HIEBESTAR |
0,69 |
0,74 |
0,78 |
0,97 |
0,76 |
0,78 |
|
|
HIETT |
0,89 |
0,90 |
0,92 |
0,89 |
0,67 |
0,96 |
0,91 |
|
MHI-5 |
0,84 |
0,88 |
0,86 |
0,86 |
0,61 |
0,92 |
0,87 |
0,95 |
HIEA- Ansiedade; HIED- Depressão; HIEPC-Perda de controlo emocional/ comportamenta; HIEAP- afecto positivo; HIELE- Laços emocionais; HIEDIST- Distress; HIEBESTAR- bem estar; HIETT- Escala Total; MHI-5- escala reduzida de cinco itens
Todas as correlações entre dimensões apresentam
magnitude elevada, excessivamente elevada. Tal mostra estreita relação entre
dimensões que pode significar redundância. A dimensão “Distress” apresenta
correlações muito elevadas com as dimensões que a compõem (Ansiedade, Depressão
e Perda de Control Emocional/Comportamental) explicando quase 90% da variância
de cada uma delas. A dimensão Distress é a que explica melhor o resultado total
do MHI, mantendo o padrão da escala total, e indiciando, em ambos os casos a
prevalência de uma dimensão negativa da saúde mental expressa por esta escala..
A aparente redundância permite entender porque é que a
versão reduzida –MHI-5- apresenta resultados tão próximos da escala total de 38
itens.
A validade de critério foi inspeccionada pela
correlação entre o MHI e suas dimensões, assim como o MHI-5, com dois tipos de
escalas: medidas de auto-referência e medidas de percepção de saúde.
Das medidas de auto-referência, utilizou-se o
auto conceito e suas dimensões (Ribeiro, 1994 ), e com a auto eficácia e suas
dimensões (Ribeiro, 1995 )
Das medidas de percepção de saúde utilizou-se
os sintomas físicos de mal estar (Ribeiro, 1993) e a percepção geral de saúde
(Ribeiro, 1993).
Auto-conceito - Utilizou-se um questionário
que resultou da adaptação para a população portuguesa do The Self-Perception
Profile for College Students (Neemann & Harter,1986). A versão original
contém 54 items distribuídos por 13 sub-escalas, cada uma delas incluindo
quatro items, excepto uma que tem seis. O questionário fornece um perfil
constituído com as notas das sub-escalas, constituindo cada uma, um domínio
relevante para a vida das pessoas, mais uma sub-escala que constitui uma
apreciação global. As sub-escalas são as seguintes: criatividade; capacidade
intelectual; competência académica; competência profissional; competência
atlética; aparência; relações amorosas; aceitação social; amizades íntimas;
relações com os pais; humor; moralidade; apreciação global. Os primeiros cinco
domínios referem-se a competências ou capacidades, os restantes sete a relações
sociais. Em termos teóricos, o modelo assumido pelos autores é um modelo cognitivo e desenvolvimental.
A
adaptação portuguesa (Ribeiro, 1994) apresentou uma estrutura muito semelhante
à original. Após a análise de componentes principais, foram encontrados 12
factores, que explicam 65,2% da variância total. Um dos factores resulta da
fusão de duas das dimensões da escala original: dois itens foram retirados,
tendo permanecido 52. Um dos itens foi retirado por possuir um valor de
comunidade muito baixo e o outro por saturar, isolado, um décimo terceiro
factor, sem consistência teórica.
A
resposta é dada numa de quatro alternativas: cada item é cotado de 1 a 4,
indicando a nota mais baixa, baixa percepção de competência e a mais elevada,
elevada competência. Para cada sub-escala metade dos itens são formulados pela
positiva e a outra metade pela negativa.
A consistência interna (Alfa de Cronbach) da
escala total é de alfa=0,92, e a das sub-escalas varia entre 0,69 e 0,87, sendo
a da maioria das sub-escalas acima da 0,80. O quadro 4 mostra a correlação
entre as dimensões do MHI e as do Auto-Conceito.
Quadro 4.-Correlação
do HIE e suas dimensões, com a escala de Auto Conceito e suas sub-escalas
|
HIEA |
HIED |
HIEPC |
HIEAP |
HIELE |
HIEDIST |
HIEBESTAR |
HIETT |
MHI-5 |
ACTOTAL |
0,46 |
0,49 |
0,55 |
0,56 |
0,49 |
0,53 |
0,59 |
0,58 |
0,54 |
ACGERAL |
0,43 |
0,50 |
0,57 |
0,57 |
0,45 |
0,53 |
0,58 |
0,58 |
0,55 |
ACCRIATI |
0,23 |
0,21 |
0,26 |
0,34 |
0,14 |
0,25 |
0,31 |
0,28 |
0,27 |
ASACADE |
0,25 |
0,25 |
0,28 |
0,33 |
0,18 |
0,28 |
0,32 |
0,32 |
0,29 |
ACINTEL |
0,26 |
0,23 |
0,32 |
0,31 |
0,18 |
0,30 |
0,30 |
0,32 |
0,29 |
ACATLET |
0,26 |
0,21 |
0,21 |
0,23 |
0,15 |
0,24 |
0,23 |
0,25 |
0,24 |
ACAPAREN |
0,33 |
0,34 |
0,36 |
0,33 |
0,33 |
0,36 |
0,36 |
0,38 |
0,34 |
ACAMIZAD |
0,28 |
0,30 |
0,28 |
0,33 |
0,36 |
0,29 |
0,37 |
0,34 |
0,32 |
ACASOCIAL |
0,31 |
0,36 |
0,38 |
0,44 |
0,41 |
0,36 |
0,47 |
0,42 |
0,40 |
ACPAIS |
0,20 |
0,19 |
0,21 |
0,18 |
0,19 |
0,22 |
0,20 |
0,22 |
0,18 |
ACAMOR |
0,21 |
0,32 |
0,36 |
0,36 |
0,51 |
0,25 |
0,44 |
0,40 |
0,37 |
ACHUMOR |
0,04ns |
0,08* |
0,08* |
0,12& |
0,11& |
0,07ns |
0,12& |
0,10* |
0,09* |
ACMORAL |
0,08* |
0,08* |
0,16 |
0,11& |
0,17 |
0,11& |
0,13& |
0,13& |
0,09* |
*- p<0,05; &-p<0,01; ns- não
significativo; todos os resultados não assinalados exibem uma correlação com
significância estatística inferior a p<0,0001
HIEA- Ansiedade; HIED- Depressão; HIEPC-Perda de controlo emocional/ comportamenta; HIEAP- afecto positivo; HIELE- Laços emocionais; HIEDIST- Distress; HIEBESTAR- bem estar; HIETT- Escala Total
ACTOTAL - nota total de auto conceito; ACGERAL - auto conceito geral; ACCRIATI - auto conceito criatividade; ASACADE - auto conceito académico; ACINTEL - auto conceito inteligência; ACATLET - auto conceito atlético; ACAPAREN - auto conceito aparência; ACAMIZAD - auto conceito amizades; ACASOCIAL - auto conceito aceitação social; ACPAIS - auto conceito relação com pais; ACAMOR - auto conceito amor; ACHUMOR - auto conceito humor; ACMORAL - auto conceito moral
A inspecção do quadro mostra correlações
modestas (embora estatisticamente significativas) entre o Auto-Conceito e o
MHI. Tal permite confirmar que as duas escalas avaliam construtos diferentes
embora com forte associação. Verifica-se que o MHI-5 exibe valores semelhantes
ao MHI, o que pode significar, como já foi dito, redundância dos itens do MHI.
Auto-eficácia- - O questionário
escolhido, é a adaptação portuguesa (Ribeiro, 1995) do Self-Efficacy Scale de
Sherer, Maddux, Mercandante, Prentice-Dunn, Jacobs e Rogers (1982), que
constitui uma medida de auto-eficácia geral. Os autores desta escala defendem
que, apesar de a auto-eficácia ter sido conceptualizada como uma crença
específica de situação, há evidência que as experiências de mestria ou de
domínio pessoal, ao contribuirem para criar expectativas de sucesso em
situações específicas, se podem generalizar a outras situações. Assim, os
indivíduos com histórias numerosas e variadas de sucesso, possuiriam mais
expectativas de eficácia pessoal ou de auto-eficácia gerais do que indivíduos
com poucas experiências de sucesso. Bandura (1977), também admite que a
geralização é uma característica das expectativas de eficácia e afirma que
"algumas experiências (...) desencadeiam um sentido de eficácia mais
generalizado que vai bem para além da situação específica" (p.194).
As respostas ao questionário de 15 items, são
dadas numa escala tipo Lickert de sete pontos. As notas podem ser utilizadas
como um perfil das diferentes sub-escalas ou como uma nota global. A nota total
do questionário de Auto-Eficácia pode variar entre extremos de 15 e 105 pontos.
Quanto mais baixa a nota, menor a percepção de eficácia.
Após análise factorial da versão portuguesa
encontraram-se três factores que explicavam 57,7% da variância total. O
primeiro factor, iniciação e persistência (IP), inclui seis items, o segundo
factor, eficácia perante a adversidade (EPA), inclui cinco items; o terceiro
factor, eficácia social (ES), inclui quatro itens. A análise da consistência
interna, com recurso ao teste Alfa de Cronbach encontrou os seguintes valores
alfa=0,80 para o primeiro factor; de alfa=0,80 para o segundo factor e;
alfa=0,60 para o terceiro factor. O valor da consistência interna, para a
escala total foi de alfa=0,84. O quadro 5 mostra a correlação entre o MHI e o
MHI-5 e nota geral de Auto Eficácia e as respectivas dimensões.
Quadro.5.-Correlação
do HIE e suas dimensões, com a escala de auto-eficácia geral e suas dimensões
|
HIEA |
HIED |
HIEPC |
HIEAP |
HIELE |
HIEDIST |
HIEBESTAR |
HIETT |
MHI-5 |
AETOTAL |
0,38 |
0,46 |
0,50 |
0,53 |
0,39 |
0,47 |
0,54 |
0,52 |
0,49 |
AEPERSIST |
0,43 |
0,47 |
0,55 |
0,53 |
0,38 |
0,51 |
0,54 |
0,54 |
0,50 |
AEADVERS |
0,23 |
0,30 |
0,33 |
0,34 |
0,26 |
0,30 |
0,35 |
0,33 |
0,31 |
AESOCIAL |
0,23 |
0,29 |
0,26 |
0,36 |
0,26 |
0,26 |
0,36 |
0,32 |
0,31 |
Todos os resultados exibem uma correlação com
significância estatística inferior a p<0,0001
HIEA- Ansiedade; HIED- Depressão; HIEPC-Perda de controlo emocional/ comportamenta; HIEAP- afecto positivo; HIELE- Laços emocionais; HIEDIST- Distress; HIEBESTAR- bem estar; HIETT- Escala Total; MHI-5- forma reduzida do MHI
AETOTAL- auto eficácia total; AEPERSIST- iniciação e persistência; AEADVERS- eficácia perante a adversidade; AESOCIAL- eficácia social;
O que foi dito para a relação entre o MHI e o
MHI-5 e o Auto Conceito mantem-se verdadeiro para a Auto Eficácia
Percepção de saúde
A avaliação da Percepção de Saúde recorreu a
dois questionários: O questionário de Percepção Geral de Saúde e o questionário
de Manifestações Físicas de Mal-Estar
Percepção Geral de saúde - O questionário
utilizado resultou da adaptação do General Health Perception Battery do Rand's
Health Perceptions Study (Brook, Ware, Davies-Avery, Stewart, Donald,
Rogers, Williams e Johnston,1979). A adaptação portuguesa (Ribeiro, 1993)
inclui 18 itens, que se distribuem por quatro dimensões, e a resposta é dada
numa escala de Lickert de cinco pontos. Os quatro factores foram
encontrados através da Análise de Componentes Principais, numa solução
factorial com quatro factores que explicam 51,7% da variância total.
O primeiro factor,
"Percepção da Saúde Actual" (PSA); inclui nove itens e a consistência
interna, Alfa de Cronbach, é alfa=0,80; o segundo factor, "Percepção da
Saúde Passada" (PSP), inclui três itens com um alfa=0,70; o terceiro,
"Preocupação com a Saúde" (PS), inclui quatro itens com um alfa=0,64;
o quarto factor, "Atitude para com a ida ao Médico" (PSM), inclui
dois itens com um alfa=0,77. O Alfa de Cronbach para a escala total é de
alfa=0,72.
A correlação entre as dimensões
do MHI e as da Percepção Geral de Saúde geral e suas dimensões são apresentados
do quadro 6
Quadro 6 - Correlação entre o MHI e respectivas
dimensões, com o questionário de Percepção Geral de Saúde e respectivas
dimensões
|
HIEA |
HIED |
HIEPC |
HIEAP |
HIELE |
HIEDIST |
HIEBESTAR |
HIETT |
MHI-5 |
PSA |
0,52 |
0,51 |
0,52 |
0,47 |
0,32 |
0,55 |
0,47 |
0,55 |
0,51 |
PSP |
0,14 |
0,13& |
0,12& |
0,04ns |
0,06ns |
0,14 |
0,06ns |
0,12& |
0,10* |
PS |
0,003,ns |
-0,02ns |
-0,003ns |
-0,07ns |
-0,005ns |
-0,01ns |
-0,05ns |
-0,02ns |
-0,02ns |
PSM |
0,12& |
0,12& |
0,12& |
0,16 |
0,09* |
0,12 |
0,15 |
0,14 |
0,15 |
PSTOTAL |
0,45 |
0,42 |
0,43 |
0,36 |
0,26 |
0,46 |
0,37 |
0,45 |
0,42 |
*- p<0,05; &-p<0,01; ns- não
significativo; todos os resultados não assinalados exibem uma correlação com
significância estatística inferior a p<0,0001
HIEA- Ansiedade; HIED- Depressão; HIEPC-Perda de controlo emocional/ comportamenta; HIEAP- afecto positivo; HIELE- Laços emocionais; HIEDIST- Distress; HIEBESTAR- bem estar; HIETT- Escala Total
PSA -percepção da saúde actual; PSP -percepção da saúde passada; PS -preocupação com a saúde; PSM- atitude para com a ida ao médico; PSTOTAL- Resultado global do teste.
Os resultados mostram, correlações
estatisticamente significativas entre aos dois questionários e suas dimensões,
excepto para as dimensões de Preocupação Com a Saúde, e com relações baixas com
Percepção de Saúde Passada. Os itens constituintes da primeira dimensão são do
tipo "preocupo-me mais com a minha saúde do que as outras pessoas com a
sua", o que dado tratar-se de uma população jovem e saudável parece ser
uma preocupação longínqua, ou seja como não estão preocupados com a sua
história de saúde tal não parece associado à percepção de saúde mental.
O itens constituintes da Percepção de Saúde
Passada são do tipo, "nunca estive seriamente doente", o que tem
características semelhantes à dimensão anterior. É de supor que se a população
fosse mais idosa a associação entre dimensões teria uma expressão diferentes
para estas duas dimensões da Percepção Geral de Saúde
Quadro.7.-Correlação do HIE e suas dimensões,
com a escala de Sintomas Físicos de Mal Estar e respectivas sub-escalas
|
HIEA |
HIED |
HIEPC |
HIEAP |
HIELE |
HIEDIST |
HIEBESTAR |
HIETT |
MHI-5 |
MESN |
-0,63 |
-0,61 |
-0,59 |
-0,50 |
-0,29 |
-0,65 |
-0,48 |
-0,62 |
-0,59 |
MESR |
-0,14 |
-0,06ns |
-0,08* |
-0,08* |
-0,07ns |
-0,11& |
-0,08* |
-0,10& |
-0,08* |
MESM |
-0,26 |
-0,23 |
-0,21 |
-0,15 |
-0,06ns |
-0,25 |
-0,13& |
-0,22 |
-0,18 |
MESD |
-0,34 |
-0,33 |
-0,35 |
-0,25 |
-0,19 |
-0,36 |
-0,25 |
-0,33 |
-0,29 |
METT |
-0,53 |
-0,49 |
-0,48 |
-0,39 |
-0,24 |
-0,53 |
-0,38 |
-0,50 |
-0,45 |
*-p<0,05;&-p<0,01; ns- não significativo; todos os resultados não assinalados exibem uma correlação com significância estatística inferior a p<0,0001
HIEA- Ansiedade; HIED- Depressão; HIEPC-Perda de controlo emocional/ comportamenta; HIEAP- afecto positivo; HIELE- Laços emocionais; HIEDIST- Distress; HIEBESTAR- bem estar; HIETT- Escala Total
MESN- sistema nervoso; MESR- sistema respiratório; MESM- sistema muscular; METT- mal estar total
Verificam-se correlações estatisticamente
significativas entre quase todas as dimensões, e correlações com magnitude
elevada, principalmente entre as dimensões da HIE e a dimensão Sistema Nervoso
da escala de Sintomas Físicos de Mal Estar. Estas correlações apontam para que
a HIE mede as dimensões mentais privilegiadamente. De salientar que, e mais uma
vez, o MHI-5 tem uma expressão idêntica nomeadamente em magnitude à escala
total
CONCLUSÃO
A versão portuguesa da escala MHI e da MHI-5
apresentam estruturas semelhantes à versão original. Na composição da escala
total as dimensões negativas têm mais peso para a nota final embora constitua
um avanço relativamente às escalas tradicionais de avaliação da saúde mental. A
versão Portuguesa pode ser utilizada com a mesma propriedade com que foram
utilizadas as versões originais.
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INVENTÁRIO DE SAÚDE MENTAL
ABAIXO VAI ENCONTRAR UM CONJUNTO DE QUESTÕES ACERCA DO
MODO COMO SE SENTE NO DIA A DIA. RESPONDA A CADA UMA DELAS ASSINALANDO NUM DOS
RECTÂNGULOS POR BAIXO A RESPOSTA QUE MELHOR SE APLICA A SI.
1- QUANTO FELIZ E
SATISFEITO VOCÊ TEM ESTADO COM A SUA VIDA PESSOAL? |
|||||
Extremamente feliz, não pode haver pessoa mais feliz
ou satisfeita |
Muito feliz e satisfeito a maior parte do tempo |
Geralmente satisfeito e feliz |
Por vezes ligeiramente satisfeito, por vezes
ligeiramente infeliz |
Geralmente insatisfeito, infeliz |
Muito insatisfeito, e infeliz a maior parte do tempo |
2- DURANTE QUANTO
TEMPO SE SENTIU SÓ NO PASSADO MÊS? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
3- COM QUE
FREQUÊNCIA SE SENTIU NERVOSO OU APREENSIVO PERANTE COISAS QUE ACONTECERAM, OU
PERANTE SITUAÇÕES INESPERADAS, NO ÚLTIMO MÊS? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
4- DURANTE O MÊS
PASSADO COM QUE FREQUÊNCIA SENTIU QUE TINHA UM FUTURO PROMISSOR E CHEIO DE
ESPERANÇA? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
5- COM QUE
FREQUÊNCIA, DURANTE O ÚLTIMO MÊS, SENTIU QUE A SUA VIDA NO DIA A DIA ESTAVA
CHEIA DE COISAS INTERESSANTES? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
6- COM QUE
FREQUÊNCIA, DURANTE O ÚLTIMO MÊS, SE SENTIU RELAXADO E SEM TENSÃO? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
7- DURANTE O ÚLTIMO
MÊS, COM QUE FREQUÊNCIA SENTIU PRAZER NAS COISAS QUE FAZIA? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
8- DURANTE O ÚLTIMO
MÊS, TEVE ALGUMA VEZ RAZÃO PARA SE QUESTIONAR SE ESTARIA A PERDER A CABEÇA,
OU A PERDER O CONTROLO SOBRE OS SEUS ACTOS, AS SUAS PALAVRAS, OS SEUS,
PENSAMENTOS, SENTIMENTOS OU MEMÓRIA? |
|||||
Não, nunca |
Talvez um pouco |
Sim, mas não o suficiente para ficar preocupado com
isso |
Sim, e fiquei um bocado preocupado |
Sim, e isso preocupa-me |
Sim, e estou muito preocupado com isso |
9- SENTIU-SE
DEPRIMIDO DURANTE O ÚLTIMO MÊS? |
||||
Sim, até ao ponto de não me interessar por nada
durante dias |
Sim, muito deprimido quase todos os dias |
Sim, deprimido muitas vezes |
Sim, por vezes sinto-me um pouco deprimido |
Não, nunca me sinto deprimido |
10- DURANTE O
ÚLTIMO MÊS, QUANTAS VEZES SE SENTIU AMADO E QUERIDO? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte das vezes |
Algumas vezes |
Muito poucas vezes |
Nunca |
11- DURANTE QUANTO
TEMPO, NO MÊS PASSADO SE SENTIU MUITO NERVOSO? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
12- DURANTE O
ÚLTIMO MÊS, COM QUE FREQUÊNCIA ESPERAVA TER UM DIA INTERESSANTE AO
LEVANTAR-SE? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
13- NO ÚLTIMO MÊS,
DURANTE QUANTO TEMPO SE SENTIU TENSO E IRRITADO? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
14- DURANTE O
ÚLTIMO MÊS SENTIU QUE CONTROLAVA PERFEITAMENTE O SEU COMPORTAMENTO,
PENSAMENTO, EMOÇÕES E SENTIMENTOS? |
|||||
Sim, completamente |
Sim, geralmente |
Sim, penso que sim |
Não muito bem |
Não e ando um pouco perturbado por isso |
Não, e ando muito perturbado por isso |
15 DURANTE O ÚLTIMO
MÊS, COM QUE FREQUÊNCIA SENTIU AS MÃOS A TREMER QUANDO FAZIA ALGUMA COISA? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
16- DURANTE O
ÚLTIMO MÊS, COM QUE FREQUÊNCIA SENTIU QUE NÃO TINHA FUTURO, QUE NÃO TINHA
PARA ONDE ORIENTAR A SUA VIDA? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
17- DURANTE QUANTO
TEMPO, NO MÊS QUE PASSOU, SE SENTIU CALMO E EM PAZ? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
18- DURANTE QUANTO
TEMPO, NO MÊS QUE PASSOU, SE SENTIU EMOCIONALMENTE ESTÁVEL? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
19- DURANTE QUANTO
TEMPO, NO MÊS QUE PASSOU, SE SENTIU TRISTE E EM BAIXO? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
20- COM QUE
FREQUÊNCIA, NO MÊS PASSADO SE SENTIU COMO SE FOSSE CHORAR? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
21- DURANTE O
ÚLTIMO MÊS, COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ SENTIU QUE AS OUTRAS PESSOAS SE SENTIRIAM
MELHOR SE VOCÊ NÃO EXISTISSE? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
22- QUANTO TEMPO,
DURANTE O ÚLTIMO MÊS, SE SENTIU CAPAZ DE RELAXAR SEM DIFICULDADE? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
23 NO ÚLTIMO MÊS,
DURANTE QUANTO TEMPO SENTIU QUE AS SUAS RELAÇÕES AMOROSAS ERAM TOTAL OU
COMPLETAMENTE SATISFATÓRIAS? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
24- COM QUE
FREQUÊNCIA, DURANTE O ÚLTIMO MÊS, SENTIU QUE TUDO ACONTECIA AO CONTRÁRIO DO
QUE DESEJAVA? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
25- DURANTE O
ÚLTIMO MÊS, QUÃO INCOMODADO É QUE VOCÊ SE SENTIU DEVIDO AO NERVOSO? |
|||||
Extremamente, ao ponto de não poder fazer as coisas
que devia |
Muito incomodado |
Um pouco incomodado pelos meus nervos |
Algo incomodado, o suficiente para que desse por isso |
Apenas de forma muito ligeira |
Nada incomodado |
26- NO MÊS QUE
PASSOU, DURANTE QUANTO TEMPO SENTIU QUE A SUA VIDA ERA UMA AVENTURA
MARAVILHOSA? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
27- DURANTE QUANTO
TEMPO, DURANTE O MÊS QUE PASSOU, SE SENTIU TRISTE E EM BAIXO, DE TAL MODO QUE
NADA O CONSEGUIA ANIMAR? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
28- DURANTE O
ÚLTIMO MÊS, ALGUMA VEZ PENSOU EM ACABAR COM A VIDA? |
||||
Sim, muitas vezes |
Sim, algumas vezes |
Sim, umas poucas de vezes |
Sim, uma vez |
Não, nunca |
29- NO ÚLTIMO MÊS,
DURANTE QUANTO TEMPO SE SENTIU, CANSADO INQUIETO E IMPACIENTE? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
30- NO ÚLTIMO MÊS,
DURANTE QUANTO TEMPO SE SENTIU RABUGENTO OU DE MAU HUMOR? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
31- DURANTE QUANTO
TEMPO, NO ÚLTIMO MÊS, SE SENTIU ALEGRE, ANIMADO E BEM DISPOSTO? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
32 -DURANTE O
ÚLTIMO MÊS, COM QUE FREQUÊNCIA SE SENTIU CONFUSO OU PERTURBADO? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
Frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
33- DURANTE O
ÚLTIMO MÊS SENTIU-SE ANSIOSO OU PREOCUPADO? |
|||||
Sim, extremamente, ao pouco de ficar doente ou quase |
Sim, muito |
Sim, um pouco |
Sim, o suficiente para me incomodar |
Sim, de forma muito ligeira |
Não. De maneira nenhuma |
34- NO O ÚLTIMO MÊS
DURANTE QUANTO TEMPO SE SENTIU UMA PESSOA FELIZ? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
A maior parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca |
35- COM QUE
FREQUÊNCIA DURANTE O ÚLTIMO MÊS, SE SENTIU COM DIFICULDADE EM SE MANTER
CALMO? |
|||||
Sempre |
Com muita frequência |
Frequentemente |
Com pouca frequência |
Quase nunca |
Nunca |
36- NO ÚLTIMO MÊS,
DURANTE QUANTO TEMPO SE SENTIU ESPIRITUALMENTE EM BAIXO? |
|||||
Sempre |
Quase sempre |
Uma boa parte do tempo |
Durante algum tempo |
Quase nunca |
Nunca acordo com a sensação de descansado |
37- COM QUE
FREQUÊNCIA DURANTE O ÚLTIMO MÊS, ACORDOU DE MANHÃ SENTINDO-SE FRESCO E REPOUSADO? |
|||||
Sempre, todos os dias |
Quase todos os dias |
Frequentemente |
Algumas vezes, mas normalmente não |
Quase nunca |
Nunca |
38- DURANTE O
ÚLTIMO MÊS, ESTEVE, OU SENTIU-SE DEBAIXO DE GRANDE PRESSÃO OU STRESS? |
|||||
Sim, quase a ultrapassar os meus limites |
Sim, muita pressão |
Sim, alguma, mais do que o costume |
Sim, alguma, como de costume |
Sim, um pouco |
Não, nenhuma |