ADAPTAÇÃO DO SPORT COMPETITION ANXIETY TEST

PARA CRIANÇAS À POPULAÇÃO PORTUGUESA

José Luis Pais Ribeiro

FPCE-Uporto; ISPA-Lisboa: HGSA-Porto

 

INTRODUÇÃO

A ansiedade em competição desportiva é uma das variáveis psicológicas mais conhecidas e com mais efeitos, quer positivos, quer negativos, no rendimento dos atletas. A hipótese do U invertido postula que níveis moderados de excitação conduzem a uma realização superior quando comparados com níveis extremados (quer altos, quer baixos) Lowe (1973).

Roberts, Spink e Pemberton (1986) referem que a revisão de investigação com atletas de alta competição de vários desportos, concluiu não existir evidência consistente e válida, entre a ansiedade-estado dos atletas e dos não-atletas. Ainda segundo estes autores as investigações mais promissoras têm assumido que a ansiedade é, provavelmente, mais específica da situação do que um traço global subjacente a todas as situações. Com base neste pressuposto Martens desenvolveu um questionário para medir a ansiedade traço na competição no contexto específico do desporto. Esse instrumento é conhecido por Sport Competition Anxiety Test form C (SCAT-C) ou Illinois Competition Questionnaire (Martens, 1977) (apresentado em anexo).

Os investigadores, usando O SCAT verificaram que os indivíduos com níveis mais elevados de ansiedade traço tinham, maior probabilidade de ter maior ansiedade estado em situações desportivas específicas.

A ansiedade não afecta todos os indivíduos do mesmo modo, e a realização desportiva também não é afectada do mesmo modo por todos os indivíduos nas mesmas tarefas. Cada indivíduo tem diferentes níveis óptimos de ansiedade para cada tarefa. Torna-se, então, necessário identificar para cada indivíduo qual é o nível de ansiedade com o qual consegue a realização óptima.

Martens (1977) adaptando os trabalhos de Spielberger desenvolveu o SCAT destinado a medir a ansiedade. Os investigadores, recorrendo a medidas gerais de avaliação de ansiedade não conseguiram encontrar diferenças entre a ansiedade antes da competição e a ansiedade antes da época desportiva começar, ou entre competições de diferente importância desportiva (Morgan, 1970). 

O SCAT-C (como o SCAT-A) tem por base a concepção e distinção feita por Spielberger (1966) acerca da ansiedade-estado versus ansiedade-traço. Este definia ansiedade-estado como o estado emocional existente no momento e caracterizado por apreensão e tensão. Ansiedade-traço foi definida como a predisposição para perceber certas situações como ameaçadoras e responder a elas com níveis variados de ansiedade-estado. Deste modo a ansiedade-traço torna-se dominante porque condiciona a ansiedade-estado emergente.

As versões dos questionários produzidas por Spielberger para avaliação dos seus constructos foram utilizadas por inúmeros investigadores para avaliar a resposta de atletas em situação de prática desportiva competitiva. Da inúmera investigação realizada concluiu-se que não havia diferenças entre praticantes e não praticantes desportivos, e entre atletas de vários níveis, quanto à ansiedade traço.

Deste modo iniciou-se a investigação, que se mostrou prometedora, que assumia que a ansiedade era específica da situação em vez de um traço global comum a todas as situações.

O presente estudo propõe-se investigar as respostas de atletas de alta competição ao inventário produzido por Martens (1977). A amostra representa um número elevado de praticantes deste nível. Deve-se notar que, por serem praticantes da alto nível são em número reduzido. Quando se estuda de populações especiais que, por o serem, são em pequeno número, os processos de adaptação dos instrumentos de avaliação devem ser vistos com alguma prudência. Na realidade este tipo de instrumentos não se destina à população total. Estudos futuros devem ser feitos com praticantes do mesmo nível pertencentes a outras modalidades desportivas. Deve no entanto considerar-se que as diferentes exigências feitas por desportos diferentes são capazes de exigir, em média, níveis de ansiedade que variam entre desportos.

 

MATERIAL E MÉTODOS

Amostra

A amostra consiste nos melhores atletas de basquetebol, entre os 11 e os 14 anos, que praticavam este desporto nos clubes da área do Grande Porto, e que, por isso, tinham sido seleccionados para um estágio de basquetebol que se realizou nas férias da Páscoa. Íncluía 78 indivíduos das idades referidas, do sexo masculino, que estavam incluídos num grupo mais vasto que não participou por terem mais de 14 anos.

O estágio incluía vários tipos de actividades, a maior parte realizada no campo de basquetebol, e incluía também actividades de sala que visavam a orientação desportiva, ou seja, onde os indivíduos, em pequenos grupos, discutiam aspectos da sua vida relacionados com a prática desportiva, assim como as suas expectativas e as suas intenções quanto ao seu futuro desportivo. A discussão sobre o futuro desportivo pretendia integrar esta prática na carreira do indivíduo, nomeadamente optimizar a sua relação com a vida escolar social e familiar, não só no presente como no futuro.

 

Material

O SCAT-C é uma forma destinada a indivíduos dos 10 aos 14 anos de idade. Existe uma forma A destinada a adultos com 15 e mais anos (ou nível de leitura de 15 anos). É uma escala de ansiedade traço destinada a medir a predisposição para os indivíduos responderem com vários de ansiedade estado em situações de prática de desportos de competição.

O questionário é de auto-preenchimento e pode ser preenchido tanto individualmente como em grupo. As instruções para o preenchimento vêm impressas na folha com as perguntas, assim como o espaço para assinalar as respostas.

Como as perguntas do questionário têm uma elevada validade facial ou aparente, inclui cinco itens espúrios que visam disfarçar a evidência aparente das perguntas e evitar o enviesamento das respostas. Estas cinco questões não são cotadas. Pela mesma razão o questionário é apresentado com um nome que não expresse o conteúdo avaliado (Illinois Competition Questionnaire) Questionário de Competição de Ilinois em vez de SCAT-C.

O aspecto mais importante, que deve ser salientado quando se apresenta o questionário é que o indivíduo responda a cada item de acordo com o modo como se sente geralmente em situações de competição desportiva.

O examinador deverá responder às questões de modo a esclarecer ou reiterar as instruções, e não deve fornecer nenhumas indicações acerca do objectivo do questionário. No final deverá verificar se o indivíduo respondeu a todos os itens.

Como se trata de um questionário de auto-preenchimento que não põe questões de realização. Qualquer sítio com condições mínimas pode ser utilizado. Não há limite de tempo estipulado para a aplicação, mas o preenchimento do questionário demora cerca de cinco minutos.

Os itens referidos são cotados do seguinte modo: Itens não cotados: 1, 4, 7, 10, 13; Itens cotados como: Raramente =1; Algumas vezes =2; Frequentemente = 3 - itens 2, 3, 5, 8, 9, 12, 14, e 15. Itens cotados como: Raramente =3; Algumas vezes =2; Frequentemente = 1 - itens 6 e 11. O valor de cada item assim encontrado é somado para fornecer uma nota final única. Se o indivíduo não assinalar um item, o valor total pode ser encontrado por uma regra de três simples: se em 9 itens tem resultado “x”, em 10 teria “y”.

 

Procedimento

Durante o período do dia em que as actividades se realizaram em sala, e durante o trabalho programado para este contexto, os sujeitos foram convidados a preencher o questionário. Foi-lhes dada a informação de que as respostas eram confidenciais e que só o investigador principal teria acesso a elas. Foram ainda informados que poderiam não responder ao questionário caso achassem que não o deviam fazer. Todos aceitaram participar. O preenchimento foi feito colectivamente.

RESULTADOS

As características da amostra, todos estudantes, estão descritas no quadro 1.

Quadro 1

Idade, número de sujeitos da amostra e percentagem de alunos que

durante o seu percurso escolar tiveram reprovações

 

idade

Nº de sujeitos

nº e % de reprovações

11

14

0 - 0%

12

24

7 -29,16%

13

16

2 - 12,50%

14

24

8 - 33,33%

TOTAL

78

17 - 21,79%

 

A prática desportiva destes sujeitos é frequentemente um bom meio de motivação para a realização escolar. Eles afirmaram que os seus pais lhes diziam que, caso tivessem notas baixas, a sua prática desportiva ficaria comprometida. Por essa razão não é de admirar que os seus resultados escolares sejam superiores aos da população da mesma idade.

O quadro 2 mostra a distribuição das respostas aos item assim como a média e desvio padrão.

 

 Quadro 2

Características das respostas aos itens:

variação, média e desvio padrão

 

range

media

D.P

2

1-2

2,17

0,69

3

1-3

1,1

0,31

5

1-3

2,15

0,72

6

1-3

2,34

0,71

8

1-3

1,24

0,51

9

1-3

1,71

0,75

11

1-3

2,32

0,69

12

1-3

1,71

0,64

14

1-3

1,85

0,71

15

1-3

1,59

0,61

 

O item 2 tem uma variação limitada das respostas visto ninguém ter assinalado a resposta 3. A maioria dos itens tem uma média próxima da resposta central embora uma distribuição normal das respostas não seja esperada nem importante em inventários deste tipo.

O quadro 3 mostra os valores das médias para a amostra portuguesa e no estudo de Martens (1977).

 

Quadro 3

 

Média e desvio padrão da amostra portuguesa e da amostra americana

 

 

M

DP

Port (N= 78)

16,93

3,83

Americ, ( N =1078)

19,22

4,62

 

Os valores da amostra portuguesa são mais baixos do que os da amostra americana, tanto em termos de média como de variância. Aspectos de ordem cultural, relacionados com a tradução e do significado de cada item para cada uma das culturas podem justificar essas diferenças.

Procedemos à análise da contribuição de cada um dos 10 itens que compõem o questionário para o resultado total. Fizemo-lo de duas maneiras distintas, primeiro através da correlação de cada item com o somatório total da escala (com o item incluído nessa soma), e depois inspeccionámos o Alfa de Cronbach do conjunto dos 10 itens e de como seria esse alfa se cada item não entrasse na equação. Os resultados são apresentados no quadro 4.


Quadro 4

                        Correlação e alfa de Cronbach dos itens

 

correlação entre cada item e resultado total

Alfa de Cronbach total, e sem cada item na equação

total

--

0,79

2

0,30

0,79

3

0,53

0,78

5

0,44

0,79

6

0,79

0,73

8

0,57

0,77

9

0,59

0,77

11

0,69

0,75

12

0,76

0,74

14

0,62

0,76

15

0,49

0,78

 

A análise do quadro 4 mostra que o valor do alfa de Cronbach varia pouco com a retirada de qualquer dos itens do questionário. Os itens que, se retirados, aumentam o alfa, são os que explicam melhor a variância do resultado total do inventário.

De seguida inspeccionámos a distribuição factorial dos itens. Utilizámos como critério terem uma carga factorial igual ou superior a 0,40 e um valor discriminativo, ou seja, a diferença entre a carga factorial de um item e a carga nos restantes factores fosse superior a 0,15. Como mostra o quadro 5 a maioria dos itens satura o primeiro factor com uma carga acima de 0,40. Somente o item 2 não alcança uma cara factorial de 0,40. O primeiro factor explica a maioria da variância do conjunto dos três factores, e os três em conjunto explicam cerca de 60 por cento da variância total. O índice de discriminação definido como critério apenas não se manifesta para o item 14. Salientamos no entanto que o SCAT é um inventário e que se trata de uma variável emergente ao invés de uma variável latente. Assim, sendo não é esperado nem importante, que o Alfa de Cronbach seja elevado embora o Alfa encontrado nesta investigação tenha um valor aceitável.

 

 


Quadro 5

 

Distribuição factorial dos itens com carga por factor acima de

0,40 e discriminação entre factores acima de 0,15

 

itens

factor 1

factor 2

factor 3

2

 

 

-0,39

3

 

 

0,63

5

 

 

0,81

6

0,83

 

 

8

0,58

 

 

9

0,68

 

 

11

0,76

 

 

12

0,74

 

 

14

0,45

0,46

 

15

 

0,68

 

variância

36,5

12,1

10,3

 

DISCUSSÃO

O questionário parece ser útil para esta população especial que é a população que pratica desporto a nível de alta competição. No entanto o questionário precisa de continuar a ser estudado.

Dado que o nível de ansiedade adequado para a melhor prestação desportiva varia de atleta para atleta, este questionário torna-se um instrumento útil para identificar os níveis óptimos de ansiedade para o psicólogo desportivo e o treinador poderem ajudar o atleta a encontrar o seu nível óptimo de realização.

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Lowe, R. (1973). Stress arousal, and task performance of little League baseball players. Unpublished doctoral dissertation, University of Illinois at Urbana-Champaign.

Martens, R. (1977). Sport Competition Anxiety Test. Champaign, Illinois: Human Kinetics Publishers, Inc.

Morgan, W. (1970). Pré-match anxiety in a group of college wrestlers. International Journal of Sport Psychology,1,7-13

Spielberger, C. (1966). Anxiety and behavior. New York: Academic Press

Roberts, G., Spink, K., & Pemberton, C. (1986). Learning experience in sport psychology. Champaign, Illinois: Human Kinetics Publishers, Inc.

 

 


Anexo

QUESTIONÁRIO DE COMPETIÇÃO DE ILINOIS

Queremos saber como te sentes em competição. Tu sabes o que é a competição. Todos nós competimos. Tentamos fazer melhor do o nosso irmão, irmã ou amigo em qualquer coisa. Tentamos fazer mais pontos num jogo. Tentamos ter a melhor nota na escola. Todos nós competimos em desportos ou outros jogos. Em baixo estão algumas afirmações acerca do modo como os rapazes e as raparigas se sentem quando participam em competição. Lê cada afirmação e decide se tu RARAMENTE ( R ), ALGUMAS VEZES (AV), ou FREQUENTEMENTE (F), te sentes dessa maneira quando participas em competição.

 

R

AV

F

1- Competir contra outras pessoas é agradável

1

2

3

2- Antes de competir sinto-me mal disposto

1

2

3

3- Antes de competir preocupo-me se não vou conseguir fazer tudo bem

1

2

3

4- Em competição sou um bom desportista

1

2

3

5- Quando estou em competição sinto-me preocupado com os erros que posso cometer

1

2

3

6- Antes de competir sinto-me calmo

1

2

3

7- Definir um objectivo é importante em competição

1

2

3

8- Antes de uma competição fico com uma impressão esquisita no estômago

1

2

3

9- Mesmo antes de uma competição sinto o meu coração bater mais depressa do que o costume

1

2

3

10- Eu gosto de competir em desportos que exigem muito esforço físico

1

2

3

11- Antes de competir sinto-me descontraído

1

2

3

12- Antes de competir sinto-me nervoso

1

2

3

13- Os desportos de equipa são mais excitantes do que os desportos individuais

1

2

3

14- Eu fico nervoso enquanto estou à espera para começar a competição

1

2

3

15- Antes de competir normalmente sinto-me tenso

1

2

3

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO