ADAPTAÇÃO DO SPORT COMPETITION ANXIETY TEST
PARA CRIANÇAS À POPULAÇÃO PORTUGUESA
José Luis Pais Ribeiro
FPCE-Uporto; ISPA-Lisboa: HGSA-Porto
INTRODUÇÃO
A ansiedade em competição desportiva é uma das variáveis psicológicas
mais conhecidas e com mais efeitos, quer positivos, quer negativos, no
rendimento dos atletas. A hipótese do U invertido postula que níveis moderados
de excitação conduzem a uma realização superior quando comparados com níveis
extremados (quer altos, quer baixos) Lowe (1973).
Roberts, Spink e Pemberton (1986) referem que a revisão de investigação
com atletas de alta competição de vários desportos, concluiu não existir
evidência consistente e válida, entre a ansiedade-estado dos atletas e dos
não-atletas. Ainda segundo estes autores as investigações mais promissoras têm
assumido que a ansiedade é, provavelmente, mais específica da situação do que
um traço global subjacente a todas as situações. Com base neste pressuposto
Martens desenvolveu um questionário para medir a ansiedade traço na competição
no contexto específico do desporto. Esse instrumento é conhecido por Sport
Competition Anxiety Test form C (SCAT-C) ou Illinois Competition Questionnaire
(Martens, 1977) (apresentado em anexo).
Os investigadores, usando O SCAT verificaram que os indivíduos com
níveis mais elevados de ansiedade traço tinham, maior probabilidade de ter
maior ansiedade estado em situações desportivas específicas.
A ansiedade não afecta todos os indivíduos do mesmo modo, e a
realização desportiva também não é afectada do mesmo modo por todos os
indivíduos nas mesmas tarefas. Cada indivíduo tem diferentes níveis óptimos de
ansiedade para cada tarefa. Torna-se, então, necessário identificar para cada
indivíduo qual é o nível de ansiedade com o qual consegue a realização óptima.
Martens (1977) adaptando os trabalhos de Spielberger desenvolveu o SCAT
destinado a medir a ansiedade. Os investigadores, recorrendo a medidas gerais
de avaliação de ansiedade não conseguiram encontrar diferenças entre a
ansiedade antes da competição e a ansiedade antes da época desportiva começar,
ou entre competições de diferente importância desportiva (Morgan, 1970).
O SCAT-C (como o SCAT-A) tem por base a concepção e distinção feita por
Spielberger (1966) acerca da ansiedade-estado versus ansiedade-traço. Este definia ansiedade-estado como o estado
emocional existente no momento e caracterizado por apreensão e tensão.
Ansiedade-traço foi definida como a predisposição para perceber certas
situações como ameaçadoras e responder a elas com níveis variados de
ansiedade-estado. Deste modo a ansiedade-traço torna-se dominante porque
condiciona a ansiedade-estado emergente.
As versões dos questionários produzidas por Spielberger para avaliação
dos seus constructos foram utilizadas por inúmeros investigadores para avaliar
a resposta de atletas em situação de prática desportiva competitiva. Da inúmera
investigação realizada concluiu-se que não havia diferenças entre praticantes e
não praticantes desportivos, e entre atletas de vários níveis, quanto à ansiedade
traço.
Deste
modo iniciou-se a investigação, que se mostrou prometedora, que assumia que a
ansiedade era específica da situação em vez de um traço global comum a todas as
situações.
O presente estudo propõe-se investigar as respostas de atletas de alta
competição ao inventário produzido por Martens (1977). A amostra representa um
número elevado de praticantes deste nível. Deve-se notar que, por serem
praticantes da alto nível são em número reduzido. Quando se estuda de
populações especiais que, por o serem, são em pequeno número, os processos de
adaptação dos instrumentos de avaliação devem ser vistos com alguma prudência.
Na realidade este tipo de instrumentos não se destina à população total.
Estudos futuros devem ser feitos com praticantes do mesmo nível pertencentes a
outras modalidades desportivas. Deve no entanto considerar-se que as diferentes
exigências feitas por desportos diferentes são capazes de exigir, em média,
níveis de ansiedade que variam entre desportos.
MATERIAL E MÉTODOS
Amostra
A amostra consiste nos melhores atletas de basquetebol, entre os 11 e
os 14 anos, que praticavam este desporto nos clubes da área do Grande Porto, e
que, por isso, tinham sido seleccionados para um estágio de basquetebol que se
realizou nas férias da Páscoa. Íncluía 78 indivíduos das idades referidas, do
sexo masculino, que estavam incluídos num grupo mais vasto que não participou
por terem mais de 14 anos.
O estágio incluía vários tipos de actividades, a maior parte realizada
no campo de basquetebol, e incluía também actividades de sala que visavam a
orientação desportiva, ou seja, onde os indivíduos, em pequenos grupos,
discutiam aspectos da sua vida relacionados com a prática desportiva, assim
como as suas expectativas e as suas intenções quanto ao seu futuro desportivo.
A discussão sobre o futuro desportivo pretendia integrar esta prática na
carreira do indivíduo, nomeadamente optimizar a sua relação com a vida escolar
social e familiar, não só no presente como no futuro.
Material
O SCAT-C é uma forma destinada a indivíduos dos 10 aos 14 anos de
idade. Existe uma forma A destinada a adultos com 15 e mais anos (ou nível de
leitura de 15 anos). É uma escala de ansiedade traço destinada a medir a
predisposição para os indivíduos responderem com vários de ansiedade estado em
situações de prática de desportos de competição.
O questionário é de auto-preenchimento e pode ser preenchido tanto
individualmente como em grupo. As instruções para o preenchimento vêm impressas
na folha com as perguntas, assim como o espaço para assinalar as respostas.
Como as perguntas do questionário têm uma elevada validade facial ou
aparente, inclui cinco itens espúrios que visam disfarçar a evidência aparente
das perguntas e evitar o enviesamento das respostas. Estas cinco questões não
são cotadas. Pela mesma razão o questionário é apresentado com um nome que não
expresse o conteúdo avaliado (Illinois
Competition Questionnaire) Questionário de Competição de Ilinois em vez de
SCAT-C.
O aspecto mais importante,
que deve ser salientado quando se apresenta o questionário é que o
indivíduo responda a cada item de acordo com o modo como se sente geralmente
em situações de competição desportiva.
O examinador deverá responder às questões de modo a esclarecer ou
reiterar as instruções, e não deve fornecer nenhumas indicações acerca do
objectivo do questionário. No final deverá verificar se o indivíduo respondeu a
todos os itens.
Como se trata de um questionário de auto-preenchimento que não põe
questões de realização. Qualquer sítio com condições mínimas pode ser
utilizado. Não há limite de tempo estipulado para a aplicação, mas o
preenchimento do questionário demora cerca de cinco minutos.
Os itens referidos são cotados do seguinte modo: Itens não cotados: 1,
4, 7, 10, 13; Itens cotados como: Raramente =1; Algumas vezes =2;
Frequentemente = 3 - itens 2, 3, 5, 8, 9, 12, 14, e 15. Itens cotados como:
Raramente =3; Algumas vezes =2; Frequentemente = 1 - itens 6 e 11. O valor de
cada item assim encontrado é somado para fornecer uma nota final única. Se o
indivíduo não assinalar um item, o valor total pode ser encontrado por uma
regra de três simples: se em 9 itens tem resultado “x”, em 10 teria “y”.
Procedimento
Durante o período do dia em que as actividades se realizaram em sala, e
durante o trabalho programado para este contexto, os sujeitos foram convidados
a preencher o questionário. Foi-lhes dada a informação de que as respostas eram
confidenciais e que só o investigador principal teria acesso a elas. Foram
ainda informados que poderiam não responder ao questionário caso achassem que
não o deviam fazer. Todos aceitaram participar. O preenchimento foi feito
colectivamente.
RESULTADOS
As características
da amostra, todos estudantes, estão descritas no quadro 1.
Quadro 1
Idade, número de sujeitos da
amostra e percentagem de alunos que
durante o seu percurso
escolar tiveram reprovações
idade |
Nº de sujeitos |
nº e % de reprovações |
11 |
14 |
0 - 0% |
12 |
24 |
7 -29,16% |
13 |
16 |
2 - 12,50% |
14 |
24 |
8 - 33,33% |
TOTAL |
78 |
17 - 21,79% |
A prática desportiva destes sujeitos é frequentemente um bom meio de
motivação para a realização escolar. Eles afirmaram que os seus pais lhes
diziam que, caso tivessem notas baixas, a sua prática desportiva ficaria
comprometida. Por essa razão não é de admirar que os seus resultados escolares
sejam superiores aos da população da mesma idade.
O quadro 2 mostra a distribuição das respostas aos item assim como a
média e desvio padrão.
Quadro 2
Características das
respostas aos itens:
variação, média e desvio
padrão
|
range |
media |
D.P |
2 |
1-2 |
2,17 |
0,69 |
3 |
1-3 |
1,1 |
0,31 |
5 |
1-3 |
2,15 |
0,72 |
6 |
1-3 |
2,34 |
0,71 |
8 |
1-3 |
1,24 |
0,51 |
9 |
1-3 |
1,71 |
0,75 |
11 |
1-3 |
2,32 |
0,69 |
12 |
1-3 |
1,71 |
0,64 |
14 |
1-3 |
1,85 |
0,71 |
15 |
1-3 |
1,59 |
0,61 |
O item 2 tem uma variação limitada das respostas visto ninguém ter
assinalado a resposta 3. A maioria dos itens tem uma média próxima da resposta
central embora uma distribuição normal das respostas não seja esperada nem
importante em inventários deste tipo.
O quadro 3 mostra os valores das médias para a amostra portuguesa e no
estudo de Martens (1977).
Quadro 3
Média e desvio padrão da
amostra portuguesa e da amostra americana
|
M |
DP |
Port (N= 78) |
16,93 |
3,83 |
Americ, ( N =1078) |
19,22 |
4,62 |
Os valores da amostra portuguesa são mais baixos do que os da amostra
americana, tanto em termos de média como de variância. Aspectos de ordem
cultural, relacionados com a tradução e do significado de cada item para cada
uma das culturas podem justificar essas diferenças.
Procedemos à análise da contribuição de cada um dos 10 itens que
compõem o questionário para o resultado total. Fizemo-lo de duas maneiras
distintas, primeiro através da correlação de cada item com o somatório total da
escala (com o item incluído nessa soma), e depois inspeccionámos o Alfa de
Cronbach do conjunto dos 10 itens e de como seria esse alfa se cada item não
entrasse na equação. Os resultados são apresentados no quadro 4.
Quadro 4
Correlação e alfa de Cronbach dos itens
|
correlação entre cada item e resultado total |
Alfa de Cronbach total, e sem cada item na equação |
total |
-- |
0,79 |
2 |
0,30 |
0,79 |
3 |
0,53 |
0,78 |
5 |
0,44 |
0,79 |
6 |
0,79 |
0,73 |
8 |
0,57 |
0,77 |
9 |
0,59 |
0,77 |
11 |
0,69 |
0,75 |
12 |
0,76 |
0,74 |
14 |
0,62 |
0,76 |
15 |
0,49 |
0,78 |
A análise do quadro
4 mostra que o valor do alfa de Cronbach varia pouco com a retirada de qualquer
dos itens do questionário. Os itens que, se retirados, aumentam o alfa, são os
que explicam melhor a variância do resultado total do inventário.
De seguida
inspeccionámos a distribuição factorial dos itens. Utilizámos como critério
terem uma carga factorial igual ou superior a 0,40 e um valor discriminativo,
ou seja, a diferença entre a carga factorial de um item e a carga nos restantes
factores fosse superior a 0,15. Como mostra o quadro 5 a maioria dos itens
satura o primeiro factor com uma carga acima de 0,40. Somente o item 2 não
alcança uma cara factorial de 0,40. O primeiro factor explica a maioria da
variância do conjunto dos três factores, e os três em conjunto explicam cerca
de 60 por cento da variância total. O índice de discriminação definido como critério
apenas não se manifesta para o item 14. Salientamos no entanto que o SCAT é um
inventário e que se trata de uma variável emergente ao invés de uma variável
latente. Assim, sendo não é esperado nem importante, que o Alfa de Cronbach
seja elevado embora o Alfa encontrado nesta investigação tenha um valor
aceitável.
Quadro 5
Distribuição
factorial dos itens com carga por factor acima de
0,40 e discriminação
entre factores acima de 0,15
itens |
factor 1 |
factor 2 |
factor 3 |
2 |
|
|
-0,39 |
3 |
|
|
0,63 |
5 |
|
|
0,81 |
6 |
0,83 |
|
|
8 |
0,58 |
|
|
9 |
0,68 |
|
|
11 |
0,76 |
|
|
12 |
0,74 |
|
|
14 |
0,45 |
0,46 |
|
15 |
|
0,68 |
|
variância |
36,5 |
12,1 |
10,3 |
DISCUSSÃO
O questionário parece ser útil para esta população especial que é a
população que pratica desporto a nível de alta competição. No entanto o questionário
precisa de continuar a ser estudado.
Dado que o nível de
ansiedade adequado para a melhor prestação desportiva varia de atleta para
atleta, este questionário torna-se um instrumento útil para identificar os
níveis óptimos de ansiedade para o psicólogo desportivo e o treinador poderem
ajudar o atleta a encontrar o seu nível óptimo de realização.
BIBLIOGRAFIA
Lowe, R. (1973). Stress arousal, and task performance of little
League baseball players. Unpublished doctoral dissertation, University
of Illinois at Urbana-Champaign.
Martens, R. (1977). Sport Competition Anxiety Test. Champaign, Illinois: Human Kinetics
Publishers, Inc.
Morgan, W. (1970). Pré-match anxiety in a group of
college wrestlers. International Journal
of Sport Psychology,1,7-13
Spielberger, C. (1966). Anxiety and behavior. New York: Academic Press
Roberts, G., Spink, K., & Pemberton, C. (1986). Learning experience in sport psychology. Champaign, Illinois:
Human Kinetics Publishers, Inc.
Anexo
QUESTIONÁRIO DE COMPETIÇÃO DE
ILINOIS
Queremos saber como
te sentes em competição. Tu sabes o
que é a competição. Todos nós competimos. Tentamos fazer melhor do o nosso
irmão, irmã ou amigo em qualquer coisa. Tentamos fazer mais pontos num jogo.
Tentamos ter a melhor nota na escola. Todos nós competimos em desportos ou
outros jogos. Em baixo estão algumas afirmações acerca do modo como os rapazes
e as raparigas se sentem quando participam em competição. Lê cada afirmação e
decide se tu RARAMENTE ( R ), ALGUMAS
VEZES (AV), ou FREQUENTEMENTE (F),
te sentes dessa maneira quando participas em competição.
|
R |
AV |
F |
1- Competir contra outras pessoas é
agradável |
1 |
2 |
3 |
2- Antes de competir sinto-me mal disposto |
1 |
2 |
3 |
3- Antes de competir preocupo-me se não vou
conseguir fazer tudo bem |
1 |
2 |
3 |
4- Em competição sou um bom desportista |
1 |
2 |
3 |
5- Quando estou em competição sinto-me
preocupado com os erros que posso cometer |
1 |
2 |
3 |
6- Antes de competir sinto-me calmo |
1 |
2 |
3 |
7- Definir um objectivo é importante em
competição |
1 |
2 |
3 |
8- Antes de uma competição fico com uma
impressão esquisita no estômago |
1 |
2 |
3 |
9- Mesmo antes de uma competição sinto o
meu coração bater mais depressa do que o costume |
1 |
2 |
3 |
10- Eu gosto de competir em desportos que
exigem muito esforço físico |
1 |
2 |
3 |
11- Antes de competir sinto-me descontraído |
1 |
2 |
3 |
12- Antes de competir sinto-me nervoso |
1 |
2 |
3 |
13- Os desportos de equipa são mais
excitantes do que os desportos individuais |
1 |
2 |
3 |
14- Eu fico nervoso enquanto estou à espera
para começar a competição |
1 |
2 |
3 |
15- Antes de competir normalmente sinto-me
tenso |
1 |
2 |
3 |
OBRIGADO PELA SUA
COLABORAÇÃO