Publications and Results
Books
Lopes, A (Ed.) (2013). Formação inicial de professores e de enfermeiros: identidades e ambientes/Initial education of teachers and nurses. Lisboa: Mais Leituras.
Fartes, V., Caria, T. H, & Lopes, A. (2013). Saber e formação no trabalho profissional relacional [Knowledge and training in relational professional work]. Salvador da Bahia: Editora da Universidade Federal da Baia (EDUFBA).
Lopes, A, Hernandez, F., Sancho, J.,Rivas Flores, I (Coords.). (2013). Histórias de vida em educação: A construção do conhecimento a partir das histórias de vida. Barcelona: Universitat de Barcelona. Dipòsit Digital. http://hdl.handle.net/2445/47252
Cavalcante, M., Freitas, A., Pizzi, L., Fumes, N., Lopes, A., & Freitas, M. (Eds.) (2012). Formação docente em contextos de mudanças [Teacher education in changing contexts]. Maceió: Edufal.
International Articles:
Sousa, R., Lopes, A. & Ferreira, E. (2013). La transición y el proceso de adaptación en la Educación Superior: un estudio con estudiantes de una escuela de enfermería y de una escuela de educación. Revista de Docencia Universitaria, 11(3), 403-422.
Lopes, A., Boyd, P., Andrew, N., Pereira, F. (published online, 2013). The research-teaching nexus in nurse and teacher education: contributions of an ecological approach to academic identities in professional fields. Higher Education. DOI 10.1007/s10734-013-9700-2. ISI WEB
Andrew, N., Lopes, A., Pereira, F. & Lima, I. (published online, 2013). Building Communities in Higher Education: The Case of Nursing. Journal of Teaching in Higher Education. DOI:10.1080/13562517.2013.859850. ISI WEB
Dotta, L. T., Lopes A. (2013). Investigação narrativa, formação inicial de professores e autonomia dos estudantes: uma revisão de literatura. Educación y Futuro: revista de investigación aplicada y experiencias educativas, 29, pp.129-155, 2013
Lopes, A. (2013). For a dialectical and communication-related identity in Nursing [editorial]. Revista Escola Enfermagem USP, 47(3), 525-526. ISI WEB
Fernandes, N.R., & Lopes, A. (2012). As narrativas de formação nos processos formativos de professores como dispositivo para a reflexão sobre a aprendizagem da docência na educação de jovens e adultos. Revista FACED (BR), 20, 35-49. Available at:
http://www.portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/5716/4404
Lopes, A. & Pereira, F. (2012). Everyday life and everyday learning: the ways in which preservice teacher education curriculum can encourage personal dimensions of teacher identity, European Journal of Teacher Education, 35(1), 17-38. ISSN: ISSN-0261-9768. Available at:
http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2011.633995
Dotta, L., Lopes, A. & Giovanni, L. (2011). Ensino superior e formação de professores: O papel da investigação na constituição identitária profissional docente. Perspectiva, 29(2), 561-594. ISSN 2175-795X.
Available at. http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2011v29n2p561/22218
Pereira, F. & Carlos, L. (2011). A escrita como dispositivo de formação em educação. Cadernos de Educação, 39, 32-46.
Available at. http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1532/1438
National Articles:
Leite, C. & Ramos, K. (2012). Formação para a docência universitária: Uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científica. Revista Portuguesa de Educação, 25(1), 7-27. ISSN 0871-9187. Available at:http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/rpe/v25n1/v25n1a02.pdf
Mouraz, A., Leite, C. & Fernandes, P. (2012). A Formação inicial de professores em Portugal decorrente do Processo de Bolonha: Uma análise a partir do “Olhar” de professores e de estudantes. Revista Portuguesa de Pedagogia. (aceite)
Mouraz, A., Lopes, A., Ferreira, J., & Pêgo, J. (2012). De par em par na UP: O potencial formativo da observação de pares multidisciplinar. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 12, 77-97.
Atas
Dotta, Leanete T. (2013). A autonomia dos estudantes na paisagem do conhecimento profissional – o caso da escola superior de educação do Instituto Politécnico do Porto. In.: Anais do XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, subjetividade e educação – SIRSSE, IV Seminário Internacional sobre profissionalização docente – SIPD-CÁTEDRA UNESCO. p. 7454 - 7467. ISSN: 2176-1396.
Pereira, A., Lopes, A., Fernandes, P., Mouraz, A. & Sousa, R. (2012). O clima de formação no ensino de enfermagem: contextos/dimensões e perspetivas. In Atas do Congresso Internacional de Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança, 2012. Braga. Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade Minho, pp. 189-198. ISBN: 978-989-8525-16-1
Lima, I., Lopes, A., Pereira, F., Ferreira, E. & Freitas, A. (2012). (Trans)formação e desenvolvimento profissional dos formadores em enfermagem: Identidades dos profissionais de ajuda. In Atas do Congresso Internacional de Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança, 2012. Braga. Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade Minho. ISBN: 978-989-8525-16-1
Sousa, R., Lopes, A. & Ferreira, E. (2012). O processo de adaptação dos estudantes ao ensino superior: Um estudo com estudantes de uma escola de educação e de uma escola de saúde. In Carlinda Leite & Miguel Zabalza (Eds.), Ensino superior: Inovação e qualidade na docência (pp. 8574-8585). Porto: CIIE. URL:http://sigarra.up.pt/fpceup/pt/publs_pesquisa.show_publ_file?pct_gdoc_id=24676
Lima, I. & Lopes, A. (2011). Experiências de vida ao longo das quais se formam a identidade pessoal e a identidade profissional em enfermagem metodologias formativas baseadas no modelo pedagógico da corporeidade, In Referência 4. revista de Enfermagem. Revista Científica da Unidade de Investigação em Ciências da saúde: Enfermagem. ESEnfCoimbra. suplemento de Atas e Comunicações da XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem. Volume 2.
Lima, I. & Lopes, A. (2011). Espaço Livre da Expressão da Experiência (ELEE). Processo tutorial com recurso à investigação-formação: assistir à (trans) formação do ser que evidencia saberes corporais pessoais essenciais à enfermagem. In Referência 4. revista de Enfermagem. Revista Científica da Unidade de Investigação em Ciências da saúde: Enfermagem. ESEnfCoimbra. suplemento de Actas e Comunicações da XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem. Volume 2.
Book Chapters
Lopes, A. (accepted). From school teacher identity to teacher educator identity: identity studies giving hope to the profession. In A. M. C. Silva & M. Aparício, International Handbook about Professional Identities. USA: Scientific & Academic Publishing
Lopes, A., Pereira, F., & Sousa, C. (forthcoming June 2014). Internship and education in Portugal in the new millennium. In J. Mora & K. Wood (Eds.), Practical knowledge in teacher education: Approaches to teacher internship programmes. London: Routledge
Lopes, A., Hernandez-Hernández, F., Gil, J. M. S., & Flores, I. R. (2013). La construcción de una comunidad crítica. In A. Lopes, F. Hernandez-Hernández, J. M. S. Gil & J. I. R. Flores (cords.), Histórias de vida em educação: A construção do conhecimento a partir das histórias de vida. Barcelona: Universitat de Barcelona.
Duarte,F. D., Lopes, A. & Pereira, F. (2013). Os efeitos do percurso de vida numa identidade docente valorizada. In A. Lopes, F. Hernandez-Hernández, J. M. S. Gil & J. I. R. Flores (cords.), Histórias de vida em educação: A construção do conhecimento a partir das histórias de vida. Barcelona: Universitat de Barcelona.
Lopes, A. (2013). Formação inicial de profissionais de ajuda e identidades dos formadores: o caso do ensino e da enfermagem. In V. Fartes, T. Caria & A. Lopes (orgs.), Saber e formação no trabalho profissional relacional (pp. 141-152). Salvador da Bahia: Editora da Universidade Federal da Baia (EDUFBA).
Andrew, N. (2013). Redefinindo a identidade académica na enfermagem: desafios para o século XXI. In V. Fartes, T. Caria & A. Lopes (orgs.), Saber e formação no trabalho profissional relacional (pp. 153-164). Salvador da Bahia: Editora da Universidade Federal da Baia (EDUFBA).
Lopes, A., Lima, I., Pereira, F., Dotta, L. T., Ferreira, E. & Sousa, R. (2013). Identidades formadoras em enfermagem: Novos académicos em novos ambientes do ensino superior. In V. Fartes, T. Caria, & A. Lopes (Orgs.), Saber e formação no trabalho profissional relacional (pp. 165-186). Salvador da Bahia: Editora da Universidade Federal da Baia (EDUFBA).
Fernandes, P., Pereira, A., Mouraz, A., Sousa,R. & Lopes, A. (2013). A formação inicial em enfermagem e climas de formação: conceitos e percepções. In V. Fartes, T. Caria & A. Lopes (orgs.), Saber e formação no trabalho profissional relacional (pp. 187-208). Salvador da Bahia: Editora da Universidade Federal da Baia (EDUFBA).
Korthagen, F. (2013). Ligando, prática, teoria e pessoa na formação de professores. In V. Fartes, T. Caria & A. Lopes (orgs.), Saber e formação no trabalho profissional relacional (pp. 209-228).Salvador da Bahia: Editora da Universidade Federal da Baia (EDUFBA).
Pereira, F., Lopes, A., Marta, M. & Sousa, C. (2013). Identidades formadoras e profissões de ajuda – o caso do ensino. In V. Fartes, T. Caria & A. Lopes (orgs.), Saber e formação no trabalho profissional relacional (pp. 229-246). Salvador da Bahia: Editora da Universidade Federal da Baia (EDUFBA).
Mouraz, A., Diogo, F., Sousa, C., Leite, C. & Lopes, A. (2013). Contributos para o estudo dos climas de formação inicial de professores. In V. Fartes, T. Caria & A. Lopes (orgs.), Saber e formação no trabalho profissional relacional (pp. 247-268). Salvador da Bahia: Editora da Universidade Federal da Baia (EDUFBA).
Lopes, A. (2013). Introdução. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 7-12). Lisboa: Mais Leituras.
Lopes, A. (2013). Introduction. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 13-18). Lisboa: Mais Leituras.
Korthagen, F., Loughran, J. & Russel, T. (2013). Desenvolvimento dos princípios fundamentais para os programas e as práticas de formação de professores. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 19-54). Lisboa: Mais Leituras.
Leite, C. & Fernandes, P. (2013). A formação inicial de professores em Portugal: para uma reflexão sobre o modelo decorrente do Processo de Bolonha. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 55-68). Lisboa: Mais Leituras.
Pereira, F., Mouraz, A., Lopes, A. & Sousa, C. (2013). Identidades situadas e climas em formação inicial de professores: identidades profissionais em transição. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 69-82). Lisboa: Mais Leituras.
Andrew, N. (2013). Becoming a graduate nurse: the integration of knowledge and ‘knowhow’. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 83-90). Lisboa: Mais Leituras.
Pereira, A. & Lima, I. (2013). O contexto da formação inicial de enfermeiros na atualidade. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 91-108). Lisboa: Mais Leituras.
Correia, J. A. & Matos, M. (2013). Contributos para a produção de uma epistemologia das práticas formativas: análise de uma intervenção no domínio da saúde comunitária. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 109-120). Lisboa: Mais Leituras.
Lopes, A., Mouraz, A., Pereira, F. & Sousa, R. (2013). Formação inicial de profissionais de ajuda e identidades dos formadores: o caso da enfermagem. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 121-134). Lisboa: Mais Leituras.
Boyd, P. (2013). Professional Education: resolving tensions around the value of diferente types of knowledge in teacher and nurse education. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 135-152). Lisboa: Mais Leituras.
Dotta, L. T., Marta, M., Ferreira, E. & Diogo, F. (2013). O desenvolvimento da autonomia nos processos de formação de estudantes da Enfermagem e do Ensino. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 153-168). Lisboa: Mais Leituras.
Lopes, A., Pereira, F. & Mouraz, A. (2013). A formação inicial de profissionais de ajuda: a enfermagem e o ensino unidade e diversidade. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 169-180). Lisboa: Mais Leituras.
Lopes, A., Pereira, F. & Mouraz, A. (2013). The initial education of helping professionals: nursing and teaching unity and diversity. In A. Lopes (org.), Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes, (pp. 181-191). Lisboa: Mais Leituras.
Leite, C. (2012). Qualidade da educação superior e formação de professores – uma análise a partir da situação em Portugal. In M. Isabel Cunha, & C. Broilo (Org.), Qualidade da educação superior: grupos investigativos internacionais em diálogo (pp. 99-117). Brasil: Junqueira & Marin Editores.
Lopes, A. (2011). Las histórias de vida en la formación docente: Orígenes y niveles de la construcción de identidad de los profesores. In F. Hernández, J. M. Sancho & J. I. Rivas (Coords.), Historias de vida en educación: Biografías en contexto (pp. 23-33). Barcelona: Esbrina-Recerca: Universitat de Barcelona. Available at:http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/39340/2/69810.pdf
Lopes, A. & Pereira, F. (2011). Como as identidades configuram a formação: Uma análise a partir da opinião de professores portugueses sobre efeitos da formação contínua. In C. M. Guimarães, P. G. R. Reis, A. Akkari & A. A. Gomes (Orgs.), Formação e profissão docente (pp. 34-59). São Paulo: Junqueira & Marin.
COMMUNICATIONS IN SCIENTIFIC MEETINGS
Annual Conference of the Society of Research in Higher Education, 2013
Lopes, A. (2013). “The research-teaching nexus and academic identities in Portuguese nurse education”. Annual Conference of the Society of Research in Higher Education, Newport, United Kingdom, 11-13 December, 2013.
Simposio internacional Aprender a ser docente en un mundo en cambio
Lopes, A. & Pereira, F. (2013). “Especificidades de la formación de profesores y profesión docente: reflexiones a partir de un estudio sobre los formadores de profesores y de enfermeros Barcelona”. Simposio internacional Aprender a ser docente en un mundo en cambio, 21-22 November, 2013.
II Encontro Luso Brasileiro de Trabalho Docente, 2013
Sousa, R., Lopes, A., Dotta, L. & Pereira, A. (2013). “Especificidades da formação e da relação educativa entre formadores e estudantes numa escola superior de saúde”. Presented at the II Encontro Luso Brasileiro de Trabalho Docente, Porto, Portugal, 1, 2, 3 November, 2013.
Sousa, C. & Lopes, A. “As transformações curriculares no Ensino Superior: a formação de professores e de enfermeiros”. Presented at the II Encontro Luso Brasileiro de Trabalho Docente, Porto, Portugal, 1, 2, 3 November, 2013.
ECER, Istanbul, 2013
Pereira, F., Lopes, A. & Marta, M. (2013). “Being a teacher educator: professional identities and conceptions of the professional being trained”, ECER, Istanbul, 10-13 September, 2013.
XII Conferencia Iberoamericana de Educación en Enfermería da ALADEFE, 2013
Pereira, A. & Sousa, R. "Perceções dos formadores de enfermeiros sobre o novo perfil dE estudantes do Ensino Superior", XII Conferencia Iberoamericana de Educación en Enfermería da ALADEFE, September, 2013.
I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Dotta, L. T. & Soares, R. E. (2013). “O papel da formação inicial de professores na promoção do envolvimento na escola”. I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa, 15-17 July, 2013.
I International Conference on Reimagining Schooling.
Lopes, A., Pereira, F., Thomas Dotta, L. & Sousa, R. (2013). “How can teacher education fulfil its more generous intentions? Reflections on pernicious effects of educational assessment”. I International Conference on Reimagining Schooling, University of Macedonia, Thessloniki, Greece, 28 - 29 June, 2013.
Pereira, F., Lopes, A. & Marta, M. (2013). “Initial Teacher Education and school' crisis: some research issues to reflect about teacher work”. I International Conference on Reimagining Schooling, University of Macedonia, Thessloniki, Greece, 28 - 29 June, 2013.
Dotta, L. T. (2013). “The incorporation of the student voice movement by teachers – the teacher education as one way”, I International Conference on Reimagining Schooling, University of Macedonia, Thessloniki, Greece, 28 - 29 June, 2013.
FICPE 2012 - II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, 2012
Lopes, A. (2012). “Formação inicial de profissionais de ajuda e identidades dos formadores: o caso do ensino e da enfermagem”, presented at the FICPE 2012 - II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, Porto, 10 - 11 May, 2012.
Seminário Interno FIPAIF – Formação Inicial de Profissionais de Ajuda e Identidade dos Formadores: um estudo sobre o ensino e a enfermagem. Porto, Portugal.
Fernandes, P., “A avaliação da aprendizagem na formação de enfermagem: perceções de estudantes”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Mouraz, A. “A formação inicial de professores em Portugal em contexto pós-Bolonha: uma análise a partir do “olhar” de professores e de estudantes”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Fernandes, P.; Pereira, A. Mouraz, A.; Sousa, R.; Lopes, A. (2012). ”A formação inicial em enfermagem e climas de formação: conceitos e percepções”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Mouraz, A., Diogo, F., Sousa, C., Leite, C & Lopes, A., “Contributos para o estudo dos climas de formação inicial de professores”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Leite. C, Fernandes, P. e Mouraz, A., “El lugar de la reflexión en la formación y desarrollo profesional del profesorado de educación básica y secundaria en Portugal”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Sousa, R., Lopes, A. e Ferreira, E., “O processo de adaptação dos estudantes ao Ensino Superior: um estudo com estudantes de uma escola de Educação e de uma escola de Saúde”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Sousa, R. e Pereira, A., “Percepções dos formadores de enfermeiros sobre o novo perfil dos estudantes do Ensino Superior”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Sousa, C., “Old and new models of teacher education: consensual and competing forces in the changing process”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Mouraz, A., Leite, C., Fernandes, P. e Pereira, A., “Para um clima de aprendizagem expansivo”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Leite, C., “Qualidade da educação superior e formação de professores – uma análise a partir da situação em Portugal”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Marta, M. “Semelhanças e diferenças nas identidades de formadores de professores e enfermeiros: contribuições heurísticas para a formação em campos profissionais”, poster apresentado no Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Pereira, F., Lopes A. e Marta, M. “Ser formador de professores: aspetos das suas relações com as profissionalidades a formar”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Lopes, A., Pereira, F., Boyd, P. e Andrew, N., “RT nexus and professional fields: what can we learn from teacher and nurse education”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Ferreira, E., “Liderança(s) no Ensino Superior o (A)caso das Direções de duas Escolas - Saúde e Educação”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, Porto, 17 December, 2012.
Freitas, A., “Identidades dos formadores de profissionais de saúde: papel dos tutores na formação inicial em enfermagem e medicina”, poster presented at the Seminário Interno FIPAIF, 17 December, 2012.
ECER 2012, Cadiz, Espanha
Pereira, F., Lopes, A., Sousa, C., & Marta, M. “Teachers as Helping Professionals and Teacher Educators’ Identities: Some Exploratory Data”, European Conference on Educational Research , Cádiz, Espanha, September, 2012.
Mouraz, A., Sousa, R., Pereira, A., Fernandes, P. & Ferreira, E. “Between The Profession And The Academy: Input For The Validation Of A Framework To Study Training Climates In Nursing”, European Conference on Educational Research , Cádiz, Espanha, September, 2012.
Lopes, A., Lima, I., Sousa, R. “Nurse Education Between Practice And Academy: An Exploratory Study On Nurse Educators’ Identities”, European Conference on Educational Research, Cádiz, Espanha, September, 2012
Congresso Internacional de Supervisão em Enfermagem, Braga, Portugal
Pereira, A., Lopes, A., Fernandes, P., Mouraz, A., Sousa, R., “O clima de formação no ensino de enfermagem: contextos/dimensões e perspectivas”, Congresso Internacional de Supervisão em Enfermagem, Braga, Portugal, 12 - 13 October, 2012.
Lima, I., Lopes, A., Pereira, F., Ferreira, E., Freitas, A., “(Trans)formação e desenvolvimento profissionais dos formadores em Enfermagem: identidades dos profissionais de ajuda”, Congresso Internacional de Supervisão em Enfermagem, Braga, Portugal, 12 - 13 October, 2012.
Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária, Porto, Portugal
Pereira, A. Mouraz, A., Fernandes, P., Sousa, R., Lopes, A. “Formação de profissionais de ajuda no ensino superior e climas de formação: o caso da Enfermagem”, Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária Porto, Portugal, June, 2012.
Lima, I, Lopes, A., Pereira, F., Ferreira, E., Freitas, A., “Identidades formadoras em formação inicial em enfermagem”, Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária, Porto, Portugal, June, 2012.
Pereira, F., Lopes, A., Sousa, C., Marta, M., “Identidades formadoras em formação inicial de professores no ensino superior”, Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária Porto, Portugal, June, 2012.
Sousa, R., Lopes, A., Ferreira, E., “O processo de adaptação dos estudantes ao Ensino Superior: um estudo com estudantes de uma escola de Educação e de uma escola de Saúde”, Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária, Porto, Portugal, June, 2012.
III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, Coimbra, Portugal
Lima, I., Lopes, A., Ferreira, E., Sousa, R. Freitas, A., Pereira, F., “Valores e inquietudes dos formadores de enfermagem: (trans)formações identitárias”, III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, Coimbra, Portugal, 13, 14, 15 June, 2012.
Pereira, A., Mouraz, A., Fernandes, P., Sousa, R., Lopes, A. “Climas de formação e profissões de ajuda – o caso da Enfermagem”, III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, Coimbra, Portugal, 13, 14, 15 June, 2012.
XVII Congrès de l'AMSE-AMCE-WAER, Reims, França
Pereira, A., Mouraz, A., Fernandes, P., Sousa, C., Lopes, A., “Climas de formación en la ensenanza superior de profesionales de ayuda: el caso de la enfermaria”, XVII Congrès de l'AMSE-AMCE-WAER, Reims, França, June, 2012.
Lima, I., Lopes, A., Pereira, F., Ferreira, E., Freitas, A., “Formación inicial e identidades formadoras en enfermeira”, XVII Congrès de l'AMSE-AMCE-WAER, Reims, França, June, 2012.
Leite, C. Fernandes, P. & Mouraz, A., “La formation de professeurs et l’exercice professionnel: une analyse à partir de la situation portugaise”, XVII Congrès de l'AMSE-AMCE-WAER, Reims, França, June, 2012.
Lopes, A., Pereira, F., Sousa, C. Sousa, R., Marta, M., “Educating teachers as helping professionals: some questions about teacher educators’ identities”, XVII Congrès de l'AMSE-AMCE-WAER, Reims, França, June, 2012.
Lima, I. Sousa, R. Lopes, A., Ferreira, E., “El proceso de adaptación e integración en la Ensenanza Superior: un estúdio com estudiantes de una escuela de enfermería y de una escuela de educacion”, XVII Congrès de l'AMSE-AMCE-WAER, Reims, França, June, 2012.
ATEE Winter Conference - Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research, Coimbra, Portugal
Lopes, A., Pereira, F., Mouraz, A., Diogo, F. “Some results of an exploratory study on the identity of teachers’ educators”, ATEE Winter Conference - Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research, Coimbra, Portugal, 3 - 4 April, 2012.
Lopes, A., Pereira, F., Marta, M., Sousa, C. “Educating teachers as helping professionals – a study on teachers educators’ identities and school training climate”, ATEE Winter Conference - Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research, Coimbra, Portugal, 3 - 4 April, 2012.
I International Seminar - Initial Education of Helping Professionals, Porto, Portugal
Mouraz, A., Leite, C., Diogo, F., Sousa, C., Lopes, A. “Climas de formação e profissões de ajuda – o caso do ensino”, I International Seminar “Initial Education of Helping Professionals”, Porto, Portugal, 8 March, 2012.
Lima, I., Lopes, A., Pereira, F., Ferreira, E., Freitas, A., “Identidades formadoras e profissões de ajuda – o caso da Enfermagem”, I International Seminar “Initial Education of Helping Professionals”, Porto, Portugal, 8 March, 2012.
Pereira, A., Mouraz, A., Fernandes, P., Sousa, R., Lopes, A., “Climas de formação e profissões de ajuda – o caso da Enfermagem”, I International Seminar “Initial Education of Helping Professionals”, Porto, Portugal, 8 March, 2012.
Pereira, F., Lopes, A., Sousa, C., Marta, M., “Identidades formadoras e profissões de ajuda – o caso do ensino”, I International Seminar “Initial Education of Helping Professionals”, Porto, Portugal, 8 March, 2012.
Seminário Nacional - Formação inicial de profissionais de ajuda e identidade dos formadores – o caso do ensino e da enfermagem, Porto, Portugal
Lopes, A. O Projeto FIPAIF: aspetos teóricos metodológicos. Seminário Nacional “Formação inicial de profissionais de ajuda e identidade dos formadores – o caso do ensino e da enfermagem”, Porto, Portugal, 13 December, 2011.
Pereira, A., Mouraz, A., Fernandes, P., Sousa, R., Lopes, A. “Climas de formação e profissões de ajuda – o caso da Enfermagem”, Seminário Nacional “Formação inicial de profissionais de ajuda e identidade dos formadores – o caso do ensino e da enfermagem”, Porto, Portugal, 13 December, 2011.
Lima, I., Pereira, F., Lopes, A., Ferreira, E., Freitas, A., Sousa, R., “Identidades formadoras e profissões de ajuda – o caso da Enfermagem”, Seminário Nacional “Formação inicial de profissionais de ajuda e identidade dos formadores – o caso do ensino e da enfermagem”, Porto, Portugal, 13 December, 2011.
Mouraz, A., Leite, C., Diogo, F., Fernandes, P., Sousa, C., Lopes, A., “Climas de formação e profissões de ajuda – o caso do ensino”, Seminário Nacional “Formação inicial de profissionais de ajuda e identidade dos formadores – o caso do ensino e da enfermagem”, Porto, Portugal, 13 December, 2011.
Pereira, F., Marta, M., Lopes, A., Sousa, C., “Identidades formadoras e profissões de ajuda – o caso da Ensino”, Seminário Nacional “Formação inicial de profissionais de ajuda e identidade dos formadores – o caso do ensino e da enfermagem”, Porto, Portugal, 13 December, 2011.
XI Conferência Ibero-Americana de Educação em Enfermagem da ALADEFE, Coimbra, Portugal
Lopes, A. & Lima, I., "Experiências de vida ao longo das quais se formam a identidade pessoal e a identidade profissional em Enfermagem. Metodologias formativas baseadas no modelo pedagógico da corporeidade", XI Conferência Ibero-Americana de Educação em Enfermagem da ALADEFE, Coimbra, Portugal, September, 2011.
Lopes, A. & Lima, I. "Espaço livre da expressão da experiência (ELEE)", XI Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem da ALADEFE, Coimbra, Portugal, September, 2011.
ECER 2011, Berlim, Alemanha
Lopes, A. Mouraz, A., Diogo, F., Silva, L., “Can we stop being modern? Some results of an exploratory study on the identity of teachers’ educators”, ECER 2011, Berlim, Alemanha, September, 2011.
|