Envolvimento em Equipas


Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um estudo de caso sobre a formação de professores na província do Bié
O objetivo deste projeto é investigar o contexto educativo da província do Bié com foco na formação de professores, tendo em conta as politicas de desenvolvimento do setor em Angola e a atual agenda de cooperação e desenvolvimento 2030.
Financiamento: CAMÕES Instituto da Cooperação e da Língua
Coordenação: Amélia Lopes e Júlio Santos (Universidade do Porto, PT)
Na equipa: Elisabete Ferreira, Joana Manarte, Leanete Thomas Dotta e Sara Poças


EEPN
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Coordenação na FPCEUP: Amélia Lopes (Universidade do Porto, pt)
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ReKINDLE+50 – Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois dos 50
Este projeto pretende contribuir para o aumento do conhecimento das condições em que é possível potenciar o envelhecimento da população docente e promover o reencantamento profissional.
Financiamento: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do PORTUGAL 2020, e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT)
Coordenação: Ana Mouraz (Universidade do Porto, PT; Universidade Aberta, PT)
Co-coordenação: Amélia Lopes (Universidade do Porto, PT)
Na equipa: Fátima Pereira, Leanete Thomas Dotta, Thiago Freires e Ana Cristina Torres
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EDULOG Observatório para a Educação
Este projeto tem como objetivo definir e sistematizar um conjunto de indicadores/métricas explanatórias que permita o conhecimento da situação atual, tendências de evolução e principais dinâmicas estruturais do sistema de ensino português, isto é, uma leitura crítica do sistema de educação para diferentes públicos: público em geral, responsáveis por políticas públicas, investigadores e professores/educadores/formadores.
Financiamento: Fundação Belmiro de Azevedo
Coordenação: Pedro Teixeira (Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, PT)
Na equipa: Amélia Lopes, Elisabete Ferreira e Ana Cristina Torres
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CONSORCIO LUSO-BRASILEIRO sobre o Trabalho Docente e Formação de Professores
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Historias de Vida en Educación
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ProPed Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura (UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Esta linha se caracteriza por articular pesquisas no campo do currículo, com destaque para as discussões sobre políticas e práticas curriculares. Inclui questões sobre o conhecimento, a cultura, os sujeitos da escola, as tecnologias e a sociedade. Integra estudos críticos e pós-estruturais, com ênfase em abordagens discursivas. Pela sua importância para o campo, a educação básica e a formação de professores têm sido objetos de estudo privilegiados.
Coordenação: Alice Casimiro Lopes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, BR)
Na equipa: Fátima Pereira
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GRIEED – Grupo de Investigación en Educación Emocional y Dramatización (Universidad de Sevilla)
Equipa de investigação, formação e assessoria pedagógica, especializada em Educação Emocional e Competências para a vida (soft skills). Pratica uma investigação colaborativa, em estreita coordenação com os centros educativos e equipas docentes, aplicando metodologias experienciais e técnicas dramáticas e criativas.
Coordenação: Clara Romero Pérez (Universidad de Sevilla, ES)
Na equipa: Fátima Pereira e Amélia Lopes
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EARLI SIG 24 Researchers Education and Careers
The SIG aims to promote research and theory development in the area of researcher education and careers, both academic and non-academic. By researcher, we mean individuals with up to 10 years' experience including their doctorate: doctoral students, post-PhD researchers, newly-hired lecturers as well as professionals in universities and beyond. The SIG aspires to encourage, recognize and support innovative research-based practices that better prepare future researchers for their careers, and thus address priorities in graduate and postgraduate education and training.
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SOLVINC – Solving Intercultural Conflicts with International Students
O projeto SOLVINC pretende conhecer e responder aos desafios interculturais relacionados com o modo como as instituições do ensino superior lidam com a diversidade cultural, nomeadamente tendo em conta o crescente número de estudantes internacionais. Desenvolvido por um consórcio de cinco universidades europeias, tem como objetivo criar ferramentas e recursos que desenvolvam competências interculturais e promovam a mudança de práticas e políticas que respondam a esses desafios.
Financiamento: Programa Erasmus+
Coordenação: Isabel Menezes (Universidade do Porto, PT)
Na equipa: Amélia Lopes e Joana Manarte
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Engage Students - Promoting Social Responsibility of Students by Embedding Service Learning into Education Curricula
O projeto EngageStudents centra-se na responsabilidade social das instituições de ensino superior, nomeadamente no que diz respeito ao trabalho que pode ser desenvolvido por estudantes e professores universitários. O EngageStudents está a ser desenvolvido numa parceria entre seis universidades de diferentes países europeus, que já se implicam ou virão a implicar-se em projetos de serviço comunitário com associações locais, ONGs, entre outras agências da comunidade. O objetivo do projeto é fortalecer a dimensão social do ensino superior, aumentando a sua relevância para a sociedade através da incorporação de projetos de serviço comunitário nas práticas pedagógicas e práticas de investigação das instituições de ensino superior.
Financiamento: Programa Erasmus+
Coordenação: Isabel Menezes (Universidade do Porto, PT)
Na equipa: Joana Manarte
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COST Action IS1406 - Enhancing Children's Oral Language Skills across Europe and Beyond
Oral language (speaking and understanding) is critical to children's development, affecting the emergence of personal, social and academic skills throughout school and into the workplace. Most children acquire such skills effortlessly but a sizeable proportion, those with Language Impairment (LI), do not. This Action will enhance the science in the field, improve the effectiveness of services for children with LI and develop a sustainable network of researchers well placed to answer the key questions in this area.
Financiamento: Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da União Europeia; European Science Foundation; Conselho da União Europeia
Coordenação: James Law (Newcastle University, UK)
Na equipa: Fátima Pereira
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