Formação Avançada


PROJETOS DE DOUTORAMENTO em curso

André Freitas
​(In)visibilidades da expressividade do corpo nos primeiros anos de educação básica: perceções de experiências de professores e alunos
Este trabalho procura conhecer perceções de experiências sobre a expressividade do corpo na educação básica escolar, produzindo conhecimento a partir de narrativas biográfico-visuais de professores e de alunos.
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (PD/BD/128279/2017)
CIIE/FPCEUP: Mais info


Cecília Bento
A dimensão da reflexão como investigação na formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio
Compreender a organização do estágio na formação inicial de professores do 1º CEB, as práticas de reflexão durante esse período e o sentido que lhe é atribuído pelos diferentes intervenientes, bem como compreender a centralidade dos processos de reflexão de práticas docentes como uma ferramenta de investigação de investigação e desenvolvimento profissional.


Daniela Pinto
Desenhar pontes entre níveis de ensino: A observação de aula em parceria como estratégia de melhoria dos processos de transição entre o secundário e o superior
O seu projeto de doutoramento tem como principal objetivo identificar contributos da observação de aulas em parceria para a articulação entre diferentes níveis de ensino e para a melhoria das transições dos estudantes entre o ensino secundário e o ensino superior.
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/113127/2015)
CIIE/FPCEUP: Mais info


Rita Tavares de Sousa
Articulação entre Ensino e Investigação como Estratégia de Formação de Competências de Trabalho: Um Estudo no Ensino Superior em Portugal e Inglaterra
O seu projeto de doutoramento tem como objetivo identificar o valor que diferentes atores envolvidos na formação de professores, em Portugal e Inglaterra, atribuem à investigação como estratégia de ensino e aprendizagem e como contributo para a melhoria da formação e profissão docente.
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/52468/2014)
CIIE/FPCEUP: Mais info

Ruth Leão
Dimensões Pessoais e Contextuais do Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
Esta investigação tem por objetivo geral conhecer e explorar as questões mais subjetivas do processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática do ensino básico, do Brasil e de Portugal. ​


Sara Poças
Formação de professores de ciências em Angola: influências, conceções e práticas em contexto de cooperação para o desenvolvimento
Identificar e analisar efeitos da cooperação internacional, em particular da cooperação portuguesa, na formação de professores de ciências, a nível do ensino secundário, em três províncias de Angola.
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/103480/2014​)
CIIE/FPCEUP: Mais info


Thiago Freires
Sentidos da educação escolar em regiões periféricas: narrativas de jovens brasileiros e portugueses
O projeto de doutoramento busca compreender a importância dos processos de escolarização para jovens oriundos de zonas consideradas sensíveis, no Brasil e em Portugal. Este trabalho problematiza a noção de periferia e se interessa pelas representações da Escola Pública contemporânea.
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (PD/BD/105700/2014​)
CIIE/FPCEUP: Mais info