Interfaces


CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas
A CAFTe é uma comunidade prática de investigação que elege por objeto de estudo a educação formal, com especial foco em: políticas de educação e de avaliação e sua relação com práticas curriculares que as concretizam em diferentes níveis de ensino; modelos de formação de professores na sua relação com conceções de educação e políticas que as suportam; tecnologias educativas na sua relação com o desenvolvimento de competências inerentes a uma sociedade digital.
Coordenação: Carlinda Leite e Preciosa Fernandes (Universidade do Porto, PT)
Mais informações: AQUI


EIP – Ensino e Inovação Pedagógica
A preencher
Coordenação: Ariana Cosme e Rui Trindade (Universidade do Porto, PT)
PCP – Participação Cívica e Política
A preencher
Coordenação: Isabel Menezes (Universidade do Porto, PT)


Observatório da Vida nas Escolas
Rede de saberes integradora de contributos emergentes de projetos de investigação - cujo objeto e/ou campo de estudo considerem a Escola e a sua heterogeneidade e complexidade epistemológicas - desenvolvidos nas diferentes áreas do CIIE e de parcerias com instituições, associações e projetos a partir das quais se possam partilhar saberes e informações e construir conhecimento novo com base nessa partilha.
Coordenação: Ariana Cosme (Universidade do Porto, PT)
Na equipa: Amélia Lopes, Elisabete Ferreira, Ana Cristina Torres e Fátima Pereira
Mais informações: AQUI


Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)
O CEAUP uma organização de investigação e cooperação multidisciplinar formada em 10 de novembro de 1997. Reúne investigadores, docentes e estudantes de instituições nacionais e internacionais. Inclui três campos de atividade: i) Uma Unidade de pesquisa financiada pela FCT desde 1999. Esta I&D abrange várias áreas científicas, sobretudo das ciências sociais e humanas, e desenvolve investigação teórica e aplicada sobre África; ii) Uma sociedade científica que colabora com a FLUP na organização e lecionação de cursos em Estudos Africanos, promove o intercâmbio internacional entre docentes e organiza encontros académicos; iii) Uma atividade de ONGD direcionada para a elaboração e cooperação em projetos de desenvolvimento e de Educação para o Desenvolvimento, enquadrados em parcerias com instituições nacionais e internacionais operando em África.
Coordenação: Ana Maria Sousa Guedes (Universidade do Porto, PT)
Na equipa: Júlio Santos e Sara Poças
Mais informações: AQUI


CCIfD – Centro para a Cooperação Internacional, Formação e Desenvolvimento
A preencher

Mais informações: a preencher


LACLIS – Laboratório de Criação para a Literacia em Saúde
Pretende afirmar-se como uma organização dinâmica e multidisciplinar que reúne as condições necessárias para desenvolver, implementar e avaliar programas sustentáveis de educação e promoção da saúde. Os seus valores procurarão responder às necessidades específicas de diferentes populações-alvo, incorporando os vários resultados nas práticas dos profissionais de saúde que desempenham um papel central na produção e/ou divulgação de informação sobre a saúde. Entende-se que esta poderá ser uma estratégia eficaz para responder aos níveis inadequados de literacia em saúde.
Coordenação: Helena Lima (Universidade do Porto, PT)
Na equipa: Amélia Lopes (Universidade do Porto, PT)
Mais informações: AQUI


LEA – Laboratório de Ensino e Aprendizagem
O LEA assumiu-se como interface entre a investigação e desenvolvimento em ensino/aprendizagem e a sua aplicação ao contexto da FEUP. O LEA promove e apoia a realização de iniciativas que contribuam para a criação de uma cultura de ensino/aprendizagem de qualidade, essencial para a competitividade da FEUP. Visa também acompanhar e apoiar a comunidade FEUP com investigação/intervenção na área do ensino/aprendizagem em engenharia. Valorizam-se os resultados práticos da investigação/intervenção, por exemplo, conjuntos de ‘boas práticas’ ou materiais pedagógicos.
Coordenação: José Martins Ferreira (Universidade do Porto, PT)
Na equipa: Amélia Lopes
Mais informações: AQUI