Projetos

Este serviço alarga a sua intervenção, participando e promovendo projetos na comunidade, indo ao encontro dos idosos e das suas necessidades, visando, finalmente, o envelhecimento ativo. Dessa forma abraça projetos que tenham sempre como principal objetivo a qualidade de vida desta população.


Projetos já realizados:

Encontros

De Abril a Junho de 2013 realizou-se o primeiro grupo de intervenção com idosos nesta faculdade, designado por ”Encontros”. Este projeto visou o desenvolvimento pessoal e interpessoal e foi bem recebido pelos idosos, havendo espaço para a criação de laços, para o auto-conhecimento, para a integração do percurso de vida e um olhar esperançoso para o futuro.

De forma geral os idosos vivenciaram de forma positiva esta experiência:
« principalmente deu-me forças para continuar até ao fim »,
« veio dar-me mais descontração e força para viver »,
« Sim vejo este tempo de forma diferente, o que aprendi aqui em conjunto, é que cada pessoa tem o seu passado, assim como eu »,
« está-lhe a fazer tão bem estar aqui, parece que ganhou uns três anos de vida »,
« Houve mudanças, a minha maneira de pensar mudou, consegui aprender muito, gostei muito deste tempo ».


Dar e Receber

O projeto Dar & Receber, pretendeu criar laços entre crianças e idosos institucionalizados. Sendo uma iniciativa social do Mar Shopping, contou com seis idosos do Centro Paroquial de Santa Cruz do Bispo, e seis crianças da Obra do Padre Grilo. A elaboração, implementação e avaliação deste projeto intergeracional esteve a cargo do Serviço de Consulta Psicológica ao Idoso, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os principais objetivos deste projeto foram promover a interação e solidariedade intergeracional, diminuir a solidão, promover o bem-estar e a positividade, o desenvolvimento pessoal e interpessoal assim como a autoestima. Visou ainda desafiar as representações e estereótipos associados às diferentes faixas etárias. As atividades intergeracionais procuraram potenciar as qualidades específicas de cada geração.