cabeçalho versão portuguesa FPCEUP CIIE FPCEUP english version FPCEUPCIIE english version
menu português final report publications about the project research team events final conference contacts homepage publications about the project research team events call to participation contacts homepage publicações o projeto a equipa participação em eventos convite à participação contactos página inicial publications about the project research team events final conference contacts homepage publications about the project research team events call to participation contacts homepage publicações o projeto a equipa participação em eventos convite à participação contactos página inicial o seminário objectivos temas submissão de propostas inscrição o projecto contactos  

PUBLICATIONS

Magalhães, Maria José; Iglesias, Camila e Rodrigues, Raquel (2022) BO(U)NDS Narrativas Biográficas: Impacto da prevenção primária da violência de género na vida dos jovens [BO(U)NDS: Biographical Narratives: impact of gender violence primary prevention in youth lives Porto: Edições UMAR. (Anexo XIV)
[ PDF ]

Magalhães et al (2022) Ebook Abstracts I International Conference Gender, Education and Prevention, Porto: FPCEUP. (Anexo XV)

Magalhães, Maria José (2021) Currículo, educação na e para a cidadania e prevenção da violência de Género [Curriculum, Education, Citizenship and Gender Violence Prevention], Revista de Estudos Curriculares, Vol. 12, nº 1: 8-24. (Anexo XX)
[ PDF ]

Magalhães, Maria José et al (2021) Educar para uma cidadania global e criativa: um olhar com perspetiva de género [Educating for a Global and Creative Citizenship: under gender perspective], Revista de Estudos Curriculares, Vol. 12, nº 1: 78-92.
[ PDF ]

Viana, Isabel (2021) Cidadania Criativa, Pessoas, Currículo: Intersecções com Lugares mais Educação [Creative Citizenship, People and Curriculum: Intersections with Spaces and Education], Revista de Estudos Curriculares, vol.12, nº 1: 93-104. (Anexo XXI)
[ PDF ]

Viana, Isabel C. (2020) O Lugar e o tempo da Diversidade Cultural no Currículo [The Place and the Time of Cultural Diversity in Curriculum], Revista Latinoamericana de Estudios de La Paz y Del Conflito, I(2): 111-123.

Silva, J. A. B & Viana, I. C. (2020). A Pedagogia Africana das Culturas Populares: A Sistematização de Conhecimento pela Revista Acadêmica Gueto [African Pedagogy of Popular Culture]. Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, nº 81, jan./abr. 2020, 26-35. DOI: http://dx.doi.org/10.24882/eemd.v42i81 (OA) Disponível em http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/issue/view/66/showToc

Magalhães, Maria José (2021) Apresentação [Presentation], inJunior, Rodrigues e Cardoso (orgs.) Feminismos e Educação, Curitiba: Editora CRV.
[ PDF ]

Magalhães et al (2020) Violência nas Relações de Intimidade [Intimate Partner Violence], in Magalhães et al (2020) Violências e Violência de Género: Prevenção Primária na Escola, Porto: Edições UMAR, pp 176-189.

Magalhães et al (2020) Interseccionalidade [Intersectionality], in Magalhães et al (2020) Violências e Violência de Género: Prevenção Primária na Escola, Porto: Edições UMAR, pp 163-175.

Magalhães, Maria José et al (2020) Dos tempos da urgência de pensar e de agir: educação, cidadania e prevenção da violência de género em Portugal [In times of urgency to think and to act: education, citizenship and gender violence prevention in Portugal], in Neuza de Farias Araújo et al (2020) Seminário Internacional Gêneros e Interdisciplinaridade: “A Praxis da Interseccionalidade na Contemporneidade”, Brasília: Editora UnB, pp 21-34.
[ PDF ]

Magalhães, Maria José et al (2018) Currículo de Prevenção da Violência de Género: Um contributo do Programa de Prevenção da UMAR [Curriculum and Gender Violence Prevention: the contribution of the Progamme of UMAR], in I.C.Viana et al (2018) Ensino Transversal: Flexibilidade Curricular e Inovação, Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança, pp 108-122.
[ PDF ]


Urgent times to think and act: education, citizenship and prevention of gender-based violence in Portugal (in Portuguese)

 

Preliminary findings of the mapping of violence prevention programs in Portuguese school

 

Qualitative Research on Preventing Gender-based Violence

 

 

 

FPCEUP english version