cabeçalho FPCEUP CIIE english version FPCEUP english version FPCEUP CIIE english version FPCEUP english version FPCEUP CIIE english version FPCEUP english version FPCEUPCIIE english version
menu português página inicial Notícias seminário internacional contactos publicações assédio sexual e observadores o projeto atividades página inicial Notícias equipa contactos publicações assédio sexual e observadores o projeto atividades o seminário objectivos temas submissão de propostas inscrição o projecto contactos  

NOTÍCIAS E DISSEMINAÇÃO

Conferência Internacional sobre o Assédio Sexual e Violência Sexual

Realizou-se nos dia 8 e 9 de Outubro de 2018, nas instalações da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o evento “International Conference on Sexual Harassment and Sexual Violence: Victims, Prepetrators and Bystanders”.

No primeiro dia, o evento contou com cerca de 200 participantes, entre os quais, as turmas das escolas onde o Projeto Bystanders teve intervenção. O momento de abertura foi pautado pelas intervenções da Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Professora Doutora Rosa Monteiro, pelo Senhor Presidente do Conselho Pedagógico, Professor Doutor Henrique Vaz, pela Professora Doutora Dália Costa em representação da Professora Doutora Anália Torres, Diretora do CIEG (Centro Interdisciplinar de Estudos de Género) e da coordenadora do projeto, Professora Doutora Maria José Magalhães.


Seguiu-se a apresentação dos resultados do projeto Bystanders pela coordenadora Maria José Magalhães.


A sessão da manhã foi marcada, também, pela Intervenção da Professora Marceline Naudi que promoveu uma reflexão sobre “Bystanders, Sexual Harassment Prevention and the Istambul Convention”.


Na sessão da tarde decorreram momentos diversos de partilha de conhecimento.  Importa referir a apresentação dos resultados do projeto Bystanders de acordo com a sua perceção, por parte dos/as alunos/as das escolas onde interveio o projeto Bystanders.


Escola do Cerco


Escola Leonardo Coimbra, Filho

 


A tarde ficou marcada pela apresentação do “Handbook on training and prevention of sexual harassment in the workplace: between knowledge transfer and social change” por Bernardo Coelho, um dos autores.


Ao final da tarde, a Professora Alessandra Pauncz apresentou uma comunicação denominada “Work with Perpetrators or Sexual Violence: what do we know and what is invisible?” que encerrou este dia de trabalhos.


Com o intuito de dar as boas vindas às/aos participantes do presente evento, organizou-se um Porto d´honra na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto, que teve como ponto alto um concerto musical cujos artistas, Elsa Pidre e Mário Brañas, tiveram uma performance digna de recordação e recheada de emoção.


Uma Sessão Paralela


No segundo dia da conferência, dinamizou-se mesa redonda que incidiu no tema “Sexual Violence and Prevention” e que teve as seguintes oradoras: Vasiliki Saini em representação do EIGI – European Institute for Gender Equality; Lourdes Maria Bandeira, pela Universidade de Brasília; e, por fim, Margarida Medina Martins, da AMVC – Associação de Mulheres Contra a Violência.


O encerramento desta conferência internacional foi feito por Manuel Albano, Diretor da Delegação Norte da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e pela coordenadora do projeto, Maria José Magalhães.

Pode assistir-se, também, ao pré-lançamento do livro “Da infância à terceira idade: intervenção em contextos de violência e crime – Guia prático para estudantes e profissionais”, coordenado pela Madalena Oliveira (FMUP/JusGov/ISCJS) e Paulo Pinto (Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas – GNR); livro este que foi apresentado pela autora Maria José Magalhães (FPCEUP).

 

Maratona de debates

No dia 12 de abril, a coordenadora do projeto Bystanders Maria José Magalhães e as investigadoras participaram como membros do júri na Maratona de Debates – Pensar o humano, promovida pela Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves  (uma das escolas onde o projeto está a ser desenvolvido). As diferentes equipas abordaram temas diversificados como a inteligência artificial e a violência nas relações interpessoais. As turmas que participaram no projeto Bystanders marcaram presença, contribuindo para o debate sobre a violência.


Artista-investigadora Raquel Felgueiras como membro do júri.


Prof.ª Doutora Maria José Magalhães como membro do júri.


Dia Aberto FPCEUP

No dia 21 de abril de 2018 a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto abriu as suas portas a estudantes do ensino básico e secundário. Esta visita incluiu diversas atividades para que os/as jovens pudessem conhecer a oferta formativa da FPCEUP e os projetos em vigor.

O Projeto Bystanders foi apresentado aos/às jovens pela equipa portuguesa e 2 voluntárias. O vídeo do projeto foi divulgado de forma a sensibilizar para o Assédio Sexual e também dar a conhecer um projeto de implementação. Durante todo o dia o Projeto foi apresentado a 5 grupos de cerca de 10/15 jovens.

No final da apresentação do projeto foi dinamizada uma atividade prática onde os/as jovens puderam editar os cartazes com o logotipo do projeto Bystanders, escrevendo uma frase que pudesse funcionar como slogan para uma campanha de prevenção contra o assédio sexual.

Nas fotografias abaixo encontram-se alguns dos slogans criados.

Slogans criados pelos/as jovens que visitaram a FPCEUP.


O projeto Bystanders participou no dia 20 de Abril na Mostra da UP, e contou com a colaboração das duas turmas da disciplina de Investigação Acção em Educação. Tendo como ponto de partida o  teatro forum e o teatro invisível, foi dinamizado pela Profª Maria José Magalhães, um debate com jovens do ensino secundário sobre o assédio sexual. Após o debate, os/as jovens tiveram a possibilidade de editar os cartazes com o logótipo do projeto Bystanders, escrevendo uma frase que pudesse funcionar como slogan para uma campanha de prevenção contra o assédio sexual.

Em ambos os momentos, de manhã e de tarde, as turmas e a equipa do projeto Bystanders interagiram com os/as visitantes, sobretudo estudantes do ensino secundário. Esta actividade teve uma boa participação por parte dos jovens, quer no debate quer na criação do cartaz.



1st group of students from Action Research in Education Class



2nd group of students from Action Research in Education Class



Don't close your eyes



Youngster editing logo

 

Página Nacional do Facebook

Página do Facebook da UMAR

FPCEUP english version