cabeçalho FPCEUP CIIE english version FPCEUP english version FPCEUP CIIE english version FPCEUP english version FPCEUP CIIE english version FPCEUP english version FPCEUPCIIE english version

NOTÍCIAS E DISSEMINAÇÃO

Maratona de debates

No dia 12 de abril, a coordenadora do projeto Bystanders Maria José Magalhães e as investigadoras participaram como membros do júri na Maratona de Debates – Pensar o humano, promovida pela Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves  (uma das escolas onde o projeto está a ser desenvolvido). As diferentes equipas abordaram temas diversificados como a inteligência artificial e a violência nas relações interpessoais. As turmas que participaram no projeto Bystanders marcaram presença, contribuindo para o debate sobre a violência.

Artista-investigadora Raquel Felgueiras como membro do júri.

Prof.ª Doutora Maria José Magalhães como membro do júri.

Dia Aberto FPCEUP

No dia 21 de abril de 2018 a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto abriu as suas portas a estudantes do ensino básico e secundário. Esta visita incluiu diversas atividades para que os/as jovens pudessem conhecer a oferta formativa da FPCEUP e os projetos em vigor.

O Projeto Bystanders foi apresentado aos/às jovens pela equipa portuguesa e 2 voluntárias. O vídeo do projeto foi divulgado de forma a sensibilizar para o Assédio Sexual e também dar a conhecer um projeto de implementação. Durante todo o dia o Projeto foi apresentado a 5 grupos de cerca de 10/15 jovens.

No final da apresentação do projeto foi dinamizada uma atividade prática onde os/as jovens puderam editar os cartazes com o logotipo do projeto Bystanders, escrevendo uma frase que pudesse funcionar como slogan para uma campanha de prevenção contra o assédio sexual.

Nas fotografias abaixo encontram-se alguns dos slogans criados.

Slogans criados pelos/as jovens que visitaram a FPCEUP.

O projeto Bystanders participou no dia 20 de Abril na Mostra da UP, e contou com a colaboração das duas turmas da disciplina de Investigação Acção em Educação. Tendo como ponto de partida o  teatro forum e o teatro invisível, foi dinamizado pela Profª Maria José Magalhães, um debate com jovens do ensino secundário sobre o assédio sexual. Após o debate, os/as jovens tiveram a possibilidade de editar os cartazes com o logótipo do projeto Bystanders, escrevendo uma frase que pudesse funcionar como slogan para uma campanha de prevenção contra o assédio sexual.

Em ambos os momentos, de manhã e de tarde, as turmas e a equipa do projeto Bystanders interagiram com os/as visitantes, sobretudo estudantes do ensino secundário. Esta actividade teve uma boa participação por parte dos jovens, quer no debate quer na criação do cartaz.

1st group of students from Action Research in Education Class

2nd group of students from Action Research in Education Class