cabeçalho FPCEUPCIIE english version
menu português Bystanders projeto bounds publicações Projeto ATHENA BEGIN projeto ceinav observatório europeu de femicídio outras apresentaçoes projeto amor, medo e poder publicações projeto ceinav femicide across europe outras apresentaçoes projeto amor, medo e poder projeto amor, medo e poder outras apresentaçoes femicide across europe projeto ceinav publicações Bystanders o seminário objectivos temas submissão de propostas inscrição o projecto contactos  

CONFERÊNCIA FINAL DO PROJETO BO(U)NDS

A edição I da conferência Education, Gender and Prevention (EGP), irá realizar-se nos dias 24 e 25 de março de 2022, em regime online, tendo por instituição de acolhimento a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 

Esta iniciativa pretende criar um novo espaço de reflexão sobre as relações de poder de Género e a Prevenção da Violência no domínio da Educação. Tendo como tema, para esta sua primeira edição: a prevenção primária da violência baseada no género - abordagens, contextos, e impactos nas vidas das pessoas.

Deste modo, a I edição da conferência EGP dirige-se a investigadores/as, académicos/as, estudantes, profissionais e decisores/as políticos de diferentes países, a fim de partilhar e aprofundar os conhecimentos e experiências sobre uma variedade de tópicos relacionados com a violência baseada no género. Visando, o reforçar dos laços entre a investigação, a prevenção e a intervenção na violência baseada no género na Educação, centrando-se na divulgação científica como um motor de mudança social e política.

A organização desta conferência é uma colaboração entre a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Centro de Investigação e Intervenção em Educação (FPCEUP-CIIE), o Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa – Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (ISCSP-UL - CIEG); e a Associação de Mulheres Alternativas e de Resposta (UMAR).

Tendo os seguintes objetivos:

- Contribuir para o desenvolvimento científico da prevenção da violência baseada no género na Educação, a nível nacional e internacional;
- Partilhar e divulgar os resultados tanto da investigação como das práticas de intervenção que são feitas em diferentes países;
- Promover recomendações científicas e baseadas em provas para políticas de violência baseada no género;
- Incentivar as boas práticas, facilitando a criação de redes e o acesso a recursos entre participantes de diferentes áreas de conhecimento e especialização; 
- Alargar as redes de investigação e práticas na prevenção e combate à violência baseada no género;
- Desenvolver e partilhar métodos e ferramentas/estratégias de investigação;
- Sensibilizar o público em geral para a importância da prevenção da violência baseada no género.

[ Site do evento ]

 

VIOLÊNCIA DE GÉNERO E EDUCAÇÃO

A violência de género, incluindo a violência doméstica, nas relações de intimidade, o assédio, a violação, violência entre casais do mesmo sexo, a perseguição e o abuso sexual, tem vindo a ocupar um lugar central na agenda política internacional e nacional, impulsionando a promoção de políticas públicas.

Na sequência do ativismo e da pesquisa dos movimentos feministas e de mulheres, hoje, existe a clareza acerca da responsabilidade do Estado na proteção, segurança e ressarcimento das vítimas, assim como na responsabilização dos perpetradores.

Neste campo, a educação desempenha um papel crucial na prevenção, englobando aqui, a prevenção primária, secundária e terciária.

Este site pretende dar conta da investigação e intervenção que, no âmbito da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Unviersidade do Porto (FPCEUP) e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), se vai fazendo, incluindo os projetos nacionais e internacionais: Projects CEINAV — “Cultural Encounters in Interventions Against Violence”, financiado pela HERA; a COST “Femicide Across Europe”; e o Project “Love, Fear and Power: Pathways to a non-violent life”, financiado pela FCT-CIG.

 

Este seminário tem como finalidade apresentar um projeto co-financiado pelo Programa Rights, Equality and Citizenship Programme (2014-2020)REC-RDAP-GBV-AG-2018/856613 da União Europeia, o Projeto Athena Begin, que tem como objetivo criar recursos e ferramentas para a proteção contra a violência doméstica e a violência de género das pessoas com deficiência intelectual e empoderar estas pessoas através da promoção da sua qualidade de vida e desenvolvimento de conhecimentos e aptidões.

Apesar das condições sem precedentes impostas pela pandemia, foi possível no âmbito deste projeto e nos três países que participam – Portugal, Espanha e Grécia - formar centenas de profissionais que trabalham na área da violência de género e/ou deficiência intelectual, assim como dinamizar workshops direcionados às próprias pessoas com deficiência e seus/suas cuidadoras/es formais e informais em 2021.

Neste encontro, para além da apresentação do Estado da Arte, Análise de Necessidades de Profissionais, Formação e Oficinas do Projeto será dinamizada uma mesa redonda com intervenientes no domínio da Justiça Social, da Prevenção à Violência e do Apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual.

Contamos com a tua presença!


Seminário Internacional sobre Assédio e Violência Sexual: vítimas, perpetradores e bystanders

A FPCEUP - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, a UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta e o Projeto Bystanders - Desenvolver Respostas para o assédio sexual entre jovens através de bystanders, têm o prazer de o/a convidar para o Seminário Internacional sobre Assédio e Violência Sexual: vítimas, perpetradores e bystanders que terá lugar nos dias 8 e 9 de outubro de 2018 na FPCEUP, Porto.

[ Site do evento ]


II European Conference on Domestic Violence

O II European Conference on Domestic Violence decorre na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto entre 6 e 9 de setembro de 2017.

Depois do sucesso da I Conferência Europeia de Violência Doméstica, esta segunda edição resulta de uma colaboração entre a FPCEUP, a UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, e a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

[ Site do evento ]


FPCEUP english version