Linguagem, arte e mudança social na violência de género Título Autoras Este artigo centra-se numa acção de rua “Gritos” que teve como objectivos a sensibilização da população para o fenómeno do homicídio de mulheres vítimas de violência doméstica, mas também nomear as mulheres assassinadas no ano de 2010, por maridos, companheiros e namorados. Baseamos a nossa análise no vídeo, que foi feito no local onde decorreu a acção, no dia 25 de Novembro. Pretendemos saber como é que estas acções de sensibilização podem criar caminhos para a mudança social neste grave problema de direitos humanos das mulheres.
Palavras Chave: arte, violência de género e mudança social
Título Autora Os álbuns são objectos multimodais que, pelas suas características, desafiam as intersubjectividades e intertextualidades d@s leitor@s, potenciando a reflexão sobre situações do quotidianos das crianças e contribuindo para uma maior consciencialização dos mundos em que vivem e do seu papel nesses contextos. Nesta comunicação pretende-se dar conta de sentidos atribuídos por 5 meninas e 5 meninos, de 5 anos, a representações de conflito e violência em dois álbuns e um pequeno vídeo. As narrativas multimodais que serviram de mote para registos individuais e grupos de discussão focalizada, realizados com as crianças, apresentam personagens humanas e antropomórficas que, através de discurso na primeira pessoa, comunicam com @s leitor@s, sobre as emoções e modos como lidam com situações difíceis em vários contextos, incluindo os familiares. A partir destas narrativas, as crianças expressam, com acuidade, os sentidos que atribuem a estas temáticas, “espelhadas” em artefactos direccionados a pequen@s leitor@s. Assumindo-se que as questões de conflito e violência façam parte destes produtos culturais, propõe-se, pelas vozes das crianças, que estes ofereçam soluções positiva e significativamente enquadradas nos mundos em que as crianças desejam viver. Palavras-chave: interpretações das crianças, estereótipos de género, leitor/leitora semiótica [ apresentação em PDF ]
Título Autoras O Projecto Mudanças com Arte desenvolvido pela UMAR centra-se na prevenção primária já que esta tem sido a grande lacuna em Portugal, em termos do combate à violência de género nas relações de intimidade.
Título Autora Apresenta-se o trabalho realizado ao longo de três anos lectivos no Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, no âmbito do Projecto de Igualdade de Oportunidades, transversal a todas as ofertas formativas de Cursos de Educação e Formação de Jovens (Ensino Básico) e de Cursos Profissionais (Ensino Secundário). Descrevem-se os objectivos gerais, apresentam-se e ilustram-se as diferentes actividades desenvolvidas, e elencam-se as conclusões retiradas. Palavras-chave: igualdade de oportunidades, igualdade de género, prevenção
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