EN

Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Estudar no PDSH

O Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH) é composto por:

1) Um curso de doutoramento não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares do 1º ano a que correspondem 60 ECTS. Confere um diploma de curso de doutoramento (não conferente de grau) em Sexualidade Humana

2) Uma estrutura curricular flexível sem especialidades mas organizada em torno de 5 áreas temáticas com um total 120 ECTS dos quais 90 créditos correspondem à elaboração e defesa em provas públicas de tese, tendo como área dominante a Sexologia e as Sexualidades. As cinco áreas temáticas são: Educação Sexual, Género e Identidade, Medicina Sexual, Saúde Sexual e Reprodutiva e Sexologia Clínica.

As unidades curriculares (UC) do 1º ano cobrem um conjunto de áreas temáticas estruturantes na formação em sexualidade humana que visam desenvolver competências em temas nucleares nas principais áreas que constituem a sexologia enquanto ciência de natureza multidisciplinar (e.g., psicologia, educação, medicina, ciências sociais) assim como os estudos de género e as sexualidades, de natureza interdisciplinar.

Por outro lado a estrutura curricular do PDSH está fortemente orientada para o desenvolvimento de competências de investigação e produção científica de qualidade. No 1º ano as UC de Métodos de Investigação I e II e Seminário de Projeto, visam contribuir para o desenvolvimento de competências de conceção e realização de um projeto de investigação científica de qualidade. Nesse sentido, no final do 2.º semestre do 1º ano, os estudantes devem realizar uma prova de qualificação, onde apresentam e discutem o seu projeto de investigação face a um júri nomeado pela comissão científica do ciclo de estudos cuja aprovação é indispensável para prosseguir no ciclo de estudos.

A estrutura curricular do PDSH integra ainda a partir do 2º ano um conjunto de unidades curriculares (UC) e seminários (Seminário de Escrita Científica, Disseminação do Trabalho de Investigação I e II) que perfazem um total de 30 ECTS e se destinam exclusivamente a apoiar o trabalho de desenvolvimento da tese (90 ECTS). Estas UC contribuem também para promover a produção científica dos doutorandos com especial ênfase na publicação de artigos em revistas científicas de circulação internacional com revisão por pares.

Plano de Estudos

Unidades Curriculares ECTS
1o Métodos de Investigação I 12
História e Antropossociologia da Sexualidade 3
Modelos Psicológicos da Resposta Sexual 3
Medicina Sexual 3
Género e Sexualidades 3
Desenvolvimento, Conjugalidades e Bem-estar Sexual 3
Saúde Sexual e Reprodutiva 3
2o Métodos de Investigação II 12
Problemas Sexuais: Avaliação e Tratamento 6
Identidades de Género e Transexualidades 3
Violência e Compulsividade Sexual 3
Educação Sexual em Contexto Escolar e Comunitário 3
Seminário de Projetos 3
2o e 3o ano Seminário de Escrita Científica 12
Disseminação do Trabalho de Investigação I 6
Disseminação do Trabalho de Investigação II 12
Tese 90

Contactos

Serviço de Pós-Graduações

spg@fpce.up.pt

(+351) 220 42 89 20