EN

Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Visão global

O Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH) visa promover o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos e competências aos níveis da teoria, investigação e intervenção no domínio da sexualidade humana. Pretende desenvolver investigação original de elevada qualidade e com potencial impacto internacional.

É composto por cinco áreas temáticas: Educação Sexual, Género e Identidade, Medicina Sexual, Saúde Sexual e Reprodutiva e Sexologia Clínica.

Na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação um conjunto de docentes e investigadores desenvolvem investigação em tópicos tão diversos como os problemas sexuais, identidades e diversidade sexual, educação sexual, conjugalidade, homoparentalidade, prostituição, psicofisiologia da resposta sexual, agressão e compulsividades sexual, etc.

Na Faculdade de Medicina/Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) os docentes e investigadores envolvidos no PDSH desenvolvem investigação em tópicos relacionados com a saúde sexual e reprodutiva.

No Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) destaca-se a área da medicina sexual com especial ênfase em tópicos como a avaliação multidisciplinar dos problemas sexuais,  onde se salienta o diagnóstico de patologia do foro orgânico e sua adequada orientação terapêutica. Nesta área o ICBAS dispõe dos meios adequados contando com uma equipa de urologistas vocacionadas na área de Andrologia e disfunções sexuais masculinas em geral, bem como um apoio ginecológico mais direccionado para a patologia genital feminina com influência na função sexual.

O Programa Doutoral conta ainda com um recurso laboratorial: Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab). Pretende-se estabelecer parcerias institucionais ao nível da docência e investigação (bem como de mobilidade de docentes e estudantes) com algumas das mais reputadas universidades internacionais com investigação na área da sexualidade humana, beneficiando da rede de colaborações existentes com alguns dos mais reconhecidos investigadores internacionais (universidades e outras organizações científicas e profissionais na Europa e continente americano, entre as quais o Instituto Kinsey e a Associação Mundial de Saúde Sexual (WAS).

Contactos

Serviço de Pós-Graduações

spg@fpce.up.pt

(+351) 220 42 89 20