Apresentação Geral
Nas últimas décadas, as sociedades têm vindo a testemunhar uma profunda e acelerada metamorfose em ambas as esferas do trabalho e da família, conduzindo a uma crescente diluição de fronteiras entre estes dois domínios centrais. Atualmente, assistimos a um cada vez mais frequente padrão familiar em que ambos os elementos trabalham, o que coloca novas responsabilidade e desafios a inúmeros pais e mães na conciliação e gestão das amplas exigências inerentes aos seus papéis de cônjuges, pais e trabalhadores.
Esta questão é particularmente relevante no caso de Portugal, um dos países da UE com maior percentagem de mulheres com filhos menores de seis anos a trabalhar fora de casa, e uma das mais elevadas percentagens de casais em que ambos trabalham a tempo inteiro.
Com base numa perspectiva ecológica e sistémica, os principais objetivos deste projeto são:
a. conhecer as dinâmicas conjugais de conciliação entre o trabalho e a família, bem como os fatores que facilitam ou dificultam o enriquecimento e o conflito entre as duas esferas;
b. compreender como as dinâmicas familiares de conciliação entre o trabalho e a família se articulam com o exercício da parentalidade, a relação pais-filhos e o desenvolvimento socioemocional das crianças;
c. analisar de que modos a relação entre as educadoras e as crianças se cruza com os papéis parentais para o desenvolvimento socioemocional das crianças, em famílias em que ambos trabalham.
O projeto inicial incidiu sobre famílias com filhos em idade pré-escolar, conjugou um desenho metodológico transversal com um desenho longitudinal, recorreu a diferentes informantes (pais, mães, educadoras, observadores independentes) e a diferentes métodos (questionários de auto e heterorrelato e observações em contextos ecológicos).
Este projeto teve o seu início em 1 de maio de 2013, tendo sido financiado pela FCT no período entre 1 de maio de 2013 e 31 de outubro de 2015. Deu origem a um conjunto de produtos que estão identificados neste site.
Entretanto, novos estudos têm sido desenhados que alargam a problemática da conciliação entre o trabalho e a família a novas populações, estando em curso novas recolhas de dados.