Projeto

Porquê tratar as pessoas para depois as devolver às condições que as adoeceram?

(Marmot, 2015, p. 1)

Se nos perguntassem como poderemos descrever este projeto diríamos que se trata de um compromisso com as pessoas que em algum momento das suas vidas se viram a braços com o sofrimento. Este é um projeto de investigação que pretende juntar pessoas no mesmo espaço a debater e encontrar soluções para que as respostas sejam mais efetivas, e para que se reduzam as desigualdades que nos adoecem. Este projecto é também um compromisso com o desenvolvimento de uma ciência que não reduza, mas que amplie e que inclua, e se responsabilize e nos responsabilize.

Vale a pena espreitar!

Setembro, 2025

Neste mês não há palavras nossas, para que as palavras deste artigo do New Yorker “Treating Gaza´s Collective Trauma” de Mohammed R. Mhawish, ganhem espaço e preencham silêncios. O trauma coletivo e continuado perpetuar-se-á por gerações. 

https://www.newyorker.com/news/the-lede/treating-gazas-collective-trauma 

Agosto, 2025

Neste mês o nosso destaque vai para o “Relatório mundial sobre a saúde mental |Transformar a Saúde Mental para todos”, publicado em 2022 pela Organização Mundial de Saúde.

Julho, 2025

José Luís Pio Abreu (1944-2025). 

Médico psiquiatra, investigador, docente e cidadão preocupado com a causa pública, o Professor Pio Abreu deixa-nos um legado inquestionável na forma como compreendemos o adoecer mental e os seus processos.