PT
EN

Eventos


13 de maio | 14h30 | Auditório 1

O SexLab da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto organiza o International Seminar: Research in Human Sexuality. O seminário acontece no dia 13 de maio no auditório 1 da FPCEUP e inclui uma conferência por Erik Janssen, integrada no Programa Doutoral em Psicologia. LINK

 


16 e 17 de abril, 2015

O Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (IPCE) da Universidade Lusíada do Porto tem a honra de apresentar, com o apoio do Sexlab, o IV Congresso Internacional de Intervenção Psicológica: Intervenção Psicológica e Sexualidades, que se irá realizar nos dias 16 e 17 de Abril de 2015. Para se inscrever e participar siga o link

image


3 a 6 de SETEMBRO, 2014

13th Conference of the International Association for the Treatment of Sexual Offenders (Porto, Portugal).

image


28 Março, 2014

O SexLab recebe no dia 28 de Março a Reunião Científica 'Investigação em Sexualidade Humana: Passado, presente e futuro', que conta com a presença da Professora Doutora Julia Heiman, do Instituto Kinsey (EUA).

julia heiman

 


17 de julho, 2013

Conferência "Psychophysiology of Sex", com Erick Janssen, Kinsey Institute, USA.

image


8 a 12 de Julho, 2012

38th Annual Meeting - International Academy of Sex Research (Estoril, Portugal).


foto

 


25 Fevereiro, 2011

Jornadas "Saúde Sexual em Portugal" Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica

foto

Com o título "Saúde Sexual em Portugal", vão decorrer no dia 25 de Fevereiro, no Anfiteatro do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, as Jornadas da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, onde se vai debater o estado da Saúde Sexual em Portugal, fazer uma avaliação do ponto da situação actual e apresentar propostas de intervenção com vista à sua promoção.
O programa científico conta com a participação de figuras de referência nas diversas áreas científicas que contribuem para o estudo da sexualidade.

Na parte da manhã, realiza-se uma mesa sobre o Estado da Saúde Sexual, que começa com a apresentação de estudos sobre a prevalência dos problemas sexuais em Portugal, a que se segue uma discussão sobre o estado das consultas públicas de sexologia do país, culminando com um debate, moderado pelo Dr. Francisco Allen Gomes, sobre o papel do serviço nacional de saúde neste domínio. 

Na parte da tarde, realizam-se duas mesas: a primeira, moderada pelo Prof. Doutor Júlio Machado Vaz, vai discutir o estado da Educação e Direitos Sexuais em Portugal; a última, sobre novas propostas de investigação/acção em Saúde Sexual, vai abordar a Saúde Sexual das mulheres portuguesas; inclui, ainda, a apresentação de uma proposta de criação de um Observatório Nacional de Saúde Sexual.

Para mais informação sobre o programa das Jornadas e inscrição, consultar o sítio da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.

 


9 a 13 Maio, 2010

10º Congresso da Federação Europeia de Sexologia

congresso FES

De 9 a 13 de Maio de 2010, irá realizar-se no Porto o 10º Congresso da Federação Europeia de Sexologia: "Sexologia, Passado, Presente e Futuro: Celebrando um Século da Ciência Multidisciplinar da Sexualidade".
Esta iniciativa surge na comemoração do 25º aniversário da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (www.spsc.pt), presidida pelo Prof. Doutor Pedro Nobre.  
Para mais informações vá a www.efs2010.com. Participe! 

 


28 Maio, 2009

Jornadas "Sexologia: Regresso ao Futuro" 
Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica

foto

O investigador responsável por este Laboratório de investigação experimental em sexualidade humana da Universidade de Aveiro, Pedro Nobre, integra o painel de convidados das Jornadas que, entre as 09h30 e as 17h30, se realizam no anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento e vão trazer à UA conceituados especialistas em matéria de sexologia, como Júlio Machado Vaz, Francisco Allen Gomes e Gabriela Moita, entre outros. 
Depois da sessão de abertura marcada para as 09h30, o programa científico das Jornadas tem início às 10h00, com a visão de alguns dos sócios fundadores da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica sobre os 25 anos da história da sexologia em Portugal. Esta discussão será moderada por Lígia Fonseca e contará com a participação de alguns dos mais prestigiados representantes da história da sexologia em Portugal, como Francisco Allen Gomes, Afonso de Albuquerque, Júlio Silveira Nunes, António Pacheco Palha e António Santinho Martins.
Em foco estará, de seguida, a sexualidade feminina, com a participação de Catarina Soares, Ana Alexandra Carvalheira, Lisa Vicente, Patrícia Pascoal e Sandra Vilarinho, responsáveis por investigação relevante nesta área.
Às 14h00, Duarte Vilar, José Pacheco e Nuno Monteiro Pereira vão discutir as diferentes perspectivas da sexologia, reflectindo a multidisciplinaridade da investigação em sexualidade; um tema cuja moderação estará a cargo de Júlio Machado Vaz.
Sobre LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais) vai falar-se a partir das 15h45. Com a participação de um conjunto de investigadores que têm trabalhado especificamente as questões da homossexualidade, homoparentalidade e transsexualidade (Fernando Cascais, Henrique Pereira, Nuno Carneiro, Jorge Gato e Sandra Saleiro), o debate será moderado por Gabriela Moita.

As Jornadas terminam com a intervenção de Pedro Nobre. O investigador responsável pelo SexLab abordará os estudos e projectos de investigação que decorrem neste Laboratório da UA e conversará com a jornalista Isabel Freire.
Os interessados em participar nestas jornadas deverão contactar o Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro (Dra. Conceição Nunes, pelo tel.: 234 370 640) para deste modo formalizar a sua inscrição.