III Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe)
  • INÍCIO
  • SOBRE
  • ORGANIZAÇÃO
  • PROGRAMA
  • MESAS REDONDAS
  • SUBMISSÃO DE TRABALHOS
  • INSCRIÇÕES
  • DATAS IMPORTANTES
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS

Mesas Redondas


Mesa 1. Políticas de educação e recontextualizações do currículo na sua relação com a inclusão

Políticas curriculares em Portugal na segunda década do século XXI: entre lógicas de regulação compósitas e deslocamentos da ação educativa para o coletivo da escola - Preciosa Fernandes (CIIE/CAFTe/UPorto)
Conhecimento, currículo e inclusão: o caso da História - Luís Grosso Correia (CIIE/CAFTe/UPorto) Políticas e configurações de práticas curriculares no contexto brasileiro - Lucinalva Almeida (CAFTe/UFPr- Caruaru)  

Moderadora: Ariana Cosme (CIIE/FPCE/UPorto)
Comentadora: Elisabeth Macedo (UERJ)


Mesa 2. Avaliação educacional: políticas, perspetivas e práticas

Percursos de avaliação de aprendizagens em Portugal - políticas e conceções - Carlinda Leite (CIIE/CAFTe/UPorto)
Políticas de avaliação no ensino secundário geral em Moçambique - tensões e desafios - Santa Mónica Mugime e António Fernando Zucula (ACIPOL)  
O lugar da Autoavaliação de Escolas na Avaliação Externa das Escolas – dos referenciais aos relatórios - Carla Figueiredo (CIIE/CAFTe/UPorto)

Moderador: Rui Trindade (CIIE/FPCE/UPorto)
Comentador: Carlos Barreira (UCoimbra)


Mesa 3. Contextos de educação e formação - perfis de formadores e práticas de intervenção

Perfis académicos e de investigação de professores que asseguram, no ensino superior, a formação inicial de professores - Fátima Sousa Pereira (CIIE/CAFTe/ESEVC)
Perfil dos professores, das Universidades públicas e privadas do Huambo, que lecionam unidades curriculares específicas da formação de professores - Albertina Lussinga (ISCED do Huambo) e Bartolomeu Delfino (ISCED do Huambo)
Educação em prisões e formação docente: embates e possibilidades - Conceição Valença (Ufal) 

Moderadora: Amélia Lopes (CIIE/FPCE/UPorto)
Comentadora: Marinaide Freitas  (Ufal)


Mesa 4. Tecnologias digitais em Educação - realidades e desafios

Cidadania Ativa e inclusão digital - Angélica Monteiro (CIIE/CAFTe/UPorto)
Educação online em tempos de sobrevivência (COVID-19): perspetivas de alunos - Fátima Delgado (CAFTe/Esc. Sec. de Penafiel) e Paulo Marinho (CIIE/CAFTe/UPorto)
Competências digitais de estudantes no ensino superior universitário angolano - Ana Robalo (ISCED do Huambo) e João Sousa (ISCED do Huambo)

Moderador: Pedro Ferreira (CIIE/FPCE/UPorto)
Comentador: João Filipe de Matos (IE de Lisboa)