Seminário Luso-Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação

Programa

08h30

Abertura do secretariado | Afixação dos Posters

09h00
09h30

Sessão de abertura

Auditório 2A

9h30
10h30

Conferência I – Prof.ª Doutora Mónica de la Fare: Ética na formação inicial em pesquisa em Educação

Auditório 2A

10h30

11h30

Mesa redonda I

A regulação da investigação em Psicologia e Educação: Autonomia ética ou heteronomia normativa?

Auditório 2A

11h30
11h45

Pausa para café

11h45
13h00

Mesa redonda II

Formação ética de investigadores em Psicologia e Educação: Que referencial/ais? Que modelo/s?

Auditório 2A

13h00
14h00

Almoço livre

14h00
15h00

Conferência II – Prof. Doutor Eduardo Sá: Compromissos da investigação em Psicologia com as diretrizes axiológicas da bioética: Uma solução ou um problema?

Auditório 2A

15h00
16h00

Mesa redonda III

Desafios éticos da investigação em Psicologia e em Educação

Auditório 2A

16h00
16h15

Pausa para café

16h15
17h15

Painel I:

Temas, métodos e públicos sensíveis da Investigação em Psicologia e em Educação

I.1. Investigação em Psicologia

sala 250

I.2. Investigação em Educação

sala 252

17h15
18h15

Painel II:

Temas, métodos e públicos sensíveis da Investigação em Psicologia e em Educação

 

II.1. Investigação em Psicologia

sala 250

II.2. Investigação em Educação

sala 252

18h30
19h15

Sessão de encerramento

Auditório 2A


CONFERÊNCIAS

Conferência I - Ética na formação inicial em pesquisa em Educação

Prof.ª Doutora Mónica de la Fare

A Prof.ª Mónica é membro da Comissão Científica da Escola de Humanidades da PUCRS, coordena o Núcleo de Educação, Ambiente, Cultura e Sociedade (NEAS) e é líder de dois grupos de pesquisa registrados no Conselho Brasileiro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Adultos, Jovens e Educação no contemporâneo - Formação, ética e pesquisa em Educação. Trabalha sobre temas de Educação de Jovens e Adultos; Políticas Educativas e Educação Superior (produção de conhecimento, formação de pesquisadores e ética na pesquisa, formação de professores).

Conferência II – Compromissos da investigação em Psicologia com as diretrizes axiológicas da bioética: Uma solução ou um problema?

Prof. Doutor Eduardo Sá

Psicólogo clínico e psicanalista. Professor da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Director do BabyLab da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Estudos da Bioética. Investigador e perito da Associação Portuguesa de Bioética para a área da Psicologia. Tem uma longa experiência de acompanhamento de fetos, de bebés, de crianças, de adolescentes e das suas famílias. É diretor clínico da Clínica Bebés & Crescidos. Tem colaborado regularmente na imprensa e tem diversos livros publicados em áreas ligadas aos seus interesses académicos e científicos. Mais informações: https://www.eduardosa.com/sobre-mim/

 


MESAS REDONDAS

Dinâmica das Mesas Redondas: Não está previsto tempo para a apresentação formal de trabalhos individuais pois espera-se que a mesa se assuma como fórum de discussão do tema. Pretende-se que os intervenientes dialoguem entre si durante o tempo disponível debatendo ideias e pontos de vista no contexto do assunto e objetivo da sessão, sob gestão e estímulo das questões de um/a moderador/a.  Procurar-se-á que o público participe durante a sessão propondo questões ao moderador/a através de uma plataforma online (www.menti.com) que, em função da sua pertinência e do timing da sessão, o moderador/a poderá selecionar e dirigir aos intervenientes.

Mesa Redonda I: A regulação da investigação em Psicologia e Educação: Autonomia ética ou heteronomia normativa?

Objetivo: Refletir e discutir sobre as práticas de regulação da investigação em Psicologia e em Educação discutindo acerca do papel a assumir pela formação (promovendo a competência ética para a autoregulação do investigador) e/ou por entidades externas como as Comissões de Ética (regulando de um forma mais externa a conduta dos investigadores). 

Moderador/a: Pedro Savi Neto (PUCRS)

Intervenientes:

Carlinda Leite

Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) desde 1987, professora catedrática nesta Faculdade desde 2008, investigadora sénior no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) a cuja direção pertence, presidente da Comissão de Ética da FPCEUP desde 2018/19, professora emérita da UPorto desde 2019, e avaliadora, desde 2009, da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Ao longo da carreira profissional desempenhou vários cargos em instituições de educação e de formação, assim como em vários órgãos da administração educacional. Os seus focos principais de investigação são: Políticas de educação e de currículo; Educação e diversidade cultural; Formação de professores; Avaliação de instituições, de cursos, de projetos e da aprendizagem; Currículo e modos de trabalho pedagógico no ensino superior. Tem coordenado vários projetos e é autora de inúmeros artigos publicados em revistas internacionais e nacionais.

Fernando Ferreira-Santos

Fernando Ferreira-Santos (http://ferreira-santos.eu) é Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto desde 2015, onde exerce a função de Vice-Presidente da Comissão de Ética. Na sua atividade de investigação no Lab. de Neuropsicofisiologia publicou mais de 30 artigos científicos e participou em 11 projetos de investigação financiados (2 como Inverstigador Principal). É atualmente Editor Associado da revista Psicologia: Reflexão e Crítica e Secretário da Direção da European Society for Cognitive and Affective Neuroscience.

Isabel Batista

Doutorada em Filosofia pela FLUP e Mestre em Filosofia de Educação pela  mesma universidade. Provedora de Ética da UCP-Porto; Professora Associada da Faculdade de Educação e Psicologia da mesma universidade, onde atualmente exerce as funções de Presidente de Conselho Pedagógico e coordena os cursos de Mestrado em Ciências da Educação. Presidente do Conselho de Ética da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Diretora da revista PÁGINA DA EDUCAÇÃO/Profedições. Principais áreas de docência, investigação e publicação: Ética Educacional, Ética e Investigação Científica, Pedagogia Escolar e Pedagogia Social.

Isabel Menezes

Doutorada em Psicologia. Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Educação da FPCEUP. Presidente do Departamento de Ciências da Educação da FPCEUP. Diretora do Programa Doutoral em Ciências de Educação da FPCEUP. Coordenadora do Grupo Políticas, Comunidades e Participação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIIE/FCT). Sócia fundadora e atual Presidente da SPCE-Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2017-2021). Membro do Conselho Geral da Universidade do Porto (2009-2017). Membro da Comissão Cientifica do Mestrado em Educação e Formação de Adultos da FPCEUP (desde 2011). Membro da Comissão Cientifica Programa Doutoral em Sexualidade Humana da FPCEUP (desde 2018). Editora associada das revistas Journal of Social Science EducationRevista de PsicologiaEducação, Sociedade & Culturas Membro do comité editorial das revistas Autonomie Locali e Servizi SocialiJournal of Quality in Education.

Luís Amaral

É professor do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço, Memória”), membro do CEHR (Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa) e académico correspondente da Academia Portuguesa da História. Desempenha actualmente as funções de Presidente da Comissão de Ética da Universidade do Porto. No que respeita a temas de investigação, tem privilegiado estudos sobre povoamento e organização social do território (séculos X-XIII), bem como sobre instituições eclesiásticas medievais portuguesas.

Miguel Santos

Miguel Augusto Meneses da Silva Santos, doutorado em Psicologia da Educação, é professor adjunto da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Integra a comissão científica do inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação) e é editor da revista Sensos-e. Tem participado em vários projetos europeus (ERASMUS+). Desde 2009 investiga os processos de transição para a vida pós-escolar de jovens em situação de incapacidade, incluindo a transição para o ensino superior.

 


Mesa Redonda II: Formação ética de investigadores em Psicologia e Educação: Que referencial/ais? Que modelo/s?

Objetivo: Refletir e discutir as possibilidades e modos de infundir objetivos de desenvolvimento ético nas práticas de formação formal e não formal dos estudantes dos vários ciclos de estudo no quadro da opção pedagógica por determinadas matrizes de valores, princípios e/ou normas orientadoras da conduta ética dos investigadores juniores.

Moderador/a: Inês Nascimento (FPCEUP)

Intervenientes:

Alexandra M. Araújo

Doutorada em Psicologia, Especialidade em Psicologia Vocacional, e com Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense, Porto, sendo Coordenadora do 1.º ciclo de estudos em Psicologia. Coordena e foi responsável pela implementação do Observatório de Estudantes da Universidade Portucalense, em colaboração com a Reitoria da UPT. Leciona nos domínios da psicologia da educação, avaliação psicológica, metodologia da investigação e análise de dados. É coordenadora do Cognitive Development Lab (CDL) do Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense (INPP) da Universidade Portucalense. Coordena projetos de investigação centrados nos domínios da transição, adaptação e sucesso académico no Ensino Superior, avaliação psicológica e psicometria, e desenvolvimento socioemocional e de carreira de jovens adultos. É membro fundador e pertence à Direção da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação. É membro do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Teresa Leal

Teresa Leal é professora auxiliar na FPCEUP e investigadora no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Trabalha na área da Psicologia da Educação e é membro do Conselho Consultivo do Colégio de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais incidindo no estudo de temas tais como a qualidade de contextos educativos pré-escolares e escolares, interações adulto-criança e professor-aluno, desenvolvimento da literacia emergente, inclusão e participação.

Maria Conceição Azevedo

Professora Catedrática no Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da UTAD. Exerce as funções de Presidente do Conselho Científico da mesma Escola desde 2017. Integra o Conselho de Acompanhamento da Carta Ética da SPCE. Foi Presidente da Comissão de Ética da UTAD no período de 2013 a 2017. Foi Provedora do Estudante da UTAD no período de 2014 a 2017.

Teresa Medina

Doutora em Ciências da Educação e Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Vice-presidente do Conselho Pedagógico da FPCEUP, membro dos Conselhos Científicos do Mestrado em Estudos Africanos da UP e da Licenciatura em Ciências da Educação da FPCEUP. Membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) e colaboradora do Instituto de História Contemporânea (IHC/FCSH-UL) e do Centro de Estudos Africanos da UP. Membro da equipa de coordenação do dispositivo de mentoria da FPCEUP. Coordenadora do Programa de Iniciação à Investigação do Departamento de Ciências da Educação. Participação em diversos projetos de investigação e experiência de orientação de trabalhos de doutoramento e de mestrado.

 


Reflexões e questões:

Fritz Mende

Estudante finalista do Mestrado Integrado em Psicologia da FPCEUP. Participante no Programa de Iniciação à Investigação (Departamento de Psicologia).

Gabriela Martins

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora Executiva do Programa de Pòs-Graduação em Educação (PPGEdu) da Escola de Humanidades da PUCRS. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação da PUCRS, junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos e ao grupo de pesquisa FIPA - Formação Docente, Inclusão e Processos de Aprendizagem.

Joaquim Hudson de Souza Ribeiro

Professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco (Manaus-AM-Brasil). Membro de grupos de pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador de modelos e programas de intervenção para populações e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. Estudante do Programa de pós-doutoramento da FPCEUP na área da violência sexual contra crianças e adolescentes.


Mesa Redonda III: Desafios éticos da investigação em Psicologia e em Educação

Objetivo: Identificar e explorar as tendências atuais da investigação em Psicologia e em Educação analisando-as do ponto de vista das questões éticas envolvidas nas várias fases (desenho, operacionalização, gestão de dados, publicação e difusão de resultados) do processo de construção de conhecimento científico.

Moderador: Miguel Ricou (OPP)

Intervenientes:

Helena Araújo

Professora Catedrática da FPCEUP no Departamento de Ciências da Educação. Diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FCT) desde 2010. As suas áreas de interesse científico são, sobretudo, Sociologia da Educação, Estudos de Género e Cidadanias e Diversidade.

Fernando Diogo

Docente na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), desde 1991, na Unidade Técnico-Científica de Ciências da Educação, com a categoria de Professor-Adjunto na especialidade Currículo e Organização Escolar e preside, desde 2017, ao Conselho Técnico-Científico da ESE-IPP. Doutorado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, é autor de um conjunto de obras e artigos na área do Currículo e da Administração Escolar e colaborador do InEd- Centro de Investigação e Inovação em Educação na ESE-IPP.

José Luís Fernandes

Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Membro da equipa do Centro de Ciências do Comportamento Desviante, que iniciou nos anos 80 em Portugal a investigação biopsicossocial do desvio e lançaria a área de estudos do comportamento desviante e justiça. O tema central dos seus trabalhos é a caracterização etnográfica de várias expressões individuais e socioterritoriais do desvio em contexto urbano. Nos últimos anos tem investigado o impacto da sociedade do conhecimento e do capitalismo cognitivo sobre os processos de produção do saber no campo da psicologia. É desde 2015 membro da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Sofia Marques da Silva

Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto e membro efetivo do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas, onde tem desenvolvido investigação no campo da inclusão, diversidade e juventude. É colaboradora do INESC-TEC. Nos últimos 10 anos tem-se dedicado ao estudo de percursos educativos, sentimentos de pertença e comunidades resilientes em regiões de fronteira. Coordena o projeto GROW.UP – Grow up in border regions in Portugal: young people, educational pathways and agendas” (Norte2020/FCT), e equipas portuguesas do projeto Erasmus + IBelong - Towards a Sense of Belonging in an Inclusive Learning Environment e do Projeto SIRIUS 2.0, Policy Network on Migrant Education (EAC-2017-0381). É coordenadora da network Ethnografia, da European Educational Research Association (EERA) e editora da Revista Ethnography & Education (Taylor&Francis/Routledge). É membro da direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. É perita da rede NESET II (Social dimension of Education and Training) e da EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency). É membro, por convite, do Programme Committee for the specific programme implementing Horizon 2020 - the Framework Programme for Research and Innovation (2014-2020). É coordenadora adjunta da iniciativa INCoDe.2030, sendo responsável pela coordenação de atividades em desenvolvimento no Eixo Inclusão, dedicado à inclusão digital de pessoas vulneráveis e à inclusão de género nas tecnologias digitais.

 


PAINÉIS

Objetivo dos Painéis: Dar a conhecer e problematizar, a partir do concreto de experiência/s de investigação, os principais desafios de natureza ética que tendem a emergir da abordagem científica a temas especialmente delicados, públicos vulneráveis e/ou implicando o uso de métodos/procedimentos de investigação eticamente mais críticos, com destaque para os desafios que transcendam o plano das preocupações mais comuns da ética na investigação 

Dinâmica dos Painéis: Cada interveniente irá dispor de 10 a 15 minutos para a apresentação de uma alocução que atenda ao objetivo do painel e o enquadre na sua própria experiência de investigação com os temas/públicos e/ou métodos/procedimentos que tenha sido convidado a abordar. Em função do tempo que possa restar, será (ou não) dada oportunidade ao público de se manifestar e/ou de questionar os intervenientes.

 


Painel I: Temas, métodos e públicos sensíveis da investigação em Psicologia e em Educação

I1. Investigação em Psicologia

Moderador/a: Gabriela Martins (PUCRS)

Temas das intervenções & Intervenientes:

 

Implicações éticas: Estudos realizados no contexto da parentalidade

Albino Lima

Docente e investigador da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). As questões éticas e deontológicas têm-se constituído como basilares quer na docência, quer na investigação. No que respeita à primeira materializa-se, designadamente, na docência das unidades curriculares de Psicologia do Desenvolvimento da Criança e de Prática Psicológica com Crianças, implicando a apropriação de princípios e práticas, éticas e deontológicas, ajustadas ao exercício da Psicologia, em particular, na Infância. No que toca à investigação é de salientar todo o trabalho desenvolvido no âmbito do SINCLab - Social Inclusion Laboratory, da FPCEUP. Aqui, nos diferentes projetos de investigação em que tem estado envolvido, a matriz da Psicologia Aplicada e de interface com a Comunidade é bem evidente, pelo que tem requerido um cuidado acrescido no respeito estrito pelos mencionados princípios e práticas balizadas pela Ética.

Implicações éticas: Estudos no contexto do suicídio

Inês Rothes

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Comunitária (OPP). Doutorada pela Universidade do Porto, é investigadora na FPCEUP, membro integrado do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, e desenvolve atualmente projetos na área da suicidologia e da saúde mental.

Implicações éticas: Estudos no contexto da psicologia do trabalho

Marta Santos

Investigadora na área da psicologia do trabalho e Professora Auxiliar na FPCEUP. As suas principais áreas de interesse são as relações entre trabalho, saúde e formação. Atualmente concebe e implementa projetos de investigação-ação em empresas e outras instituições sobre temáticas como a reconstrução de percursos profissionais.

Implicações éticas: Estudos no contexto da psicooncologia

Paula Mena Matos

Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena o grupo de investigação em “Dinâmicas Relacionais, Processos de Mudança e Bem-Estar” no Centro de Psicologia da Universidade do Porto, tendo realizado investigação com diversas populações em situação de vulnerabilidade.

 


I2. Investigação em Educação

Moderador/a: Lucinda Saldanha da Silva Gomes (FPCEUP)

Temas das intervenções & Intervenientes:

 

Implicações éticas: Estudos no contexto da inclusão educativa de migrantes/refugiados

João Caramelo

Professor Auxiliar da FPCEUP, membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) no Grupo de Investigação “Políticas, Comunidades e Participação” (PCP). Nos últimos 5 anos tem participado da equipa da FPCEUP que, no âmbito de 3 projectos europeus dedicados à conceção, construção e implementação de ferramentas de elearning, tem refletido sobre as questões éticas envolvidas na pesquisa e intervenção com pessoas migrantes e refugiadas. Representando a equipa do Projecto ReGap (ReGap – Reducing the Educational Gap for migrants and refugees in EU countries) que para além de mim integra na FPCEUP a Profª Susana Coimbra e as investigadoras Doutora Marta Pinto Carvalho e  Doutora Elsa Teixeira e, ainda, a doutoranda em Ciências da Educação, Ana Luísa Costa;

Implicações éticas: Estudos no contexto da educação de surdos

Orquídea Coelho

Mestre e Doutora em Ciências da Educação, Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Investigadora Integrada Doutorada do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Membro da Comissão de Ética da Universidade do Porto (CEUP). Docente da UC do MCE Ética e Trabalho em Educação. Investigadora e Coordenadora Nacional de projetos internacionais no âmbito de Estudos Surdos, Educação e Cidadanias, os quais colocam desafios éticos resultantes da aproximação a públicos vulneráveis e requerem abordagens metodológicas que vão além do plano comum da ética da investigação.

Implicações éticas: Estudos no contexto de creche com crianças muito pequenas

Sara Araújo

Professora na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESE-PP), onde coordena o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, licenciada e mestre em Psicologia pela mesma universidade. É Country Coordinator para Portugal e Convenor do Special Interest Group “Birth to Three” da European Early Childhood Education Research Association. É ainda membro da Comissão Científica e investigadora do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (ESE-PP).

Implicações éticas: Estudos no contexto da medicalização do comportamento social e educativo

Sofia Castanheira Pais

Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e tem vindo a desenvolver investigação na área de interface entre educação, saúde e cidadania, privilegiando a participação de crianças e jovens nos seus projetos. Está envolvida na atividade do Círculo de Estudos e Intervenção na Medicalização da Educação, desde a sua génese, e é membro da Comissão de Acompanhamento da Carta Ética da Sociedade Portuguesa das Ciências de Educação.

 


Painel II: Temas, métodos e públicos sensíveis da investigação em Psicologia e em EDUCAÇÃO

II3. Investigação em Psicologia

Moderador/a: Sanmya Jesus Salomão (FPCEUP)

Temas das intervenções & Intervenientes:

 

Implicações éticas: Estudos no contexto do envelhecimento e da psicogerontologia

António Fonseca

Licenciado em Psicologia e doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Professor associado de Psicologia, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Membro integrado do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (UCP) e membro colaborador do CINTESIS (UP) e do Age.Comm (IPCB). Dedica-se às questões do desenvolvimento psicológico e do processo de envelhecimento, sendo autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos, publicados em Portugal e no estrangeiro.

Implicações éticas: Estudos no contexto da psicologia social

Isabel Rocha Pinto

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto. É docente nas áreas da Psicologia Social e Metodologia de Investigação em Psicologia. Os seus focos de interesse de investigação são os processos psicossociais associados à adesão a extremismos (nacionalismo, radicalização, conflito violento e crime de ódio), os processos psicossociais associados à ação coletiva (e.g., protesto vs apatia, ação cívica), e os antecedentes e as consequências de comportamentos desviantes nos grupos.

Implicações éticas: Estudos no contexto das orientações sexuais não normativas

Jorge Gato

Doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), com uma tese sobre atitudes face a famílias formadas por lésbicas e gays. Atualmente é Investigador e docente no Programa Doutoral em Sexualidade Humana da FPCEUP. Fez parte do grupo de trabalho nomeado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses que elaborou as linhas orientadoras para intervenção psicológica com pessoas LGBT em Portugal.

Implicações éticas: Estudos no contexto da adoção

Maria Barbosa Ducharne

Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Investigadora responsável pelo Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adoção na mesma Faculdade. Os seus interesses de investigação centram-se no contributo da Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento para a Proteção e Promoção dos Direitos da Criança, nomeadamente o direito a crescer em família e a participar em todas as decisões que lhe dizem respeito. Estuda as trajetórias de vida de crianças em situação de vulnerabilidade, expostas a experiências de adversidade e os fatores promotores da sua recuperação em contextos de proteção (acolhimento e adoção). Preocupa-se com a qualificação de práticas profissionais e politicas de proteção dos direitos da criança com base na evidência científica e no profundo respeito pelo superior interesse da criança.

 


II4. Investigação em Educação

Moderador/a: Thiago Freires (FPCEUP)

Temas das intervenções & Intervenientes:

 

Implicações éticas: Estudos no contexto da infância e da educação infantil

Manuela Ferreira

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (2002), é professora associada na FPCEUP e investigadora do CIIE. Os seus interesses de pesquisa são no campo da Sociologia da Infância privilegiando metodologias de pesquisa qualitativas, particularmente etnografia com crianças.

Implicações éticas: Estudos no contexto da educação inclusiva com públicos possuidores de necessidades educativas especiais

Mónica Silveira Maia

Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Porto (ESE-IPP), na Unidade Técnico Científica (UTC) de Educação Especial e Inclusão. Atualmente, é coordenadora da área temática Educação Especial e Inclusão do Centro de Investigação & Inovação em Educação da ESE-IPP; tendo colaborado em vários projetos nacionais e internacionais, bem como na produção científica de artigos e livros dedicados ao estudo da incapacidade, de sistemas de suporte e de inclusão.

Implicações éticas: Estudos no contexto dos novos media e da participação online

Pedro Ferreira

Professor Auxiliar no Departamento de Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Doutorado em Psicologia, tem desenvolvido investigação sobre participação cívica e política de jovens e adultos actualmente com um maior interesse nos modos como os contextos e os media digitais podem ser parte de formas emancipatórias e participativas de cidadania e de educação para a cidadania. É e foi membro de vários projectos de investigação nacionais e internacionais e coordena o projecto JoSeES - Jogos Sérios no Ensino Superior: Impactos, Experiências e Expectativas (FCT - PTDC/MHC-CED/7182/2014).

Implicações éticas: Estudos no contexto da educação social com públicos especialmente vulneráveis

Sofia Veiga

Doutorada em Psicologia. Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Psicóloga clínica no Centro de Intervenção Psicopedagógica. Investigadora Integrada no Centro de Investigação e Inovação em Educação e autora de várias publicações científicas no domínio da Educação Social, da Relação de Ajuda, do Sociodrama e da Literacia da Saúde no âmbito da Terceira Idade. No âmbito das suas funções docentes, é orientadora de estágios de Educação Social há mais de uma década, sendo sobretudo neste contexto que a sua reflexão sobre as questões éticas tem acontecido.