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Apresentação

VI Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação – Desafios e Oportunidades da Autonomia e Flexibilidade Curricular, é um evento organizado pela equipa do Observatório da Vida nas Escolas da FPCEUP/CIIE.

A sua finalidade é dupla: dar a conhecer a atividade desenvolvida pelas escolas que trabalham em parceria com o OBVIE; e permitir visibilidade a trabalhos de investigação que sejam relevantes para a decisão informada das escolas.

Este evento segue a lógica da organização dos seminários anteriores e espera promover a reflexão, partilha e problematização do trabalho das escolas e dos observatórios de educação e formação que sobre elas debruçam o seu olhar. A divulgação e a intervenção são eixos relevantes para cumprir o propósito da atividade do OBVIE, que é o de aproximar a investigação das escolas e dos professores.

Assim, este seminário, a exemplo dos anteriores, visa agregar duas das dimensões de investigação em que o OBVIE se tem focado: as políticas e práticas educativas e a vida nas escolas. Este ano consideramos pertinente fomentar a reflexão sobre os desafios e oportunidades que os Decretos-Lei n.º 54 e 55 de 2018, nomeadamente nas questões da autonomia e flexibilidade curricular, trazem às escolas portuguesas.

São seus objetivos gerais dar palco à investigação e práticas que vão sendo produzidas nas escolas e fazer a sua contextualização e sustentáculo nos conhecimentos produzidos pelos investigadores. Espera-se, assim, contribuir para promover e fortalecer a reflexão sobre os processos de autonomia e flexibilidade curricular em marcha nas escolas, e estimular a presença da universidade e da investigação nesses processos.

A um nível estratégico, este seminário culmina um ano de trabalho dedicado à temática e possibilita o reforço das parcerias que o OBVIE tem vindo a estabelecer com escolas do ensino básico e secundário, pois nele participam muitos professores e escolas que há vários anos têm vindo a colaborar nos projetos e outras iniciativas dinamizadas. Adicionalmente, afigura-se como um espaço de alavancagem de parcerias com novas escolas e investigadores de outras instituições, ao possibilitar o encontro dos mesmos e a partilha de pontos de interesse comuns que possam impulsionar projetos e outras iniciativas conjuntas.


Objetivos

- Promover uma maior interação entre a estrutura de investigação e formação do OBVIE/CIIE/FPCEUP, outros membros da comunidade científica das Ciências da Educação e professores de escolas que têm vindo a colaborar com o OBVIE.

- Aprofundar o debate, entre a comunidade científica das Ciências da Educação e os professores, sobre os desafios pedagógicos, organizacionais, epistemológicos, éticos e sociais que as medidas políticas da autonomia e flexibilidade curricular acarretam para as escolas, para os professores, para os investigadores e para a comunidade educativa.

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