Conferência de Abertura – 27 de maio de 2024
Joaquim Azevedo
Joaquim Azevedo (1955, Santa Maria da Feira), licenciado em História e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, é professor catedrático e jubilado da Universidade Católica Portuguesa e Presidente da Fundação Manuel Leão. Dirige atualmente o Projeto Socioeducativo Arco Maior (www.arcomaior.pt), que se destina a jovens que são marginalizados e abandonam as escolas. Desempenhou as funções de Diretor-Geral do Ministério da Educação (1988-92) e de Secretário de Estado da Educação (em 1992 e 1993) e foi membro do Conselho Nacional de Educação (1996-2022). Representou Portugal em vários organismos internacionais (OCDE, UNESCO) e é editor de duas revistas científicas sobre educação e autor de vários livros e inúmeros artigos sobre educação e formação. Podem consultar-se os seus trabalhos em: www.joaquimazevedo.com , na rede ORCID e no repositório Ciência UCP.
Integrantes das Mesas Redondas
Mesa-redonda 1 | 27 de maio de 2024 | 14:00h – 15:30h
Políticas de Justiça Social – dos enunciados discursivos à sua concretização escolar:
Javier Murillo (UAM/Espanha) Director del Instituto Universitario de Derechos Humanos, Democracia, Cultura de Paz y No Violencia (DEMOSPAZ) de la Universidad Autónoma de Madrid (UAM) y Director de la Cátedra UNESCO en Educación para la Justicia Social de la UAM. Profesor Titular de Universidad en Métodos de Investigación y Evaluación en Educación en la UAM, Coordinador del grupo de investigación “Cambio Educativo para la Justicia Social” (GICE) y Coordinador General de la Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE). Investigador del CEIPAZ-Centro de Educación e Investigación para la Paz. Director de “REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación”, de la “Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa” y de la “Revista Internacional de Educación para la Justicia Social”. Ha sido Coordinador General del Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE) de la UNESCO, y Director de Estudios del Centro Investigación y Documentación Educativa (CIDE) del Ministerio de Educación. Ver mais em https://fjaviermurillo.es/cv-abreviado/
Jose Weinstein (U. DIEGO PORTALES/Chile) José Weinstein es Sociólogo de la Universidad de Chile y Doctorado en Sociología de la Universidad Católica de Lovaina (Bélgica). Actualmente es Profesor Titular de la Universidad Diego Portales y dirige el Programa de Liderazgo de la Facultad de Educación de dicha universidad. Tiene una vasta experiencia en el servicio público, habiendo sido Subsecretario de Educación, primer Ministro de Cultura del país, tras la creación del Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, y miembro del Consejo Nacional de Educación. También ha trabajado como consultor en instituciones internacionales como OECD, BID, CEPAL, y ha sido presidente del Directorio del IIPE/UNESCO. Cuenta con más de 70 publicaciones en libros y revistas en temáticas de educación y ha creado diferentes programas formativos para directivos escolares. En la actualidad su atención está centrada en temas de liderazgo educativo, mejora escolar y políticas docentes.
Dora Castro (UAVEIRO/Portugal) Doutorada em Ciências da Educação e pós-doutorada em Administração Educacional pela Universidade de Aveiro. Investigadora do Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF) e Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia. Coordena o Laboratório EDUCA_Lab -Políticas, Avaliação e Supervisão/CIDTFF. Em termos de investigação, os seus interesses centram-se na área das Políticas e Administração Educacional. Tem realizado estudos no âmbito da problemática da descentralização da educação e dos processos de avaliação e regulação educacional. Coordena o projeto “Rankings universitários: impactes nas políticas de internacionalização no contexto luso-brasileiro / U-RankingIMPACT”. Integra o GIEPES- Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior e coordena a Rede de Pesquisa em Gestão e Políticas Educacionais “Pontes Lusófonas“.
Moderação de Elisabete Ferreira (CIIE/FPCEUP) Elisabete Ferreira é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP), e Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Doutora em Ciências da Educação (FPCE-UP). Pós-graduação em Organizações e Administração Educacional (IE-UM). Áreas de Interesse: mentoria no ensino superior; educação, desenvolvimento e cidadania; comunicação, escola, democracia e direitos humanos; organizações, administração e gestão educacional e escolar.
***
Mesa-redonda 2 | 28 de maio de 2024 | 11:00h – 12:30h
Culturas escolares transformadoras: lideranças e comunidades de aprendizagem
Jesus Domingo Segovia (UGRANADA/Espanha) Jesús Domingo Segovia es Catedrático de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad de Granada (España). Coeditor de la Revista “Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado”. Su línea de investigación versa sobre asesoramiento, liderazgo y mejora educativa, educación inclusiva e investigación (auto)biográfica en educación. Miembro fundador de la red RILME. Asesor internacional sobre acompañamiento y asesoría en educación Ha dirigido varios proyectos investigación sobre comunidades de práctica profesional ampliada y mejora de los aprendizajes y ha publicado en esta línea de reflexión. Ha coordinado trabajos colectivos como: Asesoramiento al centro educativo (Octaedro, 2001), Liderazgo educativo en tiempos de crisis (EUG, 2022) o Experiencias transformadoras en escuelas (Octaedro, en prensa) y, junto a Antonio Bolívar, ha escrito: Comunidades de práctica profesional y mejora de los aprendizajes (Grao, 22024) y Construir juntos la escuela que queremos en contextos complejos (Grao, en prensa) Más información en la web personal: http://www.ugr.es/~jdomingo/ y en https://orcid.org/0000-0002-8319-5127.
Julian Lopez Yañez (USEVILHA/Espanha) Julian Lopez Yañez es Catedrático de la Universidad de Sevilla adscrito al Departamento de Didáctica y Organización Educativa, Facultad de Ciencias de la Educación. Toda su trayectoria en la docencia y la investigación está relacionada con el estudio de los centros escolares como organizaciones, en particular con la labor de la dirección escolar y con los procesos de mejora y de innovación educativa. En los últimos 20 años ha venido encadenando la dirección de proyectos de investigación para los que ha obtenido financiación pública, sobre temas como: la mejora sostenible de los centros educativos, la distribución del liderazgo, al análisis de las redes de colaboración docente o la formación continua de los directores y las directoras escolares. Miembro fundador de la Red de Investigación sobre Liderazgo y Mejora de la Educación (RILME), que ha contado en varios periodos con financiación como Red de Excelencia del Ministerio de Educación. Ha sido también profesor visitante en varias universidades extranjeras.
Leonor Torres (UMINHO/Portugal)
Leonor Lima Torres é Professora Associada com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho). É socióloga e doutorada em Ciências da Educação, especialidade de Organização e Administração Escolar. Os interesses de investigação e as publicações têm incidido sobre a cultura organizacional, os processos de liderança, os percursos de excelência na escola e no mundo do trabalho. É Diretora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da UMinho, Coordenadora da especialidade de Organização e Administração Escolar do Doutoramento em Ciências da Educação e do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Administração Educacional. Desempenhou os cargos de Vice-Presidente e de Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Educação da Universidade do Minho entre 2013 e 2017.
Moderação de Paulo Marinho (CIIE/FPCEUP)
Paulo Marinho é Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Investigador e membro integrado do CIIE, onde faz parte da Comunidade de Prática de Investigação – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias digitais em educação (CAFTe). Durante os últimos anos foi assessor e desenvolveu projetos no Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (PNUD – Brasil), que potenciaram a construção e implementação de políticas educativas. Tem-se dedicado à investigação e ao desenvolvimento de conhecimento em áreas como: Avaliação da aprendizagem; Avaliação Institucional; Culturas Organizacionais Escolares e profissionais docentes; Educação escolar e Minorias sociais; Políticas Educativas, Curriculares e Justiça Social; Formação de professores e Filosofia da ciência. É autor ou coautor de vários artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais.
***
Mesa-redonda 3 | 28 de maio de 2024 | 15:45h – 17:15h
Inovação e mudança educacional – o papel das lideranças intermédias
Antonio Bolívar (UGRANADA/Espanha) Antonio Bolívar é Catedrático Emérito de la Universidad de Granada (España). Junto a otras líneas de trabajo y publicaciones, en los últimos veinte años ha focalizado su trabajo en la innovación como proyecto conjunto de la escuela, el liderazgo pedagógico y configurar las escuelas como comunidades profesionales de aprendizaje. Sobre estos temas ha dirigido varios proyectos Investigación. Miembro fundador de RILME. Ha estado muy vinculado con Portugal, donde junto a un amplio conjunto de artículos, ha publicado los libros: Como melhorar as escolas? Estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas. (Porto, ASA, 2003) e Melhorar os processos e os resultados educativos. (Porto: Fundação Manuel Leão, 2012).
Ariana Cosme (IGEC/Portugal) Ariana Cosme é Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto onde coordenou o Observatório de Vida das Escolas integrado no CIIE, e coordena o Grupo de Pesquisa EIP (Ensino e Inovação Pedagógica). Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, realizou um Pós-Doutoramento no campo da Formação de Professores na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil onde é professora visitante. Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, o que justifica a intervenção que tem vindo a desenvolver como formadora e consultora de Câmaras Municipais, de Escolas inseridas em Territórios socialmente vulneráveis, os TEIP, e em Projetos de Inovação Pedagógica. Foi consultora do Ministério da Educação para o Programa de implementação do modelo de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Escola e coordenou o estudo avaliativo sobre a implementação e generalização do referido programa. É Inspetora Geral de Educação e Ciência desde novembro de 2023.
Claudia Romero (UTDT/Argentina) Claudia Romero es Doctora en Educación (UCM) y una de las principales referentes educativas en Argentina. Es investigadora y profesora de tiempo completo en la Escuela de Gobierno de la Universidad Torcuato Di Tella (UTDT) donde dirigió el Area de Educación por 12 años (2007 – 2020). Dirige actualmente el Programa de Alta Dirección Escolar de esa universidad y se dedica a la formación e investigación de temas como Liderazgo Educativo y Mejora Escolar. Tiene una extensa producción de libros, artículos académicos y columnas periodísticas en los principales medios del país.
Moderação de Carlinda Leite (CIIE/FPCEUP) Carlinda Leite é Professora Catedrática e Emérita da FPCEUP e Provedora dos Docentes e Investigadores da Universidade do Porto. No Sistema Educativo Português tem exercido várias funções. Nos últimos anos foi avaliadora de cursos de ensino superior pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), e coordenou as Comissões da área da Educação e Formação de professores, foi Presidente da Comissão de Ética da FPCEUP e coordenou o Grupo de Trabalho criado pelo Ministério da Educação e Secretário de Estado do Ensino Superior para elaborar propostas de alteração ao D.L. n.º 79/2014 no que se refere à formação profissional de professores. É investigadora do CIIE, onde cocoordena a Comunidade Prática de Investigação “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias digitais em educação” (CAFTe). É autora ou coautora de vários artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais.
***
Mesa-redonda 4 | 29 de maio de 2024 | 11:15h – 12:45h Investigação educacional publicada nos últimos 10 anos – problemáticas emergentes
Cynthia Martínez-Garrido (da Revista RIEJS) Cynthia Martínez-Garrido es Profesora Contratada Doctora en Métodos de Investigación y Evaluación en Educación e Investigadora de la Cátedra UNESCO en Educación para la Justicia Social de la Universidad Autónoma de Madrid. Coordinadora del Máster Universitario en Educación para la Justicia Social de la Universidad Autónoma de Madrid. Coordinadora Técnica de la Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE). Editora de cuatro revistas de investigación educativa: “REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación”, “Revista Internacional de Educación para la Justicia Social”, “Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa”, “Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva”.
Sofia Marques da Silva (da Revista ES&C) Sofia Marques da Silva é Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Investigadora e membro integrado do CIIE, onde coordena a Comunidade de Prática de Investigação (CoPin) “Jovens, Educação, Diversidade e Inovação” (JEDI). Conselheira do Conselho Nacional de Educação. Diretora da revista científica ESC – Educação, Sociedade & Culturas. É autora ou coautora de publicações nacionais e internacionais, das quais artigos, livros e capítulos de livros. É atualmente Diretora do Departamento de Ciências da Educação da FPCEUP.
Jesus Domingo Segovia (da Revista El Profesorado) Jesús Domingo Segovia es Catedrático de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad de Granada (España). Coeditor de la Revista “Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado”. Su línea de investigación versa sobre asesoramiento, liderazgo y mejora educativa, educación inclusiva e investigación (auto)biográfica en educación. Miembro fundador de la red RILME. Asesor internacional sobre acompañamiento y asesoría en educación Ha dirigido varios proyectos investigación sobre comunidades de práctica profesional ampliada y mejora de los aprendizajes y ha publicado en esta línea de reflexión. Ha coordinado trabajos colectivos como: Asesoramiento al centro educativo (Octaedro, 2001), Liderazgo educativo en tiempos de crisis (EUG, 2022) o Experiencias transformadoras en escuelas (Octaedro, en prensa) y, junto a Antonio Bolívar, ha escrito: Comunidades de práctica profesional y mejora de los aprendizajes (Grao, 22024) y Construir juntos la escuela que queremos en contextos complejos (Grao, en prensa) Más información en la web personal: http://www.ugr.es/~jdomingo/ y en https://orcid.org/0000-0002-8319-5127.
Moderação de Preciosa Fernandes (CIIE/FPCEUP) Preciosa Fernandes é Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, membro integrado do CIIE, onde Co coordena a Comunidade de Prática de Investigação – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias digitais em educação (CAFTe). Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da FPCEUP. É autora ou coautora de vários artigos publicados em revistas indexadas. e de livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais.
Integrantes dos Simpósios
Simpósio 1 – Construir a Identidade das Escolas | 27 de maio de 2024 | 16:30h – 17:45h
Organizado pela Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE)
Eixo 2 – Culturas institucionais no campo da educação: culturas escolares na sua relação com lideranças e comunidades de aprendizagem
Carlos Louro , Diretor do AE de Ponte da Barca (direção da ANDE) Carlos Alberto Louro é professor de Filosofia e está a exercer o cargo de diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. O seu percurso profissional está inteiramente ligado à docência e à gestão escolar (Presidente de Conselho Diretivo, Presidente de Conselho Executivo, Presidente de Comissão Instaladora, Diretor).
Francisco Queirós , Diretor da Escola Secundária de Paredes (direção da ANDE) Francisco Queirós é professor de matemática na Escola Secundária de Paredes, escola que dirige desde 2005, primeiro como presidente do conselho executivo e depois como diretor. Trabalhou em investigação na área da optimização e construção automática de horários escolares.
Anabela Leal , Diretora da Escola Secundária de Felgueiras (direção da ANDE) Anabela Leal é docente de português no ensino público há 29 anos e tem um percurso profissional inteiramente ligado à docência e à gestão escolar. Nos últimos 20 anos, assumiu diversos cargos de coordenação e gestão escolar e é, desde 2017, diretora da Escola Secundária de Felgueiras.
Coordenação e Moderação de Manuel A. Pereira, Presidente da ANDE Manuel António Pereira , professor a exercer funções de Diretor do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães. Presidente da ANDE, Associação Nacional de Dirigentes Escolares.
***
Simpósio 2 – Liderar para a mudança na escola | 28 de maio de 2024 | 14:15h – 15:45h Organizado pela ANDAEP
Eixo 2 – Culturas institucionais no campo da educação: culturas escolares na sua relação com lideranças e comunidades de aprendizagem
José Matias Alves, Universidade Católica do PortoJosé Matias Alves é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. Professor Associado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Possui mais de uma centena de livros publicados ou organizados, dezenas de capítulos de livros, artigos científicos publicados em revistas da especialidade, textos publicados em jornais ou revistas, participações editoriais em revistas.
Sílvia Evangelista Vidinha, Diretora do AE de Santa Maria Maior, Viana do Castelo e vice presidente da ANDAEP.Sílvia Vidinha , Professora do grupo de recrutamento 420 (Geografia), com especialização para o grupo de recrutamento 910 (Educação Especial). Diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, Viana do Castelo, cidade de onde é natural. Atualmente integra os órgãos sociais da ANDAEP como vice presidente.
Coordenação e Moderação de Álvaro Santos (Presidente da Assembleia Geral da ANDAEP)Álvaro Almeida dos Santos, Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela FLUP e Mestre em Ciências da Educação (Administração e Organização Escolar) pela Universidade Católica Portuguesa. Foi Presidente do Conselho Executivo e, depois, Diretor da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, de Valadares, V. N. de Gaia, entre 1999 e 2021. Foi Presidente do Conselho das Escolas e membro cooptado no Conselho Nacional de Educação. É Presidente da Assembleia Geral da ANDAEP.
*Página em Atualização.
Clic aquí para acceder al sitio web en Español .
Click here to access the website in English.