A diversidade como oportunidade. Que saberes e recursos profissionais?
  • SOBRE
  • ORGANIZAÇÃO E PARCERIAS
  • DATAS IMPORTANTES
  • WORKSHOPS
  • COMUNICAÇÕES LIVRES
  • SUBMISSÃO DE TRABALHOS
  • INSCRIÇÃO
  • CONFERENCISTAS
  • PROGRAMA
  • LOCAL E CONTACTOS

Comunicações livres


As comunicações livres ocorerrão em sessões paralelas durante o seminário. As comunicações deverão ser apresentadas em 15 minutos, sendo seguidas de debate. 

Programa final do seminário


Sessão das 11:00 | 12 de Janeiro de 2018

Painel A «Políticas e medidas de inclusão social e educativa» (sala 111)

Base nacional comum curricular e ensino de literatura(s) no brasil: que lugar para o cânone literário português? (Ana Paula Sá)

Serão os indicadores para a educação um apoio ao combate das desigualdades na escola ou, pelo contrário, serão delas potenciadores? (Carla Figueiredo; Carlinda Leite)

Sentidos de inclusão social e educativa na política curricular de Portugal (Maria Julia Melo; Carlinda Leite; Lucinalva de Almeida)

A pesquisa na escola: princípio educativo e prática social de respeito às diferenças (Rubya Andrade; Eloisa Wiebusch)

 

Painel A «Políticas e medidas de inclusão social e educativa» (sala 112)

Potenciar a inclusão de estudantes com NEE no ensino superior: aspetos políticos, estruturais e atitudinais (Evelyn Santos; Paula Vagos; Dayse Neri de Souza)

Marcas das perspetivas biomédica e biopsicossocial nas normas legais educacionais no Brasil (Robson Celestino Prychodco; Preciosa Fernandes)

Educação Inclusiva em alunos com surdez (Teresa Dias)

Políticas e medidas de inclusão social e educativa dos surdos em Portugal: Dos princípios às práticas!? (Joaquim Melro; Margarida César)

 

Painel D «Formação de professores para a mediação e promoção de diversidades» (Sala 113)

A diversidade – Oportunidade ou constrangimento no quotidiano dos professores (Andreia Araújo; Amélia Lopes)

A diversidade na e da escola: práticas, políticas e estratégias (Joana Alexandre; Sara Ramos)

Formaçao de professores em escolas em contextos socioeconomicamente desafiantes: a sua realidade diaria  (Irene Moreno-Medina)

Formação de professores no contexto da diversidade: estratégia inclusivas em oficinas de inclusão digital de idosos do lim/life – ueg – goiás – brasil (Yara Silva; Mylena Toschi)

 

Painel E «Competências profissionais no trabalho com a diversidade» (sala 114)

Reflexão sobre ética docente e diversidade na prática educacional (Jakeline Andrade; Inês Nascimento)

Desidentificações de Género: Expressões da Diversidade (Rita Grave; João Oliveira; Conceição Nogueira)

Entre o Humano e a Normatividade: Uma Analítica Queer Em Torno do (Não-) Binarismo de Género (Teresa Teixeira; Nuno Carneiro)

Desafiar quotidianos escolares, desenvolvendo competências docentes: estudo qualitativo em quatro países europeus (Eunice Macedo; Alexandra Carvalho; Sofia Santos; Flora Torres)

 

 

Sessão das 15:30 | 12 de Janeiro de 2018

Painel A «Políticas e medidas de inclusão social e educativa» (sala 111)

O/A Professor/a e os seus Sentidos e Relações na Inclusão de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial: Um Estudo de Caso em Três Agrupamentos da Área Metropolitana do Porto (Carla Ferreira; Ariana Cosme)

Atuação da escola na promoção da participação de todos como estratégia para a redução do fenómeno da exclusão social e para a criação de uma comunidade de aprendizagem (Eloisa Carvalho; Vera Pereira)

Inclusão escolar de alunos com transtornos do espectro autista no brasil na perceção de seus encarregados (Robson Celestino Prychodco; Zelia Bittencourt)

Educação, projetos sociais e juventudes: reflexões contemporâneas (Tansir dos Santos;  Natanael Reis Bomfim)

Painel A «Políticas e medidas de inclusão social e educativa» e B «Discriminação, xenofobia e racismo na escola: que possibilidades de intervenção?» (sala 112)

Discutindo as medidas de inclusão social e educativa de associações de imigrantes que trabalham com jovens com background migrante em Portugal (Carolina Jardim; Sofia Marques da Silva)

Perceções de comunidades escolares sobre Inclusão e desempenho de crianças e jovens imigrantes: desafios para uma reflexão alargada (Joana Alexandre; Rita Guerra; Ricardo Rodrigues; Cecília Aguiar; Margarida Carmona; João Barreiros; Rui Costa-Lopes)

Experiências de discriminação de jovens mulheres lésbicas em contexto escolar em Portugal (Liliana Rodrigues; Rita Grave; Sara Magalhães; Conceição Nogueira)

Avaliação e intervenção em problemas emocionais e comportamentais. Asperger e bullying - crianças com síndrome de asperger: vítimas preferenciais de bullying? (Helena Miranda Reis)

 

Painel C «Escola e interculturalidade: práticas e estratégias promissoras» (sala: 113)

A Tutoria Intercultural como uma estratégia de integração e de aprendizagem para crianças recém-chegadas ao 1º ciclo de escolaridade (Dilaila Botas; Darlinda Moreira)

Propostas de jovens para uma educação mais intercultural no horizonte da cidadania europeia (Sara Pinheiro; Eunice Macedo; Helena Costa Araújo)

A voz das crianças imigrantes: partilha de experiências em comunidade virtual entre crianças lusófonas na Europa: um estudo sobre suas vivências na escola e da interação com os professores. (Andrea Silva)

Praticando a Diversidade: das ações concretas ao entendimento cultural (Ricardo Cardoso; Darlinda Moreira)

Painel D «Formação de professores para a mediação e promoção de diversidades (Sala: 114)

Assessorias Pedagógicas Universitárias e o lugar da formação pedagógica docente na mudança de paradigma do ensino superior: do ensino à aprendizagem (Amanda Xavier; Carlinda Leite; Maria Azevedo)

Modelo de formação inicial de professores. Currículo, Angola. ISCED. Perceções de professores (Maria Helena Canhici; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes)

Formação de profissionais para a diversidade em Portugal: contributo para pensar a formação inicial de profissionais de contextos educativos (Daniela Silva; Sofia Marques da Silva)

Qualidade e diversidade: uma análise focada nos planos curriculares de Formação de Professores em Portugal (Rita Leal; Carlinda Leite)

 

Painel E «Competências profissionais no trabalho com a diversidade» (sala 117)

Teatro de fantoches e transdisciplinaridade em goiás - brasil: práticas pedagógicas inovadoras (Jullyana Batista; Yara Silva)

DIVER-TENCIAS “COMPETENCIAS DIVERSAS”. El cuento como recurso para la adquisicón de competências (Emilio Moya; Mª Asunción Romero López; Vanesa Mª Gámiz Sánchez)

Brinquedo adaptado: um recurso para a comunicação aumentativa e alternativa (Susana Sousa; Evelyn Santos)

A Educação Bilingue numa EREBAS: Diversidade Cultural e Acesso ao Currículo (Kamilla Pedroso; Orquídea Coelho)