A diversidade como oportunidade. Que saberes e recursos profissionais?
  • SOBRE
  • ORGANIZAÇÃO E PARCERIAS
  • DATAS IMPORTANTES
  • WORKSHOPS
  • COMUNICAÇÕES LIVRES
  • SUBMISSÃO DE TRABALHOS
  • INSCRIÇÃO
  • CONFERENCISTAS
  • PROGRAMA
  • LOCAL E CONTACTOS

Workshops


1. Intervir com e na diversidade em contexto escolar: Que estratégias e recursos?
(Preciosa Fernandes e Francisca Costa)

Este workshop, que surge no âmbito do projeto Xeno Tolerance, tem como objetivo debater e refletir a problemática da Diversidade, junto de professores e outros educadores que intervêm com jovens em situação de vulnerabilidade social e escolar, e que possam incorrer em percursos de marginalização e radicalização. Através do recurso a dinâmicas de grupo, pretende-se a partilha de saberes e de experiências, bem como a inventariação de estratégias e recursos considerados promissores para uma prática educativa atenta às diversidades (culturais, sociais, de género, sexualidade, religião, condições socioeconómicas, entre outras) e promotora da inclusão.


2. Práticas promissoras na inclusão de jovens vulneráveis: o lugar das artes
(Eunice Macedo e Fátima Pereira)

Este workshop, decorrente do projeto LINK, tem como objetivo identificar e debater práticas e estratégias que potenciem a inclusão educativa e social de jovens com percursos pautados pela vulnerabilidade e fragilidade social. Foca-se um contexto em Portugal mas também sob um olhar abrangente do contexto Europeu e Internacional. Será apresentado um pequeno vídeo ilustrativo de inclusão através das artes, como estímulo para discutir formas de inclusão destes jovens, e de combater o abandono escolar precoce e promover a justiça social e equidade.


3. Estratégias de desenvolvimento de competências no trabalho com Diversidades
(Sofia Marques da Silva e Daniela Silva)

Apresentação e debate em torno de estratégias e práticas que apoiam o desenvolvimento de competências de trabalho de profissionais de educação, na sua interação com públicos vistos como diferentes, nomeadamente os migrantes, minorias, refugiados/as. Procura-se, assim, debater e mostrar metodologias e abordagens prometedoras, nomeadamente traduzidas em formas de cooperação entre profissionais, tendo como exemplos as práticas de «study visits» e «peer-support», recolhidas em diferentes contextos europeus no âmbito do projeto NAOS.


4. Abordando a Diversidade com Jogos Sérios
(Lucinda Saldanha e Pedro Ferreira)

Neste workshop serão trabalhadas as dimensões educativas da utilização de jogos sérios e serão discutidas aplicações e implicações do uso dos mesmos em contextos formais e não formais de educação. Apoiada numa metodologia participativa, os/as participantes terão oportunidade de experimentar alguns jogos e a reflectir sobre as suas possíveis utilizações na aproximação de questões de diversidade.