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Programa Doutoral em Psicologia (PDP)

TEMAS E ORIENTADORES/COORIENTADORES

Temas PDP 2017
DOCENTES Temas
Abel Pires - Avaliação Psicológica:
- Teste de Rorschach (Sistema Integrativo), depressão, estilo evitativo.
Alexandra Oliveira - Trabalho sexual (prostituição, strip-tease, pornografia, web caming, ...);
- Sexualidades não-normativas (BDSM, swing, ...);
- Crime e prisão.
Ana Isabel Pinto - Envolvimento, participação e autorregulação em idade pré-escolar;
- Qualidade dos contextos e das interações;
- Questões de avaliação-intervenção em crianças com incapacidades.
Anne Marie Fontaine - Mudanças sociais e transição para a idade adulta:
- Resiliência, psicologia positiva e solidariedade intergeracional;
- Parentalidade e conjugalidade: na intersecção família-trabalho, nas orientações sexuais não normativas.
Carlos Gonçalves - Orientação e família;
- Formação e trabalho ao longo da vida: transições;
- Desenvolvimento vocacional e aprendizagem ao longo da vida.
Catarina Brandão - Liderança: desafios e processos;
- Vivências dos processos de Gestão e Avaliação do Desempenho;
- A gestão de relações pessoais e de trabalho e as redes sociais (e.g., Facebook).
Celina Manita - Violência e crime;
- Intervenção com vítimas e com agressores;
- Psicologia forense.
Conceição Nogueira - Género e psicologia feminista;
- Género e sexualidades.
Cristina Queirós - Stresse;
- Reabilitação;
- Catástrofe.
Félix Neto - Migrações;
- Relações interculturais;
- Diversidade cultural;
- Forças psicológicas: amor, espiritualidade, gratidão, perdão.
Fernando Barbosa - Neurociências Forenses;
- Neurociências Cognitivas e Afetivas.
Fernando Ferreira-Santos - Neurociências Afetivas e Sociais;
- Influência emocional na perceção e tomada de decisão;
- Modelos de Processamento Preditivo do funcionamento cerebral.
Filomena Jordão - Stresse ocupacional;
- Job design;
- Tomada de decisão.
Gabrielle Poeschl - Representações sociais da globalização, da corrupção e/ou da crise económica.
Inês Nascimento - Ética e Deontologia em Psicologia;
- Gestão do projeto de vida na adultez tardia (reforma, avosidade, viuvez, institucionalização,...);
- Desenvolvimento Vocacional na vida adulta Psicologia do Lazer.
Isabel Macedo Pinto - Qualidade em educação pré-escolar;
- Dimensões de qualidade pré-escolar e impacto no desenvolvimento das crianças;
- Promoção da competência matemática em contexto pré-escolar;
- Parentalidade e promoção do desenvolvimento.
Isabel Menezes - Psicologia política;
- Participação cívica e política.
João Marques-Teixeira - EEGq Fenótipos
- descrição, relevância e correlação com categorias nosológicas;
- Investigação dos mecanismos de ação neurofeedback.
José Marques - Identidade social;
- Relações inter- e intra-grupais, antecedentes e consequências do desvio nos grupos.
Joaquim Luís Coimbra - Desenvolvimento vocacional e aprendizagem ao longo da vida;
- Psicologia da arte;
- Psicologia crítica.
Liliana Cunha - Condições de trabalho e de emprego, e efeitos na saúde;
- Riscos do trabalho e doenças profissionais;
- Envelhecimento e percursos profissionais;
- Fronteiras do trabalho: inclusão e exclusão face ao paradigma de uma “sociedade móvel”;
- Trabalho, território e desenvolvimento local.
Luís Fernandes - Atores e territórios da marginalidade;
- O fenómeno droga equacionado nas transações indivíduo-ambiente;
- O impacto psicológico dos habitats conotados com o "urbano degradado";
- As "periferias desqualificadas";
- A "exclusão social".
Luisa Faria - Motivação, Competência e Desempenho;
- Inteligência Emocional.
Margarida R. Henriques - Clínica da adoção;
- Abordagem construtivista narrativa.
Maria Adelina Barbosa - Adoção e Desenvolvimento humano;
- Adversidade precoce;
- Acolhimento residencial.
Maria Emília Costa - Relações conjugais e familiares;
- Dor crónica;
- Infertilidade;
- Processos psicoterapêuticos.
Maria São Luís Castro - Linguagem;
- Música e emoção;
- Abordagem neurocognitiva.
Mariana Martins - Saúde Reprodutiva ao longo do ciclo de vida:
  a) transição para a parentalidade;
  b) perda gestacional e perda perinatal;
  c) promoção da saúde reprodutiva e prevenção da infertilidade;
  d) procriação medicamente assistida (pacientes, dadores, gestação de substituição);
  e) profissionais de saúde em equipas multidisciplinares;
- Estabilidade e dissolução conjugal:
  a) eventos normativos e crise - fatores de risco e protetores;
  b) transmissão de padrões intergeracionais;
  c) coping e apoio social como variáveis protetoras, moderadoras ou mediadoras dos processos;
  d) estratégias de resolução de conflitos.
Marianne Lacomblez - Análise do trabalho, formação e transformação do trabalho;
- Idade, saúde e experiência no trabalho;
- Género, trabalho e atividades;
- Sistemas locais de emprego e condições de trabalho.
Marina Guerra - Adaptação à doença; emoções, bem-estar e qualidade de vida;
- Variáveis preditivas da cessação tabágica.
Marina Serra Lemos - Motivação, aprendizagem, rendimento e bem-estar em contextos educativos, desportivos e de saúde;
- Objetivos motivacionais.
Marta Santos - Análise do trabalho e formação;
- Idade, saúde e trabalho;
- Género e trabalho.
Nuno Gaspar - Memória e atenção;
- Envelhecimento;
- Cognição e Emoção (ansiedade, depressão, informação de valência negativa).
Orlanda Cruz - Parentalidade e desenvolvimento da criança e adolescente;
- Família enquanto contexto de desenvolvimento;
- Intervenção na parentalidade;
- Competência social e emocional e aceitação pelos pares.
Paula Mena Matos - Vinculação e regulação emocional em jovens, adultos e idosos;
- Transições familiares e adaptação psicossocial;
- Conciliação trabalho-família;
- Relação psicoterapêutica e processos de mudança.
Patrício Costa - Comportamento Eleitoral;
- Marketing e Comunicação política;
- Líderes políticos e a personalização da política;
- Satisfação/experiência do consumidor.
Pedro Nobre - Saúde sexual (disfunções sexuais, satisfação sexual e bem-estar);
- Psicologia e sexualidade (aspetos psicológicos da saúde sexual)
- Saúde sexual, saúde mental, doença e envelhecimento;
- Agressão sexual Compulsividade sexual/hipersexualidade;
- Problemas sexuais em populações LGBT.
Raquel Barbosa - Desenvolvimento do adulto e do idoso;
- Corporeidade e imagem corporal;
- Vinculação no adulto e no idoso.
Rui Alves - Processos cognitivos e afetivos na escrita;
- Desenvolvimento da literacia e as suas perturbações.
Sandra Torres - Fatores de risco e de manutenção nas perturbações do comportamento alimentar (PCA) e na obesidade;
- Consequências psicossociais da insatisfação com a aparência física.
Selene Vicente - Neurociências Cognitivas;
- Avaliação e reabilitação neuropsicológica.
Susana Coimbra - Resiliência de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade;
- Solidariedade intergeracional de jovens e adultos.
Teresa Leal - Estudos sobre a qualidade de contextos educativos:
  a) do pré-escolar ao 3º ciclo;
  b) de acordo com múltiplas perspetivas (e.g.: perspetiva do investigador, da criança/aluno, do educador/professor, da família).
- Estudos sobre o desenvolvimento da linguagem e da literacia
  a) em contexto familiar e de jardim de infância;
  b) avaliação e intervenção.

Mobilidade

A qualidade da formação ao nível do 3.º ciclo depende significativamente da disponibilização de oportunidades de interação com uma diversidade de académicos e investigadores oriundos de diferentes modelos teóricos, tradições de investigação, universidades e países. Neste sentido, uma grande parte dos recursos disponíveis são alocados ao apoio destas atividades, articuladas com os centros de investigação da FPCEUP, envolvendo os investigadores/académicos visitantes.

Por outro lado, os estudantes do PDP são estimulados e apoiados a participar em eventos científicos nacionais e internacionais, a envolverem-se em redes de investigação, e a disseminarem a sua atividade de pesquisa.

Estruturas de apoio ao desenvolvimento de competências de investigação e docência

Para alcançar os objetivos do PDP-PRASI, a FPCEUP e o CPUP colaboram na promoção de um ambiente de investigação estimulante que desafia, apoia e insere os jovens investigadores na comunidade de investigação. Este ambiente de investigação inclui:
(a) a participação num seminário anual no qual os estudantes têm a oportunidade de discutir tópicos de investigação relevantes (e.g. linhas orientadoras, critérios de qualidade, orientações estratégicas, internacionalização, produção científica),
(b) a participação num ciclo de conferências com investigadores de topo nacionais e internacionais,
(c) o desenvolvimento de competências de ensino através da colaboração na supervisão de mestrandos e na formação de licenciados,
(d) a aprendizagem de competências de comunicação oral e escrita,
(e) a integração em equipas de investigação nas quais estão incluídos os projetos de investigação dos doutorandos,
(f) a oportunidade para contactar e estagiar em centros de investigação internacionais, e
(g) a garantia de apoio administrativo e pessoal por pessoal qualificado.

Contactos

Serviço de Pós-Graduações

Isabel Gomes
isabelgomes@fpce.up.pt


Direção do Curso

Félix Neto (Diretor)
fneto@fpce.up.pt

Orlanda Cruz (Subdiretora)
orlanda@fpce.up.pt