Como trabalhamos?

O JEDI recorre a diferentes metodologias de trabalho, considerando por um lado o seu funcionamento entre os membros do próprio grupo e, por outro, tendo em conta a sua articulação com o CIIE-FPCEUP e/ou com outros grupos de investigação da FPCEUP ou de outras Faculdades e Universidades do país e da Europa. Comum às diferentes metodologias de trabalho é a participação ativa de todos os membros do grupo com coordenação da Professora responsável.

Os seus métodos de trabalho organizam-se em três eixos principais: i) research community of practice; ii) writing community of practice; iii) trabalho em rede. Estes métodos de trabalho estão em interação entre si e influenciam-se reciprocamente.

Research Community of Practice

A research community of practice integra os membros e pessoas colaboradoras do JEDI. Enquanto grupo aberto, esta comunidade de investigação é ainda recetiva à integração de outros/as estudantes de mestrado, doutoramento e investigadores/as no domínio das juventudes e educação que pretendam participar com regularidade nos seus trabalhos. Os estudantes de licenciatura em situação de estágio de iniciação à investigação (EII) do CIIE-FPCEUP são também integrados/as nesta comunidade.

Esta comunidade de investigação reúne com uma frequência mensal. Nestas reuniões, são apresentados e discutidos os trabalhos de investigação em curso nas diferentes fases (enquadramento concetual, recolha de dados, análise de dados, discussão) bem como são debatidas questões contemporâneas das Ciências da Educação, numa lógica participada e de colaboração entre todos os membros.

Objetivos:

  1. Criar oportunidades para discussão e melhoria dos projetos de investigação em curso;
  2. Potenciar o envolvimento de jovens investigadores/as;
  3. Potenciar o posicionamento crítico em relação às etapas do processo de pesquisa;
  4. Promover o trabalho em rede na partilha de boas práticas em investigação com jovens (peer learning);
  5. Promover a realização de atividades de pares pedagógicos;
  6. Desenvolver competências de trabalho em equipa e colaborativo;
  7. Divulgar e disseminar projetos de investigação e intervenção no domínio das juventudes e educação.

Writing Community of Practice

A writing community of practice constitui uma estratégia em prol do desenvolvimento de competências de escrita científica. Esta comunidade de escrita é composta por todos os membros da comunidade de investigação (research community of practice) que estejam envolvidos em processos de produção escrita: artigos científicos, capítulos de livros, papers para conferências, dissertações ou teses.

Esta comunidade de escrita reúne com uma periodicidade mensal. Nestas reuniões, são discutidos os trabalhos produzidos e é reservado tempo para o processo de escrita científica propriamente dito, nas suas diferentes etapas (escrita do abstract, introdução, metodologia, discussão, referências), para além da seleção de revistas para publicação.

Objetivos:

  1. Envolver os/as jovens investigadores/as em processos de produção de escrita científica;
  2. Sinalizar a importância da publicação científica como forma de disseminação;
  3. Realizar atividades de peer review;
  4. Produzir documentos escritos na área temática das juventudes e educação, inclusive em coautoria.