Projectos Financiados, Dimensão Nacional

“Grow Up in Border Regions in Portugal: Young People, Educational Pathways and Agendas” (GROW:UP)

Financiamento: Ref.ª PTDC/CED-DG/29943/2017 – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020) do PORTUGAL 2020, e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT).

Descrição: O projeto GROW:UP propõe investigar em contextos de fronteira as influências mútuas de fatores individuais, contextuais/institucionais e sistémicos nas biografias jovens e analisar de que modo as comunidades estão proactivamente a contrariar desigualdades, fomentando o investimento em percursos positivos. O projeto ancora-se numa abordagem compreensiva sustentada nos contributos teóricos da Sociologia da Educação, Estudos Juvenis, Estudos de Fronteira e Análise de Redes. 

Equipa: FPCEUP (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave), APCER (Associação Portuguesa de Certificação) e IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).

Email de contacto: email grow.up@fpce.up.pt
Mais informações: link

“Iniciativa Nacional em Competências Digitias E.2030”

Iniciativa do XXI Governo - “Iniciativa Nacional em Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”.

Descrição: Esta iniciativa constitui uma ação integrada, no âmbito das políticas públicas, que se foca no reforço de competências digitais em Portugal. Nesta iniciativa estão concentrados 5 eixos de intervenção: inclusão, educação, qualificação, especialização e investigação. Sofia Marques da Silva é coordenadora do Eixo 1 (Inclusão) e coordenadora da iniciativa geral do INCoDe juntamente com Pedro Guedes de Oliveira e Nuno Feixa Rodrigues.

Mais informações: INCoDe2030

Projectos Financiados, Dimensão Internacional

“#IBelong – Towards a sense of Belonging in an Inclusive Learning Enviroment”

Financiamento: ERASMUS +; KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices; Strategic Partnerships - Strategic Partnerships for Higher Education.

Descrição: Perante a diversidade cultural e étnica dos estudantes do Ensino Superior e os desafios que a equidade de oportunidades e resultados acarreta , os objetivos específicos deste projeto são: i) promover uma maior consciência na equipa e no corpo docente das instituições de Ensino Superior para um envolvimento efetivo no trabalho com a diversidade de alunos com quem interagem; ii) desenvolver, junto da equipa do Ensino Superior, a capacidade para entender e valorizar a diversidade (cultural / étnica) e o sentimento de pertença, assim como para desenhar e disponibilizar uma aprendizagem que seja inclusiva; iii) desenvolver um conjunto de intervenções culturalmente sensíveis, que podem ser adaptadas a vários contextos, com impacto positivos nas necessidades do Ensino Superior em termos de diversidade, sentimento de pertencimento, inclusão, retenção e sucesso; iv) apresentar evidências e exemplos de intervenções para as instituições do Ensino Superior desenvolverem suas próprias políticas e práticas para melhorar o sentimento de pertença dos estudantes; v) colaborar e partilhar práticas com redes da União Europeia e globais que se caracterizem por ter conhecimentos, competências e competências relevantes no campo da diversidade no Ensino Superior.

Equipa: Erasmus Universiteit Rotterdam, NL; Edge Hill University, UK; Universidade do Porto, PT; Knowledge Innovation Centre, Malta; Universitaet Osnabrueck, DE.

Email de contacto da Equipa Portuguesa: email
Mais informações: link

“SIRIUS - Policy Network on Migrant Education”

Descrição: A SIRIUS é uma Rede Política Europeia que reúne os principais intervenientes nas temáticas da migração e educação em toda a Europa, incluindo decisores/as políticos, investigadores/as, profissionais e representantes de comunidades migrantes, em prol da transferência de conhecimentos e influência de políticas no âmbito da igualdade de oportunidades na educação de crianças e jovens com antecedentes migrantes.

Equipa Portuguesa: FPCEUP (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), ACM (Alto Comissariado para as Migrações).

Email de contacto da Equipa Portuguesa: email
Mais informações: sirius

Projectos de Investigação: Doutoramentos

Alexandra Oliveira Doroftei | "Acho que este curso vai-me abrir as portas para um futuro bom para mim". Quesitos em torno do ensino profissional em Portugal: Cursos de Aprendizagem e Justiça Social (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva e Helena Costa Araújo)

Palavras-chave: Cursos de Aprendizagem; Justiça Social; Igualdade; Ensino Profissional; Reconhecimento Social; Abandono Precoce de Educação e Formação; Acesso ao Ensino Superior.

Objetivo de investigação: Perceber se os Cursos de Aprendizagem constituem uma alternativa justa e igualitária ao sistema de ensino regular, no que respeita à possibilidade de prosseguimento de estudos para o ensino superior, e aos seus efeitos no combate ao abandono escolar.

Ana I. Azevedo | Transformações, desafios e impactos da Indústria 4.0: novos modelos pedagógicos de educação e formação (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva e João Caramelo).

Palavras-chave: Indústria 4.0; Formação Profissional; Formação de Formadores; Tecnologia; Competências Digitais.

Objetivo de investigação: Compreender os impactos das mudanças tecnológicas mais recentes na prática pedagógica dos formadores e identificar as competências necessárias para fazer face a esta mudança tecnológica.

Ana Milheiro Silva | Abordagens de resiliência em escolas de fronteira: perspetivas de jovens para compreender a construção dos seus percursos educativos (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva)

Palavras-chave: Percursos educativos de jovens; Escolas resilientes; Culturas escolares; Regiões de fronteira; Justiça social e educação.

Objetivo de investigação: Compreender o modo como abordagens de resiliência em escolas de fronteira estão/podem promover oportunidades na construção dos percursos educativos juvenis.

Carla Cardoso | Participação em grupos de jovens católicos: vivências, trajetórias de processos de formação (em desenvolvimento; orientação de Teresa Medina e Sofia Marques da Silva)

Palavras-chave: Juventudes; Socialização; Religião.

Objetivo de investigação: Produzir conhecimento sobre culturas juvenis e organizacionais na sua relação com as experiências educativas nos grupos de jovens católicos.

Carolina Jardim | Culturas de participação de jovens com background migrante em Portugal (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva)

Palavras-chave: Participação cívica; Associativismo; Imigração; jovens migrantes.

Objetivo geral - Compreender as culturas de participação associativa de jovens com background migrante e as suas repercussões nos sentidos de pertença e no engagement escolar.

Daniela Silva | A construção colaborativa de competências interculturais: um estudo sobre práticas desenvolvidas entre jovens e profissionais em contextos educativos (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva)

Palavras-chave: Educação intercultural, competências interculturais, práticas interculturais.

Objetivo de investigação: compreender o modo como se podem desenvolver competências interculturais de profissionais e jovens que podem ser construídas a partir da interação em contextos de diversidade étnica e cultural nas escolas e territórios onde se integram.

Lucinda Saldanha | Educação Política e Comunidades de Videojogos: Contextos de criação e de participação (em desenvolvimento; orientação de Pedro Ferreira e Sofia Marques da Silva)

Palavras-chave: Educação Política; Videojogos e educação; Videojogos políticos; Comunidades de videojogos.

Objetivo de investigação: Explorar e conhecer as comunidades de videojogos, como contextos de criação e participação, e como oportunidades para a concretização de uma educação política.

Nicolas Martins | Jovens, Culturas de Escola e Apropriação Territorial da Educação para a Cidadania (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva)

Palavras-chave: Educação para a Cidadania; Diversidade; Cidadanias; Comunidade Educativa.

Objetivo de investigação: Estudar culturas escolares de apropriação de Educação Para a Cidadania, investigando quer as expectativas e propostas de estudantes e outros atores educativos sobre EpC, quer como avaliam aquela medida nas respostas aos desafios colocados por diferenças, diversidade e desigualdade.

Sara Pinho | Jovens surdos: o papel do movimento associativo na construção de cidadania (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva e Orquídea Coelho).

Palavras-chave: Jovens Surdos/as, estudos surdos, movimento associativo, participação - cidadania.

Objetivo de investigação: Conhecer e analisar processos de construção de cidadania e formas emergentes de participação protagonizadas por jovens surdos/as dentro do movimento associativo.

Projectos de Investigação/Intervenção: Projectos de Estágio e Mestrados

Mafalda Silva | Experiência de estágio no contexto da Iniciativa INCoDe.2030, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo eixo 1, o da Inclusão (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva)

Palavras-chave: Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Local, Inclusão/exclusão digital, Políticas nacionais e locais.

Objetivo: Acompanhar as ações e atividades relacionadas com a coordenação do Eixo 1 Inclusão da Iniciativa INCode.2030 e a nível local o apoiar ações e atividades relacionadas com os projetos das Comunidades Criativas para a Inclusão Digital.