Quais os nossos interesses?

O JEDI foca-se no estudo de problemáticas no âmbito das juventudes, educação, diversidades, competências digitais e inovação educativa, sendo as preocupações com as juventudes transversais a todos os trabalhos. Este grupo de estudos organiza os seus projetos de investigação e intervenção em torno de eixos temáticos específicos: i) relação de jovens com a escola; ii) culturas, identidades e diversidades; iii) crianças e jovens em risco (e família); iv) saúde e desporto; v) competências digitais e inovação. O seu estudo implica a mobilização de conceitos diversos, nomeadamente transições, projetos e percursos juvenis, culturas juvenis, participação, autonomia, mobilidade, empowerment, engagement, resiliência, precariedade e risco, violência e homofobia, saúde, segurança e bem-estar, trabalho em rede, abandono e absentismo escolar, interculturalidade, competências profissionais, competências digitais, tecnologia educativa, educação e desporto e educação para a saúde. Estes conceitos centrais são mobilizados nos diferentes projetos de investigação/intervenção e permitem-nos responder a problemas sociais e científicos emergentes no campo das juventudes e da educação.

A invisibilidade de dimensões das juventudes na literatura em ciências sociais e humanas na contemporaneidade, paralelamente ao reconhecimento da existência de problemas sociais como desigualdades, precariedade, risco, abandono e insucesso escolar, discriminação/homofobia e a necessidade de conciliação de mundos, conduzem os nossos estudos para contextos diversos. Para desenvolver estes projetos, recorremos ainda a diferentes técnicas de recolha e de análise de dados que se ajustam ao objeto e ao contexto.

Simultaneamente, e tendo em conta os atuais contextos nacionais e europeus, onde cada vez mais as competências digitais são necessárias para a vida pessoal e profissional, dedicamo-nos também a investigar questões ligadas a esta temática e à literacia digital da população jovem e adulta. 

Paralelamente às preocupações com questões relacionadas com as juventudes e as competências digitais, o JEDI ocupa-se da reflexão e debate em torno de questões epistemológicas e metodológicas basilares às Ciências da Educação.