página do facebook página inicial do congresso english version página do facebook página inicial do congresso english version página do facebook página inicial do congresso english version página do facebook página inicial do congresso english version página do facebook página inicial do congresso english version página do facebook página inicial do congresso english version
  • APRESENTAÇÃO
  • ESTRUTURA
  • TEMAS
  • SUBMISSÃO DE TRABALHOS
  • CONFERENCISTAS
  • DATAS IMPORTANTES
  • INSCRIÇÃO
  • PROGRAMA
  • COMISSÕES
  • APOIOS E PARCEIROS
  • AÇÃO DE FORMAÇÃO
  • E-BOOK
  • LOCAL E CONTACTOS

Estrutura


Objetivos

O Congresso visa:

– Partilhar e debater os resultados mais recentes da investigação científica sobre a profissão docente.
– Promover a reflexão em torno das necessidades, representações e expetativas dos educadores/as e professores/as.
– Desenvolver a capacidade reflexiva dos professores em exercício e dos futuros professores necessária ao desenvolvimento de uma atitude mais científica da profissão.
– Aprofundar a reflexão socio-histórica sobre a construção plural da identidade epistemológica, cultural e profissional docente.
– Densificar o conhecimento de educadores/as e professores/as sobre temas e problemas educativos contemporâneos que exigem abordagens mais estruturadas e complexas.
– Projetar as linhas de força do futuro da profissão docente.


Público-alvo

– Educadores/as da educação pré-escolar e professores/as de todos os níveis de ensino e grupos de recrutamento docente.
– Investigadores da área de conhecimento em educação.
– Estudantes de cursos de graduação e pós-graduação de formação de professores e de investigação educacional.
– Público interessado na profissão docente (estudantes do ensino não-superior, pais e encarregados de educação, produtores de recursos educativos, entre outros).


Estrutura

O Congresso, para além das sessões de abertura e encerramento, organiza-se em torno de conferências plenárias, mesas-redondas, comunicações, posters e, simultaneamente, de uma ação de formação (consultar Ação de Formação).

As conferências plenárias serão asseguradas pelos professores e investigadores António Nóvoa (U. Lisboa), José Alberto Correia (U. Porto), Luiza Cortesão (U. Porto) e Rebecca Rogers (U. Paris V - Descartes).

As mesas-redondas contarão com a participação de professores e investigadores que analisarão três assuntos em foco no congresso: o presente e o futuro da profissão docente; o legado científico, intelectual, humanista, pedagógico e cívico de Óscar Lopes; a releitura plural e diacrónica do impacto da obra Le temps des professeurs de António Nóvoa no campo do conhecimento educacional.