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Temas


As comunicações e posters serão distribuídos por sessões paralelas e terão por referência os quatro seguintes eixos temáticos.


1. História(s), cultura(s) e identidade(s) profissional(ais)

Temas referentes a abordagens institucionais (ligadas à formação graduada e pós-graduada de professores), coletivas (organizações nacionais e/ou internacionais de professores) ou individuais (histórias de vida), de culturas epistemológico-metodológicas, simbólicas e materiais (instrumentos de trabalho), entre outras, relacionados com as diferentes modalidades, níveis e áreas do conhecimento escolar, constituem o pano de fundo do presente eixo que visa mapear os processos plurais de construção socio-histórica e identificação (individual e coletiva) com a profissão docente.


2. Formação, avaliação e desenvolvimento profissional

Este eixo visa recobrir os temas relacionados ou convergentes com o arco de desenvolvimento profissional, desde os cursos de formação inicial, em serviço ou exercício, contínua, especializada até aos de pós-graduação doutoral, com o(s) quadro(s) teóricos e/ou institucionais da avaliação de desempenho docente e com o reconhecimento e retribuição profissionais, por um lado, e a qualificação do desempenho das aprendizagens, do currículo e do sistema educativo, por outro. Torna-se, igualmente, relevante enfatizar modelos e práticas de formação de professores em contextos de marginalização e fragilidade educativa e social, em particular nos atuais contextos de crises prolongadas e de conflito no mundo onde o papel de tantos professores/as e outros agentes educativos tem sido crucial para educar para a paz e para a reconciliação.


3. Curricula, inovação, contextos, práticas e ambientes de ensino-aprendizagem

O currículo nas suas diferentes tipologias (normativa, real, explícita, oculta, entre outras), componentes (objetivos/competências, conteúdos, métodos, recursos e avaliação) e níveis de decisão, desenvolvimento e gestão (política, técnica e contextualizada – escolar, departamental, grupal, de turma e individual), o espaço híbrido da sua articulação com as didáticas e tecnologias educativas, por um lado, e os ambientes e praxis do processo de ensino-aprendizagem, por outro, estruturam o presente eixo temático e visam ancorar o estudo de soluções (a um tempo, didáticas, tecnológicas, curriculares e socioeducativas) inovadoras e eficientes, sempre procuradas e invocadas nos diferentes discursos sore educação.


4. Políticas educativas, organização escolar e profissionalidade docente

O campo da ação docente encontra-se parametrizado e alocado numa rede policéfala de decisões educativas de escalas diferenciadas (internacional, nacional, intersectorial, regional, local, entre outras) que importa aclarar, analisar e debater. O presente eixo temático visa destacar a dimensão pública das políticas de educação, a sua relação com a manutenção de uma morfologia escolar que se inscreve na longa duração, a persistência de territórios institucionais (entenda-se, organizações escolares) com vincados objetivos e desdobramentos técnico-pedagógicos que influenciam a atividade docente, e vice-versa. Esta ação deve, assim, ser perspetivada segundo modelos top-down, bottom-up e/ou reticulares de implementação de políticas publicas de educação a diversas escalas. Refletem-se também os desafios dos professores no contexto do Sul Global, a sua condição humana e o seu papel imprescindível na nova Agenda do Desenvolvimento 2030 em tempos de globalização.