“Parceria entre a Universidade do Porto e a Universidade do Minho”

cabecalho
A EQUIPA
Ana Mouraz

Ana Mouraz (PI)

Ana Mouraz é Doutorada em Ciências da Educação - Filosofia da Educação – Universidade de Coimbra e Mestre em Ciências da Educação – Universidade de Coimbra. É investigadora integrada Centro de Investigação e Intervenção Educativas- CIIE da FPCEUP. Seus interesses de investigação incluem Estudos curriculares; Pedagogia no ensino superior; Avaliação institucional; Avaliação das aprendizagens; Formação de professores.

Amélia Lopes

Amélia Lopes (Co-PI)

Amélia Lopes é Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. investigadora integrada do Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE da FPCEUP. Os seus interesses de investigação incluem os temas Educação e Democracia; Profissões e Profissão Docente; Identidades, comunicação e conhecimento profissional em Educação e Saúde; Formação inicial e contínua de professores; Avaliação da formação; Escolas, criatividade e lideranças; Escolas, Comunicação e Saúde; Ensino Superior e desafios às identidades académicas.

Fátima Pereira

Fátima Pereira

Fátima Pereira é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. É investigadora integrada no Centro de Investigação e Intervenção Educativas-CIIE da FPCEUP. Seus interesses de investigação incluem Formação de professores; Educação escolar da infância; Política educativa, Ética e justiça em educação pública e mediação socioeducativa.

Angélica Monteiro

Angélica Monteiro

Angélica Monteiro é Doutorada em Ciências da Educação e Mestre em Educação Multimédia pela Universidade do Porto. Atualmente é investigadora integrada no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. As suas áreas alargadas de interesse incluem Tecnologias Digitais, e-Learning, b-Learning, Inclusão Digital, Pedagogia e Ensino superior.

Ana Cristina Torres

Ana Cristina Torres

Ana Cristina Torres é Doutorada em Didática e Formação, ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular e especialidade de Didática das Ciências, pelo Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. É investigadora integrada no Centro de Investigação e Intervenção Educativas- CIIE da FPCEUP. Seus interesses de investigação incluem Vozes de estudantes sobre o currículo e a escola; Currículo e aprendizagem; Formação e desenvolvimento profissional de professores; Educação em Ciências, cidadania e literacia científica.

Fernando Ferreira-Santos

Fernando Ferreira-Santos

Fernando Ferreira-Santos é Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto desde 2015, onde integra o Laboratório de Neuropsicofisiologia. Doutorou-se em Psicologia em 2013 pela Universidade do Porto, tendo desenvolvido dois anos de investigação (2010-2012) na University College London (UCL). É autor de 27 artigos científicos em revistas internacionais com revisão de pares na área da Psicologia e Neurociências Cognitivas, Afetivas e Sociais. Tem 10 anos de experiência de investigação laboratorial, tendo sido investigador em 11 projetos financiados em concurso competitivo (FCT, Fundação BIAL), 2 dos quais como Investigador Principal. É Editor Associado da revista Psicologia: Reflexão e Crítica e Secretário da Direção da European Society for Cognitive and Affective Neuroscience. O foco da sua investigação consiste numa abordagem neurocientífica à perceção de emoções ao longo do desenvolvimento e a relação entre emoções e o comportamento social, em particular com recurso a medidas eletroencefalográficas (EEG) da atividade cerebral.

Leanete Thomas Dotta

Leanete Thomas Dotta

Leanete Thomas Dotta é Doutorada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. É investigadora integrada no Centro de Investigação e Intervenção Educativas- CIIE da FPCEUP. Seus interesses de investigação incluem Formação de professores; Formadores de professores; Ensino superior; Identidades profissionais; Estudantes; Estudantes Adultos Não-Tradicionais; Investigação Narrativa; Ensino à distância.

José Carlos Morgado

José Carlos Morgado

José Carlos Morgado é Doutor em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho, Portugal. É Professor Associado e Investigador Integrado no Centro de Investigação em Educação - CIEd do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação envolvem as seguintes áreas: Estudos Curriculares, Políticas Educativas e Curriculares, Formação de Professores, Ensino Superior e Avaliação.

José Alberto Lencastre

José Alberto Lencastre

José Alberto Lencastre é doutorado em Educação, especialização em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho, Portugal. É professor de Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigador integrado no CIEd - Centro de Investigação em Educação - da mesma universidade. Os seus interesses de ensino incluem a compreensão das oportunidades para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem através da tecnologia. José tem desenvolvido atividades de ensino e supervisão em Mestrados e Programas de Doutoramento explorando práticas pedagógicas inovadoras usando tecnologia: blended learning, flipped learning, gamification, game-based learning, digital storytelling. Os interesses de investigação incluem pesquisa sobre Design-based research, Online learning, Technology-enhanced learning e Avaliação da usabilidade. José é autor ou coautor de mais de 150 artigos peer-reviewed sobre integração de tecnologia na educação (presencial ou online).

Marco Bento

Marco Bento

Marco Bento é Licenciado em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pela ESE de Coimbra. Tem uma Pós-graduação em TIC e um Mestrado em TIC, na especialização de Comunicação Multimédia, em 2013. Ganhou uma Bolsa de Mérito Académico pelo seu percurso no Ensino Superior, em 2015. Faz parte de duas redes internacionais, COST- Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY) e da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa. Atualmente é investigador e Doutorando no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, com uma bolsa de investigação atribuída pela FCT no Programa de Doutoral Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (TEL-SC). É também co-investigador nos seguintes projetos: Projeto Internacional Bringing Life Into the Classroom, projeto de inovação pedagógica com a utilização de dispositivos móveis na educação; Projeto Internacional Games2Learn & Gamification2Engage, projeto que pretende trabalhar a aprendizagem através do jogo e o fenómeno da gamificação no processo educativo; 

As suas áreas de Interesse são: Educational Technology, Mobile-Learning, Game-Based Learning, Gamification, Flipped Learning, Ambientes de Inovação Pedagógica and New Learning Spaces.

Thiago Freires

Thiago Freires

Thiago Freires é Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde está a finalizar o seu doutoramento na mesma área. Licenciado em Línguas (Português / Inglês) pela Universidade de São Paulo, atuou como professor de inglês no ensino secundário e institutos de línguas no Brasil. É especialista em educação pré-escolar pelo Abbey College (Dublin, República da Irlanda) e, desde 2013, esteve envolvido em diferentes projetos de investigação junto ao Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP. Seus interesses de investigação incluem as seguintes áreas: trajetórias educativas; educação em contextos periféricos; envolvimento parental e familiar na educação escolar; relação educativa; e formação de professores.

logotipo fpceup logotipo ciie logotipo fct logotipo compete 2020 logotipo portugal 2020 logotipo UE logotipo cied logotipo uminho
COPYRIGHT 2018 © FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO